quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Tema: Comunicação e Mensagens é o último tema de debate no quarto dia de Muticom


O último dia de discussão acadêmica e programação do 8º Muticom em Natal – RN aconteceu na manhã desta quinta-feira (31), abordando o tema: “Conteúdos e mensagens dos meios de comunicação social: olhares críticos e questões contemporâneas”. Estiveram assessorando o tema os professores Manuel Carlos Chaparro (USP) e Laurindo Lalo Leal Filho (USP). A discussão foi mediada pela Prof. Msc. Erika Zuza (UFRN).

O seminário destacou a diversos aspectos, como as políticas de concessão e democratização da comunicação. Em palavras expressadas, o Professor Laurindo, trouxe números de pesquisas que apontam que 79% da população ouve rádio, embora este meio de comunicação seja pouco valorizado, com se fosse o “patinho feio da comunicação”, destacou.

Já, o professor Chaparro focou em suas palavras que os meios de comunicação devem acompanhar as mudanças culturais existentes e migrarem para elas.

O encontro de comunicação que teve sua solenidade de encerramento às 16h30 teve o show da cantora Elba Ramalho que levou aos participantes do evento forró, frevo e outros ritmos da música brasileira.

Henrique Florêncio
Pastoral Paroquial da Comunicação

Reze pelas intenções do Papa neste mês de novembro

Nas intenções de oração para o mês de novembro, o Papa Francisco reza pelos sacerdotes em dificuldades e pela missão continental na América Latina. 

O Santo Padre roga, em sua intenção geral, "para que os sacerdotes em dificuldades encontrem conforto no seu sofrimento, sustento nas suas dúvidas e confirmação na sua fidelidade". 

E como intenção missionária, Francisco pede orações para "para que a Missão Continental tenha como fruto o envio de missionários da América Latina para outras Igrejas". 

Todos os meses, o Pontífice confia seus pedidos ao Apostolado da Oração, uma iniciativa que é seguida por milhões de pessoas em todo mundo.

Fonte: Canção Nova

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Discussão sobre Jornalismo Público e Cidadania foi tema desta quarta-feira (30) no 8º Muticom

Em sua oitava edição o Mutirão Brasileiro de Comunicação chega nesta quarta-feira (30) à seu quarto dia de atividades. Na manhã de hoje houve um discussão com relação ao Jornalismo Público e Cidadania, os seminários vem acontecendo em todas as manhãs do encontro, trazendo aos participantes temas diversos, na oportunidade o tema foi debatido pelo Pe. Ermano Allegri (Agência Adital); Jornalista/advogado Marcos Guerra (Natal) sob assessoria do Prof. Dr. Elson Faxina (UFPR/TVE-PR).


Nossa equipe diocesana de Pastoral de Comunicação encontra-se participando deste momento muito importante para comunicação brasileira, que desde do domingo tornou Natal – RN a capital brasileira de comunicação.

Nos grupos de trabalhos, os nossos participantes tem considerado positiva as experiências trocadas entre assessores e participando, discutindo, anotando e partilhando é que vamos revolucionar as nossas redes de comunicação em nossa diocese e em nossas paróquia é o relato de todos que compõem a Delegação Diocesana participante do encontro.

Programação

A programação acadêmica do 8º Muticom segue até esta quinta-feira (31), com as seguintes atividades: 08h –missa de encerramento, presidida por Dom Dimas Lara Barbosa; 09h – Seminário “Conteúdo e Mensagens dos MCS: olhas críticos e questões contemporâneas”, com assessoria dos professores Manuel Carlos Chaparro (USP) e Laurindo Lalo Leal Filho (USP). Das 14h às 16h, fechamento dos grupos de trabalho e às 16h30, solenidade de encerramento, com anúncio da sede do 9º Muticom, seguida da apresentação da cantora Elba Ramalho.

De Natal/RN

Pastoral Diocesana de Comunicação

terça-feira, 29 de outubro de 2013

Comunicação comunitária é tema do terceiro dia de Muticom


Na manhã desta terça-feira (29) continuidade do 8º Mutirão Brasileiro de Comunicação (Muticom) que acontece no Ginásio Poliesportivo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) inciou-se as atividades por uma leitura orante sob a ótica da comunicação, seguido pelo seminário: Comunicação Comunitária e Construção da Cidadania, com a professora Dra. Raquel Paiva (UFRJ) e mediado por Dom Dimas Lara Barbosa, da Comissão Episcopal Pastoral para Comunicação.

