domingo, 23 de setembro de 2012

Seresta Familiar

No último dia 21 de setembro, no Portal da Lagoa, em Lagoa de Dentro foi realizado uma seresta beneficente à Paróquia de São Sebastião com Leniro e amigos. O evento contou com a participação de jovens e adultos que apreciaram boas músicas. A participação do Padre José André surpreendeu e agradou ao público presente.







quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Hino Oficial JMJ Rio2013 "Esperança do Amanhecer"



LETRA:

Sou marcado desde sempre
com o sinal do Redentor,
que sobre o monte, o Corcovado,
abraça o mundo com Seu amor.

 (Refrão)

Cristo nos convida:

"Venham, meus amigos!"
Cristo nos envia:
"Sejam missionários!"

Juventude, primavera:
esperança do amanhecer;
quem escuta este chamado
acolhe o dom de crer!
Quem nos dera fosse a terra,
fosse o mundo todo assim!
Não à guerra, fora o ódio,
Só o bem e paz a não ter fim.

Do nascente ao poente,
nossa casa não tem porta,
nossa terra não tem cerca,
nem limites o nosso amor!
Espalhados pelo mundo,
conservamos o mesmo ardor.
É Tua graça que nos sustenta
nos mantém fiéis a Ti, Senhor!

Atendendo ao Teu chamado:
 “Vão e façam, entre as nações,
um povo novo, em unidade,
para mim seus corações!”
Anunciar Teu Evangelho
a toda gente é transformar
o velho homem em novo homem
em mundo novo que vai chegar.

Grande evento marca o lançamento do Hino Oficial da JMJ Rio 2013



Os fieis da arquidiocese do Rio de Janeiro (RJ), em especial, os jovens, se reuniram na noite da última sexta-feira, 14 de setembro, na paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Santa Cruz, para conhecer, ouvir e cantar pela primeira vez o hino oficial da Jornada Mundial da Juventude (JMJ Rio2013), intitulado “Esperança do Amanhecer”. O lançamento da canção, que tocará os corações e embalará a vida vocacional e missionária dos jovens de todo o mundo, foi realizado durante a “Festa Aventura da Cruz”, após o show dos cantores católicos: Adriana, Eliana Ribeiro, Walmir Alencar, Olivia Ferreira e Leandro Souza, intérpretes do hino.
O arcebispo do Rio de Janeiro e presidente do Comitê Organizador Local (COL) da JMJ Rio 2013, dom Orani João Tempesta, o núncio apostólico do Brasil, dom Giovanni d'Aniello, e o autor da canção, padre José Candido, fizeram o lançamento oficial do hino. Com uma grande queima de fogos, milhares de fiéis, em Santa Cruz, e outros milhões através das redes sociais e transmissões ao vivo, puderam assistir um vídeo da gravação do hino e cantar a uma só voz, com um só coração, a música que marcará a unidade entre todos os povos durante a JMJ Rio 2013, que será realizada entre os dias 23 e 28 de julho do próximo ano.
“Creio que hoje é um dia muito bonito para todos nós. Lançamos o hino oficial da Jornada Mundial da Juventude Rio 2013, lembrando que foram 180 contribuições e uma escolha difícil para poder definir uma canção que pudesse dizer aquilo que é a JMJ, aquilo que é a juventude, e que também trabalhasse com o lema da Jornada: ‘Ide e fazei discípulos entre todas as nações’ (Mt 28, 19). O hino é lançado também num dia muito especial, ‘Dia da Exaltação da Santa Cruz’, no bairro de Santa Cruz, que comemora os seus 445 anos –, ao mesmo tempo em que sabemos que a Cruz da JMJ percorre diversos estados e municípios do Brasil. (...) Queremos evangelizar e anunciar Jesus Cristo, que morreu na cruz, mas que venceu a morte e ressuscitou, e os jovens são protagonistas desse anúncio hoje e amanhã”, afirmou dom Orani Tempesta.
Entusiasmado com a juventude carioca e com o hino da JMJ Rio 2013, o núncio apostólico do Brasil, dom Giovanni d'Aniello, utilizou o refrão da canção para reafirmar o desejo do papa Bento XVI: que os jovens sejam missionários.
“Estou muito feliz de estar aqui e foi uma experiência única ter me reunido com os jovens. Sei que eles estão muito animados e felizes com a Jornada Mundial da Juventude, que vão compartilhar deste sentimento com os jovens do mundo inteiro, e que farão uma grande Jornada. O refrão do hino diz: ‘Cristo nos convida: venham, meus amigos! Cristo nos envia: sejam missionários!’. Nós convidamos as pessoas que gostamos, nós convidamos as pessoas que são nossos amigos, pessoas importantes, e Cristo nos considera amigos, pessoas importantes, Ele precisa da nossa colaboração, Ele nos convida para estar com Ele e também depois anunciá-lo para o mundo inteiro, para todas as pessoas que ainda não o conhecem e fortalecer aqueles que já o conhecem. Jovens do Rio de Janeiro, sejam missionários do Cristo, levem Cristo aos outros, pois Ele é a verdade, a felicidade e a nossa alegria”, exortou o núncio.
Emocionado, o compositor do hino, padre José Candido, autor de mais de 200 títulos, acompanhou o lançamento e a alegria dos jovens em conhecerem o hino da JMJ Rio2013.
“Estou muito feliz por participar deste momento. A inspiração do hino é o Cristo Redentor, pois, com seus braços abertos, ele nos convida a conhecê-lo, e, quando nós chegamos lá em cima, no alto Corcovado, vemos não só as belezas naturais, mas também as belezas do povo do Rio de Janeiro, que representa o Brasil e o mundo. Olhamos o povo com o olhar de Cristo e sentimos vontade de ir anunciá-lo e transformar esse mundo e vocês, jovens, vão transformar este mundo, eu tenho certeza. Essa é a inspiração, a esperança e a alegria que eu trouxe no coração e queria compartilhar com vocês através do hino”, disse Padre José.
Com uma vasta experiência dentro da música brasileira, o produtor musical Marco Mazzola contou como foi produzir o hino oficial da JMJ Rio2013: “É um sentimento único, porque eu trabalho com a música brasileira há muitos anos e senti uma emoção muito grande quando recebi o desafio de produzir este hino em que a juventude fosse embalada por um ritmo que pudesse representar o nosso Brasil aqui e no mundo. Os jovens são a força desse país, esse país sem os jovens não é nada. Os peregrinos vão chegar e nós vamos acolher a todos com muita alegria e entusiasmo”, destacou.
“O hino é muito especial, porque mostra as qualidades da nossa cidade, o carisma e a graça que o carioca tem. Além disso, apresenta a alegria da nossa juventude em acolher todos os jovens que virão dos outros países para a JMJ Rio 2013. O autor conseguiu expressar toda a beleza e todo o desejo que nós temos de sediar essa Jornada. Estamos muito felizes e o hino conseguiu transmitir isso muito bem, ressaltou Mariana Ferreira, uma das centenas de jovens presentes no lançamento do hino.
Fonte: Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB)

