quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Eis o tempo de conversão!

Queridos irmãos e irmãs, estamos na Quaresma. Tempo de preparação para celebrarmos a Páscoa de Nosso Senhor Jesus Cristo, e assim desta forma viver como um “ressuscitado” no mundo, tendo em vista a nossa Páscoa definitiva.
Somos convidados por Deus a nos convertemos ao Santo Evangelho, procurando agradá-Lo com verdadeiros frutos de conversão. Não é algo tão fácil. Precisamos contar com a Sua Graça e também fazer todo esforço possível para voltarmos ao Senhor, e crescermos em santidade.
Neste período quaresmal, a Igreja no Brasil realiza a Campanha da Fraternidade com um tema especifico para vivermos como verdadeiros cristãos no meio da sociedade. O tema deste ano é: “Fraternidade e Saúde Pública”, e o lema: “Que a saúde se difunda sobre a terra” (Eclo 38,8).
Precisamos como cristãos católicos, denunciar todos os desmandes e abusos dos gestores públicos, e de profissionais da saúde em relação ao serviço da saúde pública no Brasil. E anunciar que é possível que esta assistência pública pode ser mais abrangente, e de qualidade se formos verdadeiramente fraternos.  Desta forma testemunharemos a Fé em Cristo Jesus que veio ao mundo para que todos tenham vida plena.
Cada um aproveite bem este tempo intenso de oração e fraternidade; buscando assim uma verdadeira renovação de vida.  Que a Mãe de Jesus interceda por nós neste tempo favorável de salvação.

Deus abençoe a todos! Uma feliz caminhada quaresmal!
  
Pe. José André CDMD

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Grupo de Oração Kairós retorna suas atividades nesta terça-feira

É com grande alegria que após dois meses de recesso, o Grupo de Oração Kairós da (RCC) Renovação Carismática Católica, retorna suas atividades de evangelização direta com a juventude e comunidade através dos encontros de oração.

A programação do nosso encontro de todas as terças a partir de agora, também vem com novidades. Estamos preparando algumas inovações com a finalidade de levar os participantes do grupo a ter uma intimidade cada vez maior com Jesus, através do Espírito Santo e com Maria, nossa intercessora.

Neste mês de fevereiro, estamos retornando nossos encontros na Igreja Matriz de São Sebastião, que por tantos anos nos acolhe, fazendo valer a máxima “o bom filho à casa torna”.

Por ser um grupo de oração misto, estamos convidado as pessoas de todas as idades a participarem do nosso momento de intimidade com Cristo: jovens, crianças, adultos, famílias, idosos. Todos são bem vindos à nossa família. Venha você também participar.

DÊ APENAS UMA CHANCE PARA O SENHOR ENTRAR NA SUA VIDA,
 DEPOIS DISSO VOCÊ NÃO VAI MAIS QUERER SAIR DE PERTO DELE.
TODA TERÇA-FEIRA, 19h30min, NA IGREJA MATRIZ DE SÃO SEBATIÃO.
VENHA E TRAGA TODA A SUA FAMÍLIA.


Pascom
Com Grupo de Oração Kairós (RCC) 

Dom Lucena anuncia nomeações e alterações no clero Diocesano.

Após reunião com o Conselho Presbiteral, ocorrida durante toda a manhã de ontem (27), o Bispo Diocesano Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena divulgou ainda há pouco, com exclusividade para a Rádio Integração do Brejo, durante o Programa "Aqui Responde", apresentado por Inara Neves, as nomeações e mudanças no clero da Diocese de Guarabira.