Conforme a professora, "a igreja católica sempre soube lidar com a questão da comunicação comunitária".

Participaram do debate o padre Manoel Filho, da arquidiocese de Salvador - BA e o Professor Doutor Juciano Lacerda (UFRN)

Após a seminário foi aberto um momento em que o público poderia se dirigir aos palestrantes e fazer algumas observações e perguntas a respeito da discussão.
O Muticom acontece até sexta-feira (01 de novembro) na UFRN. A programação completa pode ser acessada pelo site oficial (www.muticom.com.br).
Do 8º Muticom em Natal
Pastoral Paroquial da Comunicação

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Membros da Pastoral Paroquial da Comunicação fazem parte da Delegação da Diocese de Guarabira presente no 8º Muticom


Desde de ontem (27) esta acontecendo na capital do Estado do Rio Grande do Norte - Natal o 8º Mutirão Brasileiro de Comunicação. O evento de nível nacional, reuni comunicadores profissionais, pastorais da comunicação, bispos, padres, religiosos e religiosas.

Nesta manhã chegou a capital potiguar a delegação pertencente a nossa Diocese de Guarabira (PB), a mesma conta com o número de 10 pessoas  que representam a Pastoral da Comunicação de suas paróquia e num todo a Pastoral Diocesana da Comunicação, estão a frente da equipe o Pe. Gaspar Rafael, padre responsável pela pastoral na diocese e o assessor de comunicação diocesano, o seminarista Arimateria Vieira.

Nos representam enquanto Paróquia de São Sebastião, o jovem Henrique Florêncio, responsável pelas redes sociais e Liliane Soares, que compõe a equipe do Informativo Anunciai, jornal paroquial distribuído um vez por mês a todos os paroquianos. 

O encontro será composto de um programação rica em atividades e acontecerá até a próxima sexta-feira (01) de novembro.

Aproveitamos e fazemos o convite para que você fique conectado e acompanhe as notícias, fotos e comentários que serão postados por nossos representantes.

Pastoral Paroquial da Comunicação

domingo, 27 de outubro de 2013

Papa Francisco orienta famílias a viverem a alegria da fé


Crianças, pais e mães, avôs e avós, lotaram a praça São Pedro, no Vaticano, neste sábado, 26, para um encontro especial com o Papa Francisco. A audiência se deu por ocasião da Peregrinação Internacional das Famílias ao Túmulo de São Pedro que acontece neste final de semana, no âmbito do Ano da Fé.

O Papa Francisco chegou à praça São Pedro vindo do interior da basílica vaticana. Ainda no interior do templo, abraçou algumas crianças e, em seguida, apresentou-se aos milhares de fiéis peregrinos presentes na praça vaticana, rodeado de meninos e meninas.

Uma criança italiana saudou o Papa Francisco apresentando-lhe um desenho de seus familiares. "Oi, Papa Francisco! Chamo-me Federica. Gosto muito da minha avó porque ela me ensinou muitas coisas. Ensinou-me a fazer orações nas refeições e quando passa a ambulância, e o sinal da cruz. Gostou muito do senhor", disse a menina.

Respondendo-lhe, o Santo Padre disse: "Oi, Federica! Também sei fazer o sinal da cruz. Será que as crianças aqui também sabem fazer? Vamos fazer juntos? Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo", iniciou o Papa.

Em seu discurso, questionou: "como é possível viver a alegria da fé em família?". Como resposta o Pontífice apresentou um trecho do Evangelho de Mateus onde Jesus diz "Vinde mim todos vós que estais cansados e lhes darei alívio".

A vida tem muitas fadigas, disse o Papa. No entanto, o que mais pesa na vida é a falta de amor, ressaltou. "Pesa não receber um sorriso, não ser acolhido, pesa um certo silêncio... Mas, sem amor a fadiga torna-se mais pesada, intolerável".

"Queridas famílias, o Senhor conhece as nossas canseiras. Conhece o nosso profundo desejo de encontrar a alegria. Jesus quer que a nossa alegria seja completa. Disse aos apóstolos e diz hoje a nós", acentuou o Papa.

Francisco também destacou as palavras dos noivos durante o sacramento do matrimônio: "prometo ser-te fiel, amar-te e respeitar-te na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, todos os dias de nossas vidas".

