quarta-feira, 31 de julho de 2013

Balanço final da JMJ Rio 2013: público recorde de 3,7 milhões de pessoas em Copacabana


Os resultados alcançados pela Jornada Mundial da Juventude (JMJ Rio 2013) superaram as expectativas, de acordo com dom Orani Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro e presidente do Comitê Organizador Local (COL) da JMJ Rio 2013. O público presente à missa de envio chegou a 3,7 milhões de pessoas, seis vezes maior que o número de presentes ao primeiro ato central, a missa de abertura (600 mil). O impacto econômico foi expressivo. Os visitantes desembolsaram R$ 1,8 bilhões, segundo números do Ministério do Turismo. Os dados foram divulgados em coletiva à imprensa nesta terça-feira, 30.

No total, mais de 3,5 milhões de pessoas participaram da JMJ Rio 2013, que contou com eventos em Copacabana, Quinta da Boa Vista, Rio Centro e em diversas paróquias da cidade. A cerimônia de acolhida do Santo Padre, na quinta-feira, 25, reuniu 1,2 milhões de pessoas em Copacabana, enquanto a via-sacra chegou a 2 milhões na sexta-feira, 26. Na vigília, cerca de 3,5 milhões de jovens estiveram na praia de Copacabana.

Foram 427 mil inscrições, de 175 países. Peregrinos inscritos com hospedagens foram cerca de 180 mil, enquanto as vagas disponibilizadas para hospedagem em casas de família e instituições chegaram a 356,4 mil.

"Nós vimos Deus agir. Deus atuou no meio de nós. Deus nos surpreendeu. Foi muito além do que planejamos. Temos visto na história como Deus tem atuado. Não tem outra explicação", destacou dom Orani.

Perfil dos inscritos

A JMJ Rio 2013 contou com uma presença massiva de latinos. Os países com o maior número de inscritos foram, respectivamente, Brasil, Argentina, Estados Unidos, Chile, Itália, Venezuela, França, Paraguai, Peru e México. Do total dos inscritos internacionais, 72,7% estiveram no Brasil pela primeira vez e 86,9% nunca haviam participado de uma Jornada.

Foram mais de 70 mil downloads no site oficial da JMJ Rio 2013 e mais de 200 mil acessos. O Facebook recebeu mais de 1,1 milhão de curtidas e o Flickr superou 10 mil downloads.

Entre os peregrinos inscritos, 55% são do sexo feminino; 60% do público tem entre 19 e 34 anos. Foram 644 bispos inscritos, dos quais 28 são cardeais. Além disso, foram 7814 sacerdotes inscritos e 632 diáconos. Para cobrir a JMJ Rio 2013 em 57 países, foram credenciados 6,4 mil jornalistas.

O evento também contou com 264 locais de catequese, em 25 idiomas. Foram 60 mil voluntários, mais de 800 artistas participantes dos atos centrais. Um total de 100 confessionários foram expostos na feira vocacional e no Largo da Carioca e 4 milhões de hóstias produzidas, 800 mil para missa de envio.

A geração de lixo foi inferior a outros eventos que acontecem em Copacabana, como o réveillon. A Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb) removeu 345 toneladas de resíduos orgânicos e 45 toneladas de materiais recicláveis, durante a JMJ Rio 2013. O número representa cerca de 10% a menos do registrado na noite do último ano novo.

Experiência de fé

A renovação da fé e da esperança é o principal legado que a JMJ Rio 2013 deixará no coração dos jovens, de acordo com dom Orani. "Os jovens levaram consigo uma experiência de fé, de esperança muito grande. Tenho certeza de que jamais esqueceremos. Os jovens já são protagonistas hoje. O meu coração está muito agradecido", destacou. O arcebispo disse ainda que está sendo viabilizada a criação de um instituto para a juventude que terá a responsabilidade de guardar as experiências da JMJ Rio 2013 e trabalhar pelos jovens.

Entre os vários momentos significativos vividos junto ao Santo Padre, dom Orani destacou dois: a relação de carinho com as crianças e a oração ao Cristo Redentor. "Todas as vezes que nos deslocávamos de helicóptero, o Santo Padre olhava para o Cristo e rezava. Eu que estava atrás dele, pude presenciar várias vezes esses momentos de oração".