Veja abaixo as alterações

 NOMEAÇÕES

  •  O Revmo. Pe. José Fabiano de Araújo, ordenado no dia 21.01.2012, nomeado para o ofício de Administrador Paroquial, da Área Pastoral N. Sra. do Perpetuo Socorro, em Casserengue, sucedendo o Pe. Fábio Rodrigo Cherobim, CRL.
  • O Revmo.Pe. Uelvo Geraldo Miguel Fernandes, ordenado no dia 21.01.2012, nomeado para o ofício de Vigário Paroquial, da Paróquia N. Sra. da Boa Viagem, em Alagoa Grande.
  • O Revmo.Pe. Joaderson Martinho de Lira, ordenado no dia 21.01.2012, nomeado para o ofício de Administrador Paroquial, da Área Pastoral São Sebastião, em Pilõezinhos, sucedendo o Pe. Antônio Lins de Oliveira.
  • O Revmo.Pe. José Renato Ferreira de Oliveira, ordenado no dia 21.01.2012, nomeado para o ofício de Vigário Paroquial, da Paróquia N. Sra. do Patrocínio, de Remígio.
  •  O Revmo. Pe. José Ednaldo Ribeiro da Rocha, transferido do ofício de Administrador Paroquial, da Paróquia N. Sra. da Conceição, em Alagoinha, para o ofício de Administrador Paroquial, da Paróquia N. Sra. do Patrocínio, em Remígio.
  •  O Revmo. Pe. Severino Marques de Farias, transferido do ofício de Administrador Paroquial, da Paróquia N. Sra. do Patrocínio, em Remígio, para o ofício de Administrador Paroquial, da Paróquia N. Sra. da Conceição, em Alagoinha.
  •  O Revmo. Pe. Antônio Lins de Oliveira, transferido do ofício de Administrador Paroquial, em Pilõezinhos, para o ofício de Vigário Paroquial, da Paróquia N. Sra. da Boa Viagem, em Alagoa Grande.
  •  O Revmo. Pe. Paulino Nunes da Cruz, continuará no Santuário Sagrada Família, do Cruzeiro de Roma e Vigário Paroquial da Área Pastoral N. Sra. do Carmo, de Borborema.
  • O Revmo. Mons. José Nicodemos Rodrigues de Sousa, nomeado para o ofício de Coordenador da Região Pastoral A. Grande, 2012-2013.
  •  O Revmo. Pe. João Batista da Silva Firmo, nomeado para o ofício de Coordenador da Região Pastoral Araruna, 2012 e 2013.
  •  O Revmo. Pe. João Bosco Francisco do Nascimento, nomeado para o ofício de Coordenador da Região Pastoral Guarabira, 2012 e 2013.
  • O Revmo. Pe. Germano Alves Florêncio, nomeado para o ofício de Coordenador da Região Pastoral Pirpirituba.
  •  O Revmo. Pe. José Antônio Justino, nomeado para o ofício de Coordenador da Região Pastoral Areia.
  • O Seminarista Edijael Souza Alves, transferido, da Paróquia N. Sra. do Patrocínio, em Remígio, para continuar o estágio pastoral, a partir do dia 01 de março de 2012, na Paróquia de Sant´Ana, em Tacima.

Guarabira, 28 de fevereiro de 2012


                                   Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena
                                       Bispo Diocesano de Guarabira

Fonte:http://diocesedeguarabira.blogspot.com/

sábado, 25 de fevereiro de 2012

PARÓQUIA DE SÃO SEBASTIÃO REALIZA ASSEMBLEIA PAROQUIAL

Hoje, dia 25 de fevereiro, a Paróquia de São Sebastião realizou sua Assembleia Paroquial, que iniciou-se por volta das 8h no Salão Paroquial João Paulo II. Inicialmente fomos iluminados pela palavra de Deus, tão bem conduzida pelo nosso Pároco Mosenhor José André, que em seguida expôs o II Plano Diocesano de Pastoral 2012-2015, que tem como tema: Partir de Cristo para missão, suscitando Vida em Comunidade. A assembleia também teve o objetivo de planejar o calendário anual das atividades paroquiais e discutir o tema da Campanha da Fraternidade de 2012 : Fraternidade e saúde pública.
Durante todo o dia os coordenadores de grupos, movimentos e pastorais estiveram reunidos como comunidade,vivenciando sua fé e contribuindo para evangelização de nossa Paróquia.