Os noivos não sabem o que vai acontecer dali a diante, disse o Papa. "Eis o que significa o matrimônio: partir e caminhar juntos, de mãos dadas, entregando tudo nas mãos do senhor e não se entregando a essa cultura do provisório".

"Os esposos cristãos não são ingênuos. Conhecem os problemas e os perigos da vida, mas não tem medo de assumir a própria responsabilidade sem fugir e renunciar à missão de formar uma família", completou.

O Papa reconheceu os desafios desta missão, mas ressaltou a necessidade de contarmos com a graça de Deus. "É preciso a graça! Olhem a graça dos sacramentos. O matrimônio não é uma bela festa. A graça não é para decorar a vida, mas para dar-nos coragem de irmos à diante".

"Os cristãos se casam sacramentalmente porque estão cientes de precisarem do sacramento para cumprirem sua missão de pais. No seu casamento eles rezam juntos e com a comunidade. Mas por quê? Por que se usa fazer assim? Não! Porque precisam da ajuda de Jesus para caminharem juntos com confiança".

Finalizando o discurso, Francisco convidou às famílias para o exercício do perdão. "É preciso ter a coragem de pedir desculpa quando, na família, nós erramos", disse. Por fim, agradeceu a todos as famílias pela presença calorosa na tarde deste sábado, junto à praça São Pedro.

A festa da família em Roma teve início ainda pela manhã deste sábado, 26, e ofereceu aos presentes atrações músicas, teatro, oração e reflexão em torno do tema "Família, viva a alegria da fé". Famílias dos cinco continentes, de 70 países estiveram em Roma para o encontro promovido pelo Pontifício Conselho para as Famílias.

Fonte: Canção Nova Notícias

Papa agradece seus mais de 10 milhões seguidores no Twitter


A conta do Papa Francisco no Twitter ultrapassou os 10 milhões de seguidores neste sábado, 26. O agradecimento do Santo Padre veio neste domingo, 27, através de uma mensagem postada no próprio microblog, em que Francisco pede que continuem rezando por ele.

"Queridos seguidores, soube que já sois mais de 10 milhões! Agradeço-vos do fundo do coração e peço que continueis a rezar por mim", escreveu Francisco.

A conta do Papa no Twitter - @pontifex - foi inaugurada em 12 de dezembro do ano passado, com o então Papa Bento XVI. Até 28 de fevereiro de 2013, data do fim do pontificado de Bento XVI, o número de seguidores já tinha alcançado a marca de 3 milhões e 300 mil.

Durante o período da Sé Vacante, a conta foi suspensa, sendo retomada em 17 de março, quatro dias depois da eleição do cardeal Jorge Mario Bergoglio como o novo sucessor de Pedro. As mensagens postadas no microblog são retuitadas e assim alcançam pessoas em todo o mundo, sendo "pílulas de esperança", segundo definição do presidente do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais, dom Cláudio Maria Celli.

Atualmente, os tweets do Papa são divulgados em nove idiomas: espanhol, inglês, italiano, português, francês, latim, alemão, polonês e árabe. O idioma com maior número de seguidores é o espanhol, com mais de 4 milhões de seguidores.

Fonte: Canção Nova Notícias

sábado, 26 de outubro de 2013

Papa está prestes a alcançar 10 milhões de seguidores no Twitter


O Papa Francisco, com seus perfis no Twitter @pontifex em nove idiomas deve alcançar os 10 milhões de seguidores neste fim de semana. Quantia impulsionada pela chegada de milhares de famílias que, neste sábado e domingo, em peregrinação ao túmulo de São Pedro, terão dois dias de encontro com o Papa.

Até esta sexta-feira, os perfis reuniam 9 milhões e 980 mil seguidores. O perfil em espanhol, @pontifex_es é o que tinha o maior número de seguidores, com mais de 4 milhões, seguido daquele em inglês, @pontifex, com mais de 3 milhões. O perfil em língua portuguesa,@pontifex_pt, reunia mais de 830 mil seguidores.

O presidente do Pontíficio Conselho das Comunicações Sociais, arcebispo Claudio Maria Celli, disse que a coisa mais importante disso tudo "é o Papa que quer falar aos homens e às mulheres de hoje com uma linguagem que é compreensível e muito utilizada, aquela do Twitter, com 140 caracteres".