A proximidade do Papa com as pessoas traz um testemunho para o mundo de que a Igreja está perto das pessoas, como uma mãe de seus filhos, explicou dom Orani. "A Igreja antes de mais nada anuncia uma boa notícia a todos", disse. Outro legado deixado pela JMJ Rio 2013 foi a atenção do poder público e da mídia para a região oeste, onde está Guaratiba.

A cruz da JMJ e o ícone de Nossa Senhora serão entregues à Cracóvia, próxima cidade-sede, apenas em Roma. A tradição é que sejam enviados para o Pontifício Conselho para os Leigos e no domingo de Ramos do próximo ano, serão entregues aos jovens da Polônia em cerimônia que deverá acontecer em Roma.

Fonte: CNBB

Bento XVI é como um pai a quem tenho muito carinho, diz Papa Francisco


Durante a improvisada roda de imprensa que o Papa Francisco deu em seu voo ao Vaticano, expressou o carinho que sente pelo agora bispo emérito de Roma, Bento XVI, de quem disse "é como ter um avô em casa, é meu pai", e "eu gosto muito dele".

"Há algo que qualifica minha relação com Bento: eu tenho muito carinho por ele. Sempre gostei muito dele, para mim é um homem de Deus, é um homem humilde, que reza. Eu fiquei muito feliz quando ele foi eleito Papa", expressou Francisco com a simplicidade que o caracteriza.

Por isso, disse que quando Bento XVI anunciou sua renúncia ao pontificado foi um "exemplo de um grande, um homem de Deus, um homem de oração. Ele agora vive no Vaticano e alguns me dizem 'mas como se pode fazer isto, dois Papas no Vaticano, mas não te incomoda?'".

"Encontrei uma frase para isto: é como ter um avô em casa, mas o avô sábio, em uma família o avô está em casa, é venerado, é amado, é escutado. Ele é um homem de uma prudência, não se mete. Eu lhe disse muitas vezes: 'Santidade, faça sua vida, venha conosco'. Ele veio para a inauguração da imagem de São Miguel... Para mim, essa frase diz tudo: é como ter o avô em casa, é meu pai".

Para explicar melhor a proximidade com Bento XVI, o Papa disse que se "tenho uma dificuldade, se não entendo algo, posso ir falar com ele. E quando fui falar desse problema grande do Vatileaks, ele me disse tudo com uma simplicidade". "Não sei se souberam quando nos falou no discurso de despedida, em 28 de fevereiro, 'entre vocês está o próximo Papa e eu prometo obediência'. É grande, é um grande", expressou.

Fonte: ACI Digital

João Paulo II e João XXIII poderão ser canonizados na festa de Cristo Rei ou no domingo da Misericórdia


O Papa Francisco revelou aos jornalistas a bordo do avião que o levou do Rio de Janeiro a Roma, que ainda não foi decidida a data em que se celebrará a cerimônia de canonização de seus antecessores João Paulo II e João XXIII, mas adiantou que poderia ser na solenidade de Cristo Rei que se celebra em novembro, ou no dia 27 de abril de 2014, domingo da Misericórdia.

Ao ser consultado sobre o modelo de santidade que para ele representam os dois Pontífices, o Papa Francisco assegurou que João Paulo II "foi um grande visionário da Igreja. Um homem que levou o Evangelho a todos. É um São Paulo. Um grande. Fazer a cerimônia de canonização junta é uma mensagem à Igreja: estes dois são bons".

Depois de recordar que "continuam em curso as causas de Paulo VI e João Paulo I", explicou que pensava realizar a canonização em dezembro próximo "mas há um grande problema: os pobres que têm que vir da Polônia".

"Os que têm dinheiro podem vir em avião, mas para os pobres que tenham que vir em ônibus a viagem em dezembro é muito difícil. Acho que temos que repensar a data. Vimos duas possibilidades, ou Cristo Rei deste ano ou no domingo da Misericórdia do próximo ano. Acho que temos pouco tempo para Cristo Rei deste ano", sustentou.

João XXIII, um sacerdote de povo

Sobre o Papa Bom, Francisco considerou que "João XXIII é um pouco a figura do padre de povo. O padre que ama cada um de seus fiéis e sabe cuidar de seus fiéis. E isto o fez como arcebispo, como núncio... É um padre de povo bom, e com um senso de humor muito grande e uma grande santidade".