PASCOM

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Lançada oficialmente a Campanha da Fraternidade 2012, na Diocese de Guarabira

Tema: "Fraternidade e saúde pública"
Lema: "Que a saúde se difunda sobre a terra!" (Cf. Eclo, 38,8)

Foi lançada oficialmente nesta quarta-feira, 22, pelo Bispo diocesano, Dom Lucena, a Campanha da Fraternidade 2012 por toda a Diocese de Guarabira, durante a Santa Missa de Cinzas na Catedral da Luz.
Dom Lucena incentivou as paróquias e comunidades a discutirem o tema da saúde entre as pastorais, para que sejam cobradas políticas públicas a cerca do tema.
A Campanha da Fraternidade surgiu em 1964, com abrangência nacional, tendo como principal objetivo, evangelizar. Isto acontece em sintonia com o tempo da quaresma. O lema deste ano é: "Que a saúde se difunda sobre a terra" (Eclo 38, 8). A busca de saúde é uma urgência e uma das condições essenciais para que a pessoa tenha dignidade. Por isto, todos têm direito aos meios públicos para tratamento de saúde.
A CF traz um momento de reflexão e conscientização sobre o que está acontecendo com a saúde pública. O que vemos é a sua privatização, tendo em vista os diversos planos particulares, enfraquecendo o sistema que deveria dar sustentação e vida de qualidade para todos.

Quaresma: tempo de reflexão

“Lembra-te que és pó, e ao pó hás de voltar”

Queridos blogueiros,
Ontem dia 22 de fevereiro (quarta-feira de cinzas), iniciamos a quaresma. Um tempo de penitência, reflexão e oração, um tempo onde recordamos e vivenciamos o mistério de nossa salvação através da paixão, morte e ressurreição de Cristo.
Durante esses quarenta dias em preparação para a festa da Páscoa, o Senhor nos concede a sua misericórdia e o seu perdão e nos convida a abandonarmos o pecado para podermos nos reconciliar com Deus e com os irmãos. Nesse tempo favorável, também somos chamados a refletir sobre saúde pública; pois o desejo de Deus é que todos tenham vida em abundância. 
PASCOM

Catequizando a CNBB. Carta do Papa por ocasião da abertura da Campanha da Fraternidade 2012: “Que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro, mas perder a sua alma?”.

Ao Venerado Irmão
CARDEAL RAYMUNDO DAMASCENO ASSIS
Arcebispo de Aparecida (SP) e Presidente da CNBB
Fraternas saudações em Cristo Senhor!
De bom grado me associo à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil que lança uma nova Campanha da Fraternidade, sob o lema “que a saúde se difunda sobre a terra” (cf. Ecio 38,8), com o objetivo de suscitar, a partir de uma reflexão sobre a realidade da saúde no Brasil, um maior espírito fraterno e comunitário na atenção dos enfermos e levar a sociedade a garantir a mais pessoas o direito de ter acesso aos meios necessários para uma vida saudável.
Para os cristãos, de modo particular, o lema bíblico é uma lembrança de que a saúde vai muito além de um simples bem-estar corporal. No episódio da cura de um paralítico (cf. Mi_ 9, 2-8), Jesus, antes de fazer com que esse voltasse a andar, perdoa-lhe os pecados, ensinando que a cura perfeita é o perdão dos pecados, e a saúde por excelência é a da alma, pois que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro, mas perder a sua alma?» (Mi 16,26). Com efeito, as palavras saúde e salvação têm origem no mesmo termo latino ‘salus’ e não por outra razão, nos Evangelhos, vemos a ação do Salvador da humanidade associada a diversas curas: “Jesus andava por toda a Galiléia, ensinando em suas sinagogas, pregando o Evangelho do Reino e curando todo o tipo de doença e enfermidades do povo” (Mt 4,23).
Com o seu exemplo diante dos olhos, segundo o verdadeiro espírito quaresmal, possa esta Campanha inspirar no coração dos fiéis e das pessoas de boa vontade urna solidariedade cada vez mais profunda para com os enfermos, tantas vezes sofrendo mais pela solidão e abandono do que pela doença, lembrando que o próprio Jesus quis Se identificar com eles: (pois Eu estava doente e cuidastes de Mim» (Mt 2536). Ajudando-lhes ao mesmo tempo a descobrir que se, por um lado, a doença é prova dolorosa, por outro, pode ser, na união com Cristo crucificado e ressuscitado, uma participação no mistério do sofrimento d’Ele para a salvação do mundo. Pois, «oferecendo o nosso sofrimento a Deus por meio de Cristo, nós podemos colaborar na vitória do bem sobre o mal, porque Deus toma fecunda a nossa oferta, o nosso ato de amor» (Bento XVI, Discurso aos enfermos de Turim, 2/V/2010).
Associando-me, pois, a esta iniciativa da CNBB e fazendo minhas as alegrias e as esperanças, as tristezas e as angústias de cada um, saúdo fraternalmente quantos tomam parte, física ou espiritualmente, na Campanha «Fraternidade e Saúde Pública», invocando — pela intercessão de Nossa Senhora Aparecida — para todos, mas de modo especial para os doentes, o conforto e a fortaleza de Deus no cumprimento do dever de estado, individual, familiar e social, fonte de saúde e progresso do Brasil, tornando-se fértil na santidade, próspero na economia, justo na participação das riquezas, alegre no serviço público, equânime no poder e fraterno no desenvolvimento. E, para confirmar-lhes nestes bons propósitos, envio uma propiciadora Bênção Apostólica.
Vaticano, 11 de fevereiro de 2012