Dom Celli citou ainda uma proporção que mostra que quando uma mensagem do Papa é retuítada, esta alcança um público possível de 60 milhões de pessoas. Sobre as limitações das mensagem em 140 caracteres, dom Celli argumentou: "É uma linguagem muito imediata, com limitações. Mas Jesus também, no seus dizeres, usava um 'mini-tuíte'. Para entender isso podemos citar o exemplos das bem-aventuranças evangélicas: 'Bem-aventurados os pobres de espírito' contém todo o Evangelho e, ao mesmo tempo, tem menos de 140 caracteres".

Fonte: Rádio Vaticano

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

I Torneio de Futsal do Encontro de Casais com Cristo (ECC)


Na noite de ontem (24) no ginásio de esportes o "Andrezão" grupos do ECC, pertencentes a Região Pastoral de Pirpirituba participaram do I torneio de futsal promovido pelo ECC de nossa paróquia. Participaram do evento os times da Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Caiçara, Paróquia Nosso Senhor do Bom Fim de Serra da Raiz e Duas Estradas (Comunidade Sagrado Coração de Jesus), e Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Sertãozinho.

Foi um noite de alegria e confraternização entres os times e todo povo que lá se fez presente para prestigiar as partidas de futsal. Destacamos aqui a participação do Pe. Germano no time de Caiçara pertencente à sua paróquia e o Mons. José André, goleiro n o time de futsal ECC Lagoa de Dentro II. Foi pedido as pessoas que lá foram assistir as partidas um quilo de alimento não perecível para ajudar na promoção de mais um encontro de casais que acontecerá em breve em nossa cidade.

As partidas resultaram em Serra da Raiz, time campeão da noite, Sertãozinho, time vice campeão e os demais receberam um troféu de participação do torneio, além de medalhas e troféus aos artilheiros e goleiros.

O mesmo evento acontecerá na próxima quinta-feira (31) na Paróquia Nosso Senhor do Bom Fim em Serra da Raiz.

Henrique Florêncio
Pastoral Paroquial da Comunicação

Brasileiro é nomeado responsável pelo Setor Jovem do Vaticano

O Pontifício Conselho para os Leigos (PCL) divulgou nesta sexta-feira, 25, o nome do novo responsável pelo Setor Jovem da Instituição: padre João Wilkes Rebouças Chagas Júnior, missionário da Comunidade Católica Shalom. 

A função, exercida até então pelo Padre Enric Jaquinet, da Comunidade Emanuel, é coordenada pelo dicastério que assiste o Papa Francisco nas questões relacionadas à contribuição dos fiéis leigos na missão da Igreja, individualmente ou através de organizações. Dentre as atividades do setor, está a organização das Jornadas Mundiais da Juventude, criadas sob a inspiração do Papa João Paulo II.

“Consciente de meus limites, mas desejoso de doar-me inteiramente ao Senhor neste serviço, hoje desejo garantir-vos a minha disponibilidade em vos escutar e caminhar junto a vós na edificação do Reino de Deus”, afirma padre João, em carta aos responsáveis pela pastoral da juventude das conferências episcopais e das associações, movimentos, e novas comunidades internacionais.

A nomeação foi efetivada no último dia 22, data em que a Igreja celebra a memória do beato João Paulo II. Para o Fundador da Comunidade Shalom, Moiséis Azevedo, a nomeação ganhou importante significado ao ser concretizada neste dia. “A Comunidade nasceu aos pés do beato, no desejo de ofertar nossa vida e juventude para evangelizar os jovens, em especial os mais distantes de Cristo e da Igreja”, afirmou. 

Ainda segundo Moiséis, a nomeação também significa “alegria, responsabilidade, sinal e fruto”. “O serviço do padre João como responsável pelo Setor de Juventude do PCL é também um fruto da JMJ no Brasil. Creio que a sua nomeação também reflete o que a Igreja espera dos jovens do Brasil e de toda a América Latina com relação à grande responsabilidade de colaborar com a evangelização dos jovens do mundo inteiro. Por muito tempo recebemos missionários de outras terras que nos comunicaram o grande tesouro da Fé, agora devemos ‘dar de graça o que de graça recebemos”, concluiu.

Padre João Wilkes fez especialização em Teologia Espiritual na Pontifícia Faculdade Theresianum de Roma. Ingressou na Comunidade Católica Shalom aos 16 anos e foi ordenado sacerdote aos 27 anos, na Arquidiocese de Fortaleza. Desde 2011, colaborava em Roma com a coordenação da Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro.