O Papa recordou que quando dom Angelo Giusseppe Roncalli - logo João XXIII - era núncio, "alguns não gostavam muito dele no Vaticano e quando chegava para levar coisas ou pedir alguma coisa nos escritórios, faziam-no esperar. Nunca se queixava. Rezava o terço, lia o breviário. Era um homem humilde. E também alguém que se preocupava com os pobres".

Além disso, relatou que "uma vez, o cardeal Casaroli voltou de uma missão, acho que na Turquia ou na antiga Checoslováquia e foi vê-lo para informar-lhe da missão, naqueles tempos da diplomacia de pequenos passos. Quando Casaroli foi embora, parou-o e lhe disse: excelência, uma pergunta: você continua indo visitar aqueles jovens presos na prisão de menores de Casal del Marmo? O cardeal lhe disse que sim e João XXIII lhe pediu: não os abandone nunca".

João XXIII "era um grande. Um homem que se deixava guiar pelo Senhor", disse Francisco.

Fonte: ACI Digital

terça-feira, 30 de julho de 2013

Papa põe bola da JMJ em altar durante oração em Igreja de Roma


O Papa Francisco colocou uma bola no altar nesta segunda-feira, 29, ao chegar para rezar diante da imagem de Santa Maria, protetora do povo de Roma, na basília de Santa Maria Maggiore.

O Pontífice já havia rezado no local antes da viagem ao Rio, onde participou da Jornada Mundial da Juventude.

Ele colocou no altar a bola e uma camiseta, que recebeu de jovens participantes da Jornada.

Fonte: G1

domingo, 28 de julho de 2013

Jovens da paróquia voltam da JMJ, esbanjando felicidade a todos da cidade.

Animados e bastante realizados com a participação na Jornada Mundial da Juventude, os jovens que representaram a nossa Paróquia de São Sebastião, esbanjam felicidade nas redes sociais e aos jovens com quem se encontram nas diversas oportunidades.
A Jornada Mundial da Juventude, realizada pela igreja católica, onde o seu representante maior, o Santo Padre o Papa Francisco, lidera a missão de evangelizar, encerrou as peregrinações pelo Brasil, na tarde deste domingo(28). O papa Francisco conseguiu levar mais de 3 milhões de fiéis para a Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro para o encerramento, que foi um sucesso para a igreja no Brasil e no mundo. 
De volta para a paróquia, os jovens trazem na bagagem, além da certeza do dever cumprido, a animação para que consiga levar a juventude para a igreja.
"Foi um aprendizado maravilhoso, uma experiência ímpar e a certeza de que estamos no caminho certo, que é levar os jovens para a igreja", destacaram.
Eles também representaram a Diocese de Guarabira, que foi liderada pelo bispo diocesano Dom Lucena, que junto aos jovens das diversas paróquias da diocese participou da JMJ RIO2013.
Henrique Florêncio
Pastoral Paroquial da Comunicação

segunda-feira, 22 de julho de 2013

Rumo ao Brasil, Francisco diz que seu coração está cheio de alegria para celebrar a JMJ


Como programado, o Papa Francisco deixou o aeroporto de Fiumicino esta manhã, pouco depois das 8h45min, a bordo de um avião da companhia Alitalia, dando início à sua primeira viagem internacional, por ocasião da 28ª Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro.

Antes de embarcar carregando pessoalmente sua bagagem de mão, o Pontífice cumprimentou as autoridades locais, entre as quais o primeiro ministro italiano, Gianni Letta. Integram a comitiva papal o secretário de Estado, cardeal Tarcisio Bertone, o cardeal brasileiro João Braz de Aviz, o presidente da Pontifícia Comissão para a América Latina, cardeal Marc Ouellet, e o substituto para os assuntos gerais da secretaria de Estado, dom Angelo Becciu.

Viajam no mesmo avião do Santo Padre cerca de 70 jornalistas, de 15 nacionalidades. Entre os brasileiros, há oito repórteres e dois cinegrafistas. Da Argentina, apenas dois jornalistas.

A chegada ao Rio de Janeiro está prevista para as 16h locais (21h de Roma), onde será acolhido no aeroporto Tom Jobim pela Ppresidente do Brasil, Dilma Rousseff. A cerimônia de boas-vindas será feita uma hora depois no Palácio Guanabara - ocasião em que o Pontífice fará o primeiro dos 15 discursos em solo brasileiro. A seguir, haverá a visita de cortesia à presidente, a troca de presentes, e dois breves encontros com o governador do Rio, Sérgio Cabral, e o prefeito da cidade, Eduardo Paes.