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Mês da Bíblia



Ao fazer-se uma análise sobre a postura dos católicos perante a Bíblia, perceber-se-á que a maioria não tem uma relação íntima com a Palavra de Deus. Muitos a tem como mais um volume de sua biblioteca, ou pior, como uma mera decoração da casa.  Até vê-se alguns que sabem vagas passagens bíblicas decoradas, como por exemplo o salmo 91. Mas são poucos os que buscam viver uma relação de íntima escuta e vivência da Palavra.
Na Verbum Domini, o Papa Bento XVI vem exortara todos os fiéis para “redescobrirem o encontro pessoal e comunitário com Cristo, Verbo da Vida que Se tornou visível, a fazerem-se seus anunciadores”. Por ser o cristianismo ser uma “religião da Palavra de Deus”, mas não de “uma palavra escrita e muda, mas do Verbo encarnado e vivo”, deve-se dar uma importância a Sagrada Escritura, fazendo-se com que ela seja proclamada, lida, acolhida e vivida, não com olhos particulares, mas com os olhos da Igreja e do Espírito Santo, ou seja, a  interpretação que cada um faz deve estar condizente com aquilo que Igreja fala.
Mas do que compreende-la, deve-se vivê-la! Para isso é preciso tomar a Sagrada Escritura como se fosse uma carta na qual Deus é o transmissor, afinal é isto que ela é, o meio pelo qual Deus fala ao homem. Não se trata apenas de uma carta escrita há milhares de anos, mas de algo que nunca perde a novidade, que é sempre atual. Além de ter que ser vivida por todos os crentes, a Palavra de Deus deve ser anunciada a todos, colocando desta maneira o mandamento do Senhor em prática: “Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura” (Mc 16,15). 
O maior exemplo de vivência desta Palavra, vai ser encontrado na pessoa de Maria que soube ver, escutar, praticar os mandamentos de Deus, sempre meditando-os e guardando-os no coração.  Portanto, tiremos nossas Bíblias do mofo e da poeira, e metemo-nos a contemplar a história da Salvação e a ouvir a voz de Deus que fala através dos sagrados escritores, e mais do que isso, vejamos a Cristo, Palavra encarnada do Pai que desce a terra para nos ensinar com sua própria vida a fazermos a vontade de Deus.
Seminarista Raul Rodrigues
Diocese de Guarabira- PB
Seminário Maria MaterEcclesiae do Brasil
Itapecerica da Serra-SP


quarta-feira, 5 de setembro de 2012

“A Palavra se fez carne” (Jo 1,14)