Fonte: Redação / CN Notícias / Comunidade Shalom

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Que os cristãos levem a sério a própria fé, pede Papa em homilia


Todos os batizados são chamados a prosseguir no caminho da santificação, uma atitude que deve ser levada a sério. Essas foram palavras do Papa Francisco em Missa celebrada na Casa Santa Marta nesta quinta-feira, 24. O Santo Padre afirmou que sempre na vida há o antes e o depois de Jesus, destacando que Cristo fez no homem uma "segunda criação" que se deve levar adiante com o modo de viver.

Antes e depois de Jesus. Francisco desenvolveu a homilia a partir da passagem da carta aos Romanos centrada no mistério da redenção humana. Ele observou que o apóstolo Paulo procura explicar isso com a lógica do antes e depois de Cristo, sendo o antes uma "sujeira" enquanto o depois é uma "nova criação".

"Fomos re-feitos em Cristo! Se antes toda a nossa vida, o nosso corpo, a nossa alma, os nossos hábitos estavam no caminho do pecado, da iniquidade, depois desta re-criação devemos fazer o esforço de caminhar na estrada da justiça, da santificação".

O Papa recordou então o momento do batismo, em que os pais fazem um ato de fé em Jesus Cristo, uma fé que deve ser reassumida e levada adiante com o modo de vida. O Pontífice reconheceu que muitas vezes há o pecado e as imperfeições, mas o Sacramento da reconciliação pode curar essas feridas de forma que também elas sirvam para o caminho de santificação. "Depois de Cristo estamos no caminho da santificação, mas devemos levá-lo a sério".

E para seguir nesse caminho com seriedade, o Santo Padre defendeu as obras de justiça, obras simples, como adorar a Deus e fazer o que Jesus aconselha: ajudar o próximo. "Sem esta consciência do antes e depois da qual nos fala Paulo, o nosso cristianismo não serve pra nada! E mais: vai pelo caminho da hipocrisia (...) Peçamos a São Paulo que nos dê a graça de viver como cristãos a sério, crer realmente que fomos santificados pelo sangue de Cristo".

Fonte: Canção Nova Notícias

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Papa Francisco nomeia novo bispo para Franca (SP)

A Nunciatura Apostólica no Brasil divulgou na manhã desta quarta-feira, 23 de outubro, que o Papa Francisco nomeou dom Paulo Roberto Beloto como bispo da vacante diocese de Franca (SP), transferindo-o da diocese de Formosa (GO).

Dom Paulo nasceu em 1957, em Adamantina/SP. Recebeu a ordenação presbiteral em 1986, e exerceu o ministério em diversas paróquias da diocese de Marília (SP), onde também foi vigário episcopal e reitor do seminário. Possui mestrado em Teologia e Estudos Bíblicos, e fez a capacitação para orientadores de Exercícios Espirituais, no Centro de Espiritualidade Inaciana de Itaici (SP) e no Centro Teresiano de Espiritualidade, de São Roque (SP).

Em 2005, foi nomeado pelo papa Bento XVI como bispo da diocese de Formosa, onde tomou posse em 19 de fevereiro de 2006. No Regional Centro-Oeste da CNBB, dom Paulo é o bispo referencial para os presbíteros e a Pastoral Vocacional.

Fonte: CNBB

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

A ganância destrói as relações, afirma o Papa Francisco na missa matutina


A ganância, pensar só no dinheiro destrói as pessoas, destrói as famílias e as relações com os outros, foi o que disse o Papa esta manhã durante a missa na Casa Santa Marta. O convite não é escolher a pobreza em si mesma, mas utilizar as riquezas que Deus nos dá para ajudar quem precisa.

Comentando o Evangelho do dia, em que um homem pede a Jesus que ajude a resolver uma questão de herança com o seu irmão, o Papa fala sobre a nossa relação com o dinheiro:

"Isso é um problema de todos os dias. Quantas famílias destruídas vemos pelo problema do dinheiro: irmão contra irmão; pai contra filho... E esta é a primeira consequência desse atitude de desejar dinheiro: destrói! Quando uma pessoa pensa no dinheiro, destrói a si mesma, destrói a família! O dinheiro destrói! É assim ou não? O dinheiro é necessário para levar avante coisas boas, projetos para desenvolver a humanidade, mas quando o coração só pensa nisso, destrói a pessoa".