O Papa deixa o Palácio Guanabara às 18h15min e segue para a residência do Sumaré, onde ficará hospedado até o final de sua visita ao Rio, no dia 28 de julho. Terça-feira, não estão previstos eventos públicos com o Pontífice.

Aos jovens que já estão no Rio de Janeiro, Francisco tuitou: "Dentro de algumas horas chego ao Brasil, e já sinto o coração cheio de alegria por em breve estar celebrando com vocês a 28ª JMJ".

Fonte: Rádio Vaticano

domingo, 21 de julho de 2013

Papa diz que "servir os pobres nos conduz a Jesus" e pede orações por sua viagem ao Rio


Na oração do Angelus da manhã deste domingo, 20, Papa Francisco pediu aos fiéis, turistas e romanos que o aclamaram na praça São Pedro que o acompanhem com as orações na viagem que fará a partir de segunda-feira, 22, ao Rio de Janeiro.

Francisco desembarcará na cidade às 16h (hora local) e participará a partir de quinta, 25, da Jornada Mundial da Juventude. Seu primeiro evento público no Rio de Janeiro será a celebração da missa de acolhida, na praia de Copacabana, às 18h.

Dezenas de milhares de pessoas ouviram suas palavras neste domingo, e em meio a elas, o Papa entreviu uma faixa com os dizeres "boa Viagem", o que lhe deu a ocasião para pedir aos fiéis que o acompanhem "espiritualmente" nesta Jornada.

Francisco disse ainda que no Rio e em todo o mundo esta será a "Semana da Juventude" e convidou os jovens a questionar-se sobre o caminho que devem seguir em suas vidas.

"Todos os que estarão no Rio querem ouvir a voz de Jesus: Senhor, o que devo fazer de minha vida? Vocês, jovens presentes aqui na praça, façam a mesma pergunta ao Senhor".

Antes da oração mariana, Francisco falou aos fiéis a respeito do capítulo 10 do Evangelho de São Lucas, que narra a hospitalidade oferecida pelas irmãs Marta e Maria a Jesus em Betânia.

As duas foram acolhedoras com o Senhor, mas tiveram atitudes diferentes: enquanto Maria, aos pés do Senhor, escutava a sua palavra, Marta estava ocupada com seus afazeres, agitada por muitas coisas, e foi repreendida por Jesus. Com doçura, ele lhe explicou que se alguém quer verdadeiramente segui-lo, é necessário que se torne seu discípulo, escutando-o. Do contrário, não poderá agir em conformidade com a sua palavra.

"As obras de serviço e caridade do cristão não devem jamais se separar da oração, da escuta da Palavra do Senhor, assim como o fez Maria, aos pés de Jesus, comportando-se como uma discípula. E por isso, Marta foi repreendida".

O Papa explicou que servir e orar são dois comportamentos importantes, mas não contrapostos; devem ser vividos em unidade e harmonia.

"A oração que não gera uma ação concreta em ajuda de nossos irmãos pobres, doentes, carentes, que precisam de nós, é uma oração estéril e incompleta. Por outro lado, quando no serviço eclesial se presta mais atenção no ‘fazer’, dando mais importância às funções e estruturas, corre-se o risco de servir apenas a sim mesmo e não a Deus, presente no irmão necessitado".

Concluindo, o Papa citou São Bento, com o seu lema "ora et labora", e lembrou que "é da contemplação, da relação da amizade que temos com o Senhor, que nasce em nós a capacidade de viver e de ter conosco o amor de Deus, sua misericórdia e ternura para com o próximo. E a consciência de que nossa atenção com o irmão carente e nosso trabalho de caridade nas obras de misericórdia nos aproximam do Senhor".

No final do encontro, o Papa concedeu a sua bênção e desejou aos presentes "bom domingo" e "bom almoço".

Fonte: Rádio Vaticano

quarta-feira, 17 de julho de 2013

Papa aceita renúncia de bispo auxiliar de Manaus

Dom Mário Pasqualotto
O Vaticano comunicou nesta quarta-feira, 17, que o Papa Francisco aceitou a renúncia apresentada por Dom Mário Pasqualotto, em conformidade com o Código de Direito Canônico.