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Missa celebrada por Dom Lucena, abre o VII Retiro de Carnaval com o tema "Jovem, fortificai a vossa no Amor"

Na noite de hoje, no ginásio de esportes, deu-se início a celebração da Santa Missa de abertura do VII Retiro de Carnaval, a celebração foi presidida pelo bispo diocesano Dom Lucena, que em suas palavras de ensinamento destacou que: "Servir Cristo como verdadeiro amigo e ter a coragem de enfrentar as dificuldades, as lutas, os desânimos e tudo aquilo que tenta nos afastar de seu amor, com ele podemos carregar nossa cruz a caminho da felicidade. Jovens a fé é uma adesão a tudo que é revelado por Deus e para Ele. É tempo da Graça, "fortificai a vossa fé no Amor", está fé vivida em Jesus Cristo.






segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Festa de São Sebastião em Vila Gravatá

Depois de nove dias dedicados a São Sebastião, a comunidade de Vila Gravatá encerrou no dia 03 de fevereiro a Festa do seu Padroeiro, com procissão seguida de uma missa. 
A procissão saiu da casa da senhora Nice de Gilmar e terminou na Capela de São Sebastião, percorrendo a Vila principal de Gravatá. Após a procissão, a missa foi celebrada pelo nosso Pároco Monsenhor José André. Muitos fiéis participaram da santa missa, e expressaram sua fé em Deus homenageando o seu Santo Padroeiro.
Viva São Sebastião!
PASCOM






domingo, 5 de fevereiro de 2012

Milhares de fiéis participaram da Procissão de Nossa Senhora da Luz.

A maior procissão dos últimos tempos (Dom Lucena)
Na quinta-feira (02), a Igreja celebrou a Festa da Apresentação do Senhor: "Ele veio para iluminar todas as nações". Para a Diocese de Guarabira, em especial, foi um dia de grande júbilo e exaltação, pois, é celebrado neste dia, a Festa de Nossa Senhora da Luz, sua excelsa padroeira. Este ano, a Festa tornou-se ainda mais agraciada e iluminada, com o evento Bote Fé que trouxe em peregrinação, a Cruz e o ícone de Nossa Senhora, símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ).
A movimentação no dia da padroeira, começou cedo. Centenas de Jovens reunidos em Vigília na Catedral de Nossa Senhora da Luz, permaneceram durante toda a madrugada até às 05h. A partir das 08h30 da manhã, aconteceu a Solene celebração, presidida por Dom Egídio Bisol, Bispo Diocesano de Afogados da Ingazeira - PE.
A tarde, às 16h, deu-se início a tradicional procissão com a Imagem de Nossa Senhora da Luz, a Cruz e o ícone de Nossa Senhora, que foram conduzidos pelos Jovens. Uma multidão tomou as principais ruas do centro da cidade até a chegada ao largo da catedral, onde o Bispo Diocesano, Dom Lucena, presidiu a Missa Solene de encerramento. Entre vivas, agradecimentos e exaltação, Dom Lucena afirmou: "Esta é a maior procissão dos últimos tempos." Após a celebração da Santa Missa, subiram ao palco do Bote Fé Guarabira, o Ministério de Missão Nova Aliança de Guarabira e a Banda Dominus de Belo Horizonte - MG.
 