Jesus conta a parábola do homem rico, que vive para acumular "tesouros para si mesmo e não é rico para Deus". A advertência de Jesus é para manter-se diante de toda cupidez:

"É isso que faz mal: a cupidez na minha relação com o dinheiro. Ter mais, mais e mais... Isso leva à idolatria, destrói a relação com os outros! Não o dinheiro, mas a atitude que se chama ganância. Esta ganância também provoca doença… E no final - isso é o mais importante - a cupidez é um instrumento da idolatria, porque vai na direção contrária àquela que Deus traçou para nós. São Paulo nos diz que Jesus Cristo, que era rico, se fez pobre para nos enriquecer. Este é o caminho de Deus: a humildade, o abaixar-se para servir. Ao invés, a cupidez nos leva para a estrada contrária: leva um pobre homem a fazer-se Deus pela vaidade. É a idolatria!".

Por isso - prossegue o Papa -, Jesus diz coisas tão fortes contra esta atitude de posse em relação ao dinheiro. Ele nos diz que não se pode servir a dois senhores: ou a Deus ou ao dinheiro. Diz que não devemos nos preocupar, pois o Senhor sabe do que precisamos, e nos convida "ao abandono confiante no Pai". O homem rico da parábola continua a pensar somente nas riquezas, mas Deus lhe diz: "Insensato, esta noite ser-te-á reclamada a alma!". "Esta estrada contrária a de Deus - conclui o Papa - é uma insensatez, que nos leva para longe da vida, destrói qualquer fraternidade humana": 

"O Senhor nos ensina qual é o caminho: não é o caminho da pobreza pela pobreza. Não! É o caminho da pobreza como instrumento, para que Deus seja Deus, para que Ele seja o único Senhor! Não o ídolo de ouro! E todos os bens que temos, o Senhor nos dá para que levemos avante o mundo, a humanidade, para ajudar os outros. Que fique hoje no nosso coração a Palavra do Senhor: 'Cuidado e mantenham distância de toda cupidez, porque mesmo que alguém viva na abundância, a sua vida não depende daquilo que possui'".

Fonte: Rádio Vaticano

domingo, 20 de outubro de 2013

Pastoral da Criança realizou assembleia eletiva neste domingo

FOTOS: FACEBOOK/RAQUEL LIMA
Na tarde deste domingo (20) a Pastoral da Criança de nossa paróquia, reuni-se em assembleia eletiva para a escolha da nova coordenação.

O encontro que aconteceu na escola Menino Jesus, teve a presença de líderes e teve o processo de escolha da nova coordenação, acompanhada pela equipe da Pastoral da Criança da Diocese de Guarabira, representada pela Ir. Lourdinha, e foi supervisionado pelo Mons. José André.

Foi conduzida a missão de coordenadora da pastoral, Edileuza Silva, que contará com o apoio de todos que fazem este serviço de leva vida e vida em abundância a tantos.

A Pastoral da Criança acompanha atualmente cerca de mais de 100 crianças no município, que mensalmente são pesadas e acompanhadas dentro da necessidade de cada uma. Além disso, gestantes estão sendo acompanhadas, é o trabalho feito em parceria com as Agentes Comunitárias de Saúde e Departamento Municipal de Saúde.

Henrique Florêncio
Pastoral Paroquial da Comunicação

sábado, 19 de outubro de 2013

Projeto missionário "Ide e Evangelizai" da Comunidade Doce Mãe de Deus aconteceu neste sábado em Lagoa de Dentro


Neste tempo em que a Igreja nos convida a viver a missão como o tema "A quem eu te enviar, irás" (Jr 1,7b) tema da campanha missionária nacional 2013, missionários da Comunidade Doce Mãe de Deus chegaram em nossa paróquia para lançar as sementes de uma nova evangelização, através do Projeto Ide e Evangelizai.

O sábado de evangelização iniciou-se com a Celebração da Santa Missa presidida pelo Mons. José André, pároco e missionário consagrado Doce Mãe de Deus, a celebração aconteceu em nossa Igreja Matriz de São Sebastião. Em sua homilia o sacerdote falava da importância do projeto de evangelização que há anos já alcançou a muitos irmãos e irmãs que distante estavam da Santa Igreja, da eucaristia e do Amor de Deus, ele falou ainda aos missionários que "ao entrardes em uma casa para visitar sejam humildes, deixem um bênção de paz, esperança, saúde e de salvação, mostrem este novo tempo que o nosso Deus chama a todos para estarem juntos por uma única causa, a do reino dos céus" ressaltou.