Até então, Dom Mario, de 75 anos, era bispo auxiliar da arquidiocese de Manaus. Nascido em Valenza, Província de Alessandria, na Itália, o bispo foi ordenado padre em 1965 e bispo em 1999.


Da Redação CN, com Boletim da Santa Sé

terça-feira, 16 de julho de 2013

Atos da Cúria Diocesana - julho de 2013

DIOCESE DE GUARABIRA
Cúria Diocesana

Foram assinados os seguintes atos:



- Concedendo, conforme pedido do Revdo. Pe. Paulo José de Lima a licença de transferir-se da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição de Areia – PB, desta Diocese de Guarabira, para a Arquidiocese da Paraíba, por tempo determinado.
- Nomeando o Revdo. Pe. Jandeilson Rodrigues de Alencar para o ofício de Administrador Paroquial na Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Areia-PB.
- Confirmando o Revdo. Pe. José Antonio Justino no ofício de Vigário Paroquial na Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Areia-PB.


Guarabira, 16 de julho de 2013

  


Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena
Bispo Diocesano

Fonte: Diocese de Guarabira

Correios apresentam selo alusivo à visita do Papa Francisco

Na próxima terça-feira, 23, os Correios vão lançar o selo que celebra a visita do Papa Francisco ao Brasil para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ). O lançamento acontece no primeiro dia do evento, no Forte de Copacabana, após uma missa celebrada às 19h30 pelo cardeal-arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani Tempesta.

A imagem traz uma representação do rosto do Papa Francisco e, ao fundo paisagens clássicas da cidade, como a Baía de Guanabara e o Cristo Redentor, além de uma bandeira do Brasil e da logomarca do evento, elaborada com as cores nacionais. O ilustrador Fernando Lopes explica os critérios utilizados na composição do selo.

"O Papa Francisco tem um estilo muito próprio de dar a benção. Ele sempre faz isto sorrindo, e quis mostrar esse aspecto simpático da personalidade dele, é muito carismático. Além disto, procuramos valorizar as cores do Brasil e a paisagem do Rio de Janeiro, de modo a integrar o Papa ao cenário da JMJ", afirma o artista.

A empresa preparou também o tradicional carimbo de primeiro dia de circulação da estampa. A tiragem preparada é de 1,2 milhão selos, que poderão ser adquiridos nas agências da rede por todo o país e pela loja virtual da empresa pelo valor unitário de R$ 1,80.

Fonte: O Globo

Papamóvel chega ao Rio de Janeiro para a JMJ Rio2013

Os dois papamóveis que farão o transporte do Papa Francisco durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ Rio2013) chegaram ao Rio de Janeiro, no início da tarde desta segunda-feira, 15.
Os veículos pousaram na base aérea do aeroporto Galeão trazidos pelo avião C-130 Hércules da Força Aérea Brasileira.
Para transportar o jipe branco e outro na cor verde de Roma, na Itália, até o Rio de Janeiro foram 20 horas de voo. O cargueiro fez escala em Las Palmas, nas Ilhas Canárias, e em Fortaleza (CE).
Cinco integrantes da guarda do Vaticano responsáveis pela manutenção dos veículos acompanharam o transporte. O Pontífice deve usar o papamóvel em trechos da Zona Sul e em Guaratiba, na Zona Oeste.
Fonte: Agência Força Aérea

segunda-feira, 15 de julho de 2013

JMJ RIO2013: Papo jovem de frente a nossa Igreja Matriz São Sebastião

Aconteceu na noite de hoje (15) de frente a nossa Igreja Matriz, o evento intitulado PAPO JOVEM, que faz parte da programação da Semana Missionária da Juventude JMJ RIO2013, para o acontecimento do evento foram colocadas em vários lugares públicos caixas onde os jovens podiam depositar suas perguntas nos mais diversos assuntos da atualidade como igreja, política, sexo, namoro, aborto, entre outros. Estiveram a frente da conversa Cley Xavier (CDMD - João Pessoa), Ione Michele (professora), Raquel Lima (professora) e Adriana Norat (CDMD), em uma conversa bem descontraída e com apresentação de dança e músicas os jovens puderam tirar suas dúvidas com relação as perguntas feitas por eles mesmo.