Amados irmãos e irmãs, estamos em mais um mês temático, conhecido como “o mês da Bíblia”. Neste tempo, toda Igreja de maneira mais intensa, celebra e agradece ao bom Deus por sua Palavra Viva e eficaz. Ela se alimenta desta Palavra para viver a sua vocação de ser toda missionária. Nesta Palavra nós somos edificados, e nela estamos seguros. Pois a Palavra de Deus nos revela Jesus Cristo, o Filho do Deus vivo presente no meio de nós.
O Cristianismo não é uma religião do livro, mas da Palavra. Porque esta Palavra é o próprio Cristo, Verbo Encarnado na história. Existe uma grande diferença pensar assim; pois deste modo fugimos de qualquer fundamentalismo que não ajuda em nada na fé, mas pelo contrário só faz transgredir aquilo que é Divino.
Sendo assim, busquemos valorizar as Sagradas Escrituras da maneira correta; ou seja, sempre em comunhão com a Santa Igreja. Inspirado pelo mesmo Espírito que moveu os sagrados autores a escrever os textos Bíblicos. Tudo em comunidade, nada fora dela.
Que neste mês muitas pessoas encontrem o real valor das Sagradas Escrituras; e que você possa fazer parte de um circulo Bíblico em um dos nossos setores missionários; e, de maneira orante meditar a Palavra de Deus.
Que Nossa Senhora a Doce Mãe de Deus interceda por cada um de nós para colocarmos em Prática esta Palavra de Vida.
Deus abençoe a todos!

Pe. José André CDMD

Círculos Bíblicos

 
Setembro - Mês da Bíblia- 2012

 DISCÍPULOS MISSIONÁRIOS A PARTIR DO EVANGELHO DE MARCOS

A proposta para o mês de Setembro de 2012 é o estudo do Evangelho segundo Marcos, associado ao Projeto nacional de Evangelização: O Brasil na missão Continental. Este projeto foi elaborado pela América Latina, após a conferência de Aparecida, e reassumido pela Assembleia dos Bispos do Brasil em 2011.

 
32º- Círculo - 1ª Semana de Setembro

O CHAMADO DOS PRIMEIROS DISCÍPULOS

Preparação do ambiente - Destaque: Bíblia aberta. Ao redor figuras do mar ou lago, barcos, material de pesca, um par de sandálias, vela acesa.

Acolhida – canto – Oração  

1. Dar as Boas vindas, motivando o mês da Bíblia. Falar do tema deste ano - Discípulos Missionários – certamente nos ajudarão a olhar nossa caminhada como discípulos, e a assumir com entusiasmo, os compromissos de nossa missão de evangelizar.2- Canto de chamado. – Invocação ao Espírito Santo.

 1. Abrir os olhos para ver:   

·        Olhar os símbolos: O que cada símbolo nos diz?

·         Como nos sentimos e como reagimos quando recebemos um chamado ou um convite de alguém?

2. Despertar o ouvido para escutar

1. Chave de leitura: Olhando o chamado dos primeiros discípulos, observamos que o seguimento de Jesus é urgente. Nenhum dos que foi chamado, “perde tempo”. Imediatamente, mesmo sem entender o que está acontecendo, aceitam o chamado e transformam suas vidas. Nada os impede de anunciar a Boa-Notícia do Reino, pois, “o Reino de Deus está próximo”.

2.   Canto de aclamação.  Leitura dos textos: Marcos 1,16-20 e 2,13-14. (A leitura pode ser feita por duas pessoas).

Pequeno silêncio - Perguntas para aprofundar o texto e a vida:

·        O que mais chamou a sua atenção nos textos?

·        Que relação existe entre eles?    Canto: Senhor, se tu me chamas....

Trazer o texto para nossa vida.

·        Algum de nós viveu ou conheceu alguém que sentiu um chamado muito forte de Deus?

·        Como reagimos aos “chamados” que recebemos no nosso dia a dia?

·        Em sua vida há algum momento mais significativo de encontro com Jesus? Poderia contar para nós?

·        Como este encontro frutificou?

·        O que significa, hoje, seguir Jesus?

3- Rezar a Palavra de Deus para transformá-la em vida

1-Elevemos nossas preces a Deus, expressando-lhe nosso louvor, gratidão, súplica ou pedido de perdão.

2- Rezar juntos: Senhor Jesus que tenhamos coragem para atender vosso chamado e seguir firmemente, como vossos primeiros apóstolos, o caminho que nos aponta. Ajudai-nos a perseguir o caminho da doação e do serviço para que o vosso Reino se realize entre nós. Amém!  Pai Nosso.  Bênção

4- Nosso Compromisso com a Palavra – Jesus nos convida a segui-lo. O que podemos fazer como discípulos, em nossas famílias e em nossas comunidades, nas situações concretas da nossa vida?

5- Preparar o próximo encontro: uma equipe prepare o próximo círculo: ambiente, cantos, oração, leitura. Todos leiam em casa o texto: Marcos 8, 27- 33 e  Convidem mais pessoas para partilhar conosco da alegria de conhecer a Boa-Notícia que o Evagelho traz.