 
 

Jovens lotam a Catedral de Nossa Senhora da Luz durante Vígilia do Bote Fé Guarabira

Vigília Jovem em Guarabira. "Onde a noite se tornou dia!"


Terminou às 5h da manhã, desta quinta-feira (02), Festa litúrgica da Apresentação do Senhor e dia de Nossa Senhora da Luz, a Vigília Jovem iniciada por volta das 22h de ontem (01). Centenas de jovens organizados em várias caravanas oriundos de toda a Diocese de Guarabira e da cidade de João Pessoa, lotaram a Catedral de Nossa Senhora da Luz, arraigados com muita fé e alegria, diante da Cruz peregrina e do ícone de Nossa Senhora, símbolos máximos da JMJ. A Cruz e o ícone de Nossa Senhora, chegaram a cidade de Guarabira no início da noite de ontem (01), depois de serem acolhidos por volta das 10h da manhã na BR-230, em Juarez Távora e passado pelas cidades de Alagoa Grande, Alagoinha e Cuitegi.

Dirigida e animada pela Comunidade Doce Mãe de Deus, a Vigília Jovem, marcou o primeiro dia da Programação do Bote Fé Guarabira, com muito louvor, palestra, testemunho, apresentações e adoração ao Santíssimo Sacramento que levaram os jovens a viverem uma noite intensa de renovação espiritual, de manifestações de fé e de uma vibrante alegria que vem do Senhor.

O Bispo Diocesano, Dom Francisco de Assis, esteve presente durante toda a Vigília e se colocou como vigia a espera da aurora, juntamente com toda a juventude a qual é o Pastor. Ao dirigir suas palavras aos Jovens, Dom Lucena compartilhou a alegria e os sentimentos que trazia consigo, quando da chegada da Cruz e do ícone de Nossa Senhora em terras Diocesanas. Falando sobre a Vigília, disse que era um grande momento de renovação da vida, de renovação da fé e caminhada da juventude Diocesana. Eu não tenho como agradecer, só posso dizer que vocês estão aqui, aos pés da Cruz, junto à Virgem Maria. disse


A Vigília teve o seu momento final, com a Adoração ao Santíssimo Sacramento, presidida por Mons. José André, vigário Geral da Diocese de Guarabira.


 



 
Fonte: Diocese de Guarabira
 

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Bote Fé: Diocese de Guarabira recebe os símbolos da Jornada Mundial da Juventude

Em um dia muito especial para toda a Diocese de Guarabira, a Cruz e o Ícone da Jornada Mundial da Juventude chegaram em solo diocesano, aproximadamente às 10h da manhã, na BR-230, entrada da cidade de Juarez Távora (PB). Os símbolos da JMJ foram recepcionados com grande fervor por uma imensa multidão que se concentrava no local.

A Diocese de Guarabira é a primeira Diocese da Província Eclesiástica da Paraíba a receber a cruz e o ícone de Nossa Senhora, os quais farão uma grande peregrinação, a partir de hoje, pelo estado da Paraíba.

Por volta das 13h30 os símbolos da Jornada Mundial da Juventude estavam aportando na cidade de Alagoa Grande e foram recepcionados com grande alegria e entusiasmo de todos os paroquianos de Nossa Senhora da Boa Viagem. Após a celebração da missa, naquela paróquia, os símbolos seguiram até as cidades de Alagoinha, Cuitegi e Guarabira, onde foram recepcionados por centenas de jovens e veículos que se concentravam na entrada da cidade.

Os símbolos seguiram em procissão, acompanhados por uma multidão até a Catedral de Nossa Senhora da Luz, onde permanecerão até a manhã do dia 03/02/2012.






Fonte: Pascom Diocesana com  Nova Aliança