A Semana Missionária da Juventude continua até o próximo domingo com uma vasta programação, amanhã (16) é o dia da missão, dia em que os missionários farão visitas às escolas da cidade e ainda no final da tarde se encontrarão em frente a Igreja Matriz às 17h30 de onde sairão para o Setor São José (saída para o sítio gravatá) lá será feito a distribuição de um sopão. Participe!

Henrique Florêncio
PASCOM  

domingo, 14 de julho de 2013

Abertura da Semana Missionária em nossa Paróquia de São Sebastião



Na tarde deste domingo (14) aconteceu em nossa Igreja Matriz de São Sebastião, a Celebração da Palavra presidida pelo Diácono Wellington Villar (CDMD), a celebração dava término a Semana Missionária do Dízimo em nossa paróquia e abria a Semana Missionária da Juventude (PRE-JORNADA) a mesma acontece em todas as dioceses, arquidiocese e paróquias do Brasil inteiro por ocasião da Jornada Mundial da Juventude RIO2013 que acontecerá nos próximos dias entre 23 e 28 de julho deste ano, na cidade do Rio de Janeiro com a presença do Santo Padre o Papa Francisco, que fará sua primeira viagem internacional depois de escolhido para presidir e chefiar a nossa Igreja com sucessor de Pedro. Irão representar a nossa paróquia seis jovens: Poliana Vieira, Henrique Florêncio, Cléssia Fernandes, Jéssica Lima, Maria Vanessa e Jaguifaildo Pessoa, eles irão fazer a experiência e apelo que pede a igreja no Brasil e no mundo como lema da JMJ "Ide e fazei discípulos entre todas as nações" (Mt 28,19).

A semana será composta de várias atividades como papo jovem, visitas às escolas, celebrações, sopão aos carentes, vigília, noite cultural, entre outras.

Todos e todas se sintam convidados para participar desse momento de fé!

Henrique Florêncio
PASCOM

sexta-feira, 12 de julho de 2013

Reunião de formação dos Missionários da Pastoral do Dízimo

Na noite desta sexta-feira (12) no galpão da Igreja Matriz São Sebastião, aconteceu uma reunião de formação para os missionários da Pastoral do Dízimo, a mesma faz parte da programação da Semana Missionária que esta acontecendo em nossa paróquia. A reunião contou com a presença dos missionários e missionárias que todos os meses se dispõe na evangelização e visitas para entrega dos envelopes do dizimistas espalhados por toda cidade. A formação foi ministrada por Mazé Andrade (CDMD e Missionária do Dízimo), foi uma noite de partilha, leitura da palavra de Deus, testemunhos e experiências.

A Semana do Dízimo semelhante a feita no ano passado tem sua programação em visitas, evangelização, missas, adoração, reuniões com os missionários e dizimistas, amanhã a partir das 19h30 no galpão da Igreja Matriz será a vez dos dizimistas terem seu encontro de formação, partilhas e testemunhos, na reunião também acontecerá o sorteio de prêmios para os dizimistas, a semana se encerrará no próximo domingo com a celebração da Santa Missa às 17h00, onde também se dará início a Semana Missionária da Juventude (Pré-JMJ RIO2013).





Henrique Florêncio
PASCOM

Francisco fará primeiro Angelus em Castelgandofo


Tudo pronto para o primeiro Angelus de Francisco em Castelgandolfo, domingo, 14 de julho. Será a segunda vez do novo Papa na pequena cidade onde os seus predecessores costumavam passar o período de verão. A primeira foi dez dias após sua eleição, em 23 de março, no histórico encontro com o Papa emérito Bento XVI. 

Francisco chegará à Vila Pontifícia às 9h30, de carro. Depois da entrada pelo portão «Marino», vai receber no pátio os funcionários da residência. Também estarão lá, para saudá-lo, o bispo de Albano, Dom Marcello Semeraro, o diretor da Vila, Saverio Petrillo, e a prefeita de Castelgandolfo, Milavia Monachesi. 

Ao meio-dia, o esperado momento de encontro com a comunidade, para a oração mariana do Angelus, que será celebrado no portão central da residência apostólica. Em seguida, Francisco almoça com a comunidade dos jesuítas do Observatório astronômico (‘Specola vaticana’), que é dirigido por um argentino, Padre José Gabriel Funes. Logo depois, o Papa Bergoglio retornará ao Vaticano.

O Programa Brasileiro transmitirá a oração do Angelus presidida pelo Papa ao vivo, com comentários em português, a partir das 6h50 (hora de Brasília)

Fonte: Rádio Vaticano

segunda-feira, 8 de julho de 2013

Novo regional, Norte 3, da CNBB será inaugurado em agosto

O novo regional da CNBB, o Norte 3, criado durante a última Assembleia Geral dos Bispos, será oficialmente lançado no domingo, 7 de agosto, em Palmas (TO).

O evento contará com Missa de instalação com a presença de bispos das dioceses do Norte 3. O Bispo da Diocese Miracema do Tocantins, Dom Philip Dickmans, foi eleito presidente do novo regional.

Uma das justificativas para a criação do regional foi à constatação das distâncias físicas e pastorais da Sub-Região Pastoral Tocantins em relação à capital Goiânia e Brasília, inviabilizando a participação da comunidade. "Na verdade já percebíamos a necessidade deste novo regional. Para esse momento tem sido importante a unidade dos bispos das dioceses que compõem o Norte 3, que tem partilhado os novos rumos do regional", explicou Dom Philip.

O lançamento contará com representantes das cinco dioceses do regional. Na oportunidade, haverá reunião com os presbíteros, diáconos, religiosos e leigos que estão na organização das comissões pastorais e diretorias do Norte 3. "Não é uma mudança tão nova, mas claro que precisamos organizar toda a documentação e outras exigências. Neste sentido estamos trabalhando para que isso aconteça. O que nos chama atenção é o fato de Tocantins ser uma região missionária. Para isso queremos aplicar o Documento de Aparecida que pede uma Igreja em estado permanente de missão", completou o presidente.

Na tentativa de buscar caminhos para os trabalhos missionários do regional Norte 3, de 19 a 20 de outubro, o Estado do Tocantins sediará o 1º Congresso Missionário, na cidade de Palmas que será um momento de reflexão sobre a missão. E, diante dos desafios do Regional Norte 3, Dom Philip explica que para responder à missão do Regional, contará com futuros investimentos, estes serão planejados e orçados conforme orientam os Estatutos e Regimento da CNBB.

"Percebemos alguns desafios, como muitas pessoas fora das igrejas em busca de uma resposta e não estão encontrando em nossas comunidades. Por isso é muito precioso o papel do leigo na Igreja para essa evangelização. O regional é um desafio para os bispos. Mas tenho a certeza que em unidade com o nosso povo, será um caminho muito bonito e abençoado por Deus", destacou Dom Philip Dickmans.

Fonte: CNBB

domingo, 7 de julho de 2013

Celebração Eucarística abre Semana Missionária do Dízimo


Na tarde deste domingo (07) aconteceu em nossa Igreja Matriz de São Sebastião a celebração eucarística que deu abertura a Semana do Dízimo em nossa Paróquia de São Sebastião, a mesma foi presidida pelo Pe. Adielson Cavalcante (CDMD), a celebração teve a participação de fiéis e dos missionários e missionárias da Pastoral do Dízimo responsável por toda programação da semana missionária a ser realizada com uma vasta programação voltada aos dizimistas, pastorais, movimentos e serviços da Paróquia.








Henrique Florêncio
PASCOM

Papa Francisco diz que já está se preparando para Jornada Mundial da Juventude

O Papa Francisco afirmou neste domingo que já está se preparando para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ). Após rezar o Angelus da janela de sua residência para milhares de fiéis e peregrinos presentes na praça São Pedro, o Pontífice mandou um recado especial para os jovens da diocese de Roma que se preparam para ir ao Rio de Janeiro.

"Queridos jovens, eu também estou me preparando! Caminhemos juntos rumo a esta grande festa da fé. Que Maria nos acompanhe", informou a agência de notícias do Vaticano.

Durante a missa deste domingo, Francisco fez menção ainda à encíclica Lumen fidei, iniciada por Bento XVI e publicada na última sexta-feira por ele.

"Para o Ano da Fé, o Papa emérito Bento XVI iniciou esta encíclica. Eu peguei esse projeto e o concluí. Eu o ofereço com alegria a todo o Povo de Deus. Hoje, especialmente, precisamos ir ao essencial da fé cristã, precisamos aprofundá-la e confrontá-la com as problemáticas atuais. Acredito que esta encíclica, pelo menos em algumas partes, poderá ser útil para aqueles que estão à procura de Deus e do sentido da vida".

Fonte: O Globo
Da redação do Portal Ecclesia.