No final da celebração os missionários e o povo de Deus receberam pela imposição das mãos do sacerdote, a bênção de envio e a ordem "Ide sem medo, aos quatro cantos deste município, ide sem medo a evangelização".

As atividades missionárias foram divididas entre momentos dedicados à catequese com as crianças e jovens, o trabalho missionário, com visitas às residências, consagração das famílias, show de evangelização com o Ministério de Música Doce Mãe de Deus, da missão inserida na paróquia e a Banda JPII de João Pessoa/PB que expressavam músicas de Deus enquanto também acontecia o III Maná Fest Pizza, evento promovido pela Comunidade Doce Mãe de Deus, missão Lagoa de Dentro. A princípio, as visitas concentraram-se nos setores que não foram visitados durante a semana para receberem as missões. De casa em casa, onde foram recebidos por moradores que ouviram a palavra de Deus, refletiram a mensagem do Senhor e rezaram. “Sem dúvida alguma, foi uma experiência muito positiva. Foram dias de muitas bênçãos vivermos encontros com os jovens, adultos e moradores dos setores por onde passamos e os que vieram aqui não para trazer a fé, porque o povo deste município já é um povo de fé, mas para lembrar que temos um Deus que nos ama e faz de nós uma só família de irmãos”, destacou, Mons. José André.

Henrique Florêncio
Pastoral Paroquial da Comunicação

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Ser missionário é um sinal de maturidade cristã, diz Papa

O Dia Mundial das Missões, celebrado neste domingo, 20, será realizado desta vez no contexto do Ano da Fé, vivenciado pela Igreja Católica de outubro de 2012 até o próximo mês de novembro.

O Vaticano publicou em maio deste ano, a mensagem do Papa Francisco para esta celebração católica. No texto, o Santo Padre destaca logo no início que o Dia Mundial das Missões é uma ocasião importante para revigorar a amizade com o Senhor e o caminho da Igreja que "anuncia, com coragem, o Evangelho".

Pontuou que a capacidade apresentada por cada fiel católico para anunciar a fé é um sinal de sua maturidade eclesial. "A solidez da nossa fé, a nível pessoal e comunitário, mede-se também pela capacidade de a comunicarmos a outros, de a espalharmos, de a vivermos na caridade, de a testemunharmos a quantos nos encontram e partilham conosco o caminho da vida", afirmou.

Francisco explica na mensagem que esta missionariedade da Igreja não se limita a territórios geográficos, mas vai além, alcança povos, culturas e indivíduos, e chega ao ponto principal: o íntimo do ser humano. "Precisamente porque os ‘confins’ da fé não atravessam apenas lugares e tradições humanas, mas o coração de cada homem e mulher".

"Por vezes, há ainda quem pense que levar a verdade do Evangelho seja uma violência à liberdade", ressalta o Papa. Mas afirma, junto ao pensamento de Paulo VI, que o anúncio é, na verdade, uma “homenagem à liberdade” e que os católicos não devem temer a missão, mas cumprir o mandato de levar o Evangelho a toda criatura.

“Devemos sempre ter a coragem e a alegria de propor, com respeito, o encontro com Cristo e de nos fazermos portadores do seu Evangelho; Jesus veio ao nosso meio para nos indicar o caminho da salvação e confiou, também a nós, a missão de a fazer conhecer a todos, até aos confins do mundo”, enfatizou.

Prosseguindo, Francisco dirigiu uma palavra de encorajamento e agradecimento aos missionários e às missionárias, leigos ou clérigos. Exortou-os, especialmente aos padres e aos leigos, a viverem “com alegria o seu precioso serviço nas Igrejas aonde foram enviados”.

Ao finalizar a mensagem e utilizando-se das palavras do Papa emérito na Carta Apostólica Porta Fidei, o Sumo Pontífice expressou seus votos para celebração do próximo dia 20.

"Bento XVI exortava: Que 'a Palavra do Senhor avance e seja glorificada' (2 Ts 3, 1)! Possa este Ano da Fé tornar cada vez mais firme a relação com Cristo Senhor, dado que só n’Ele temos a certeza para olhar o futuro e a garantia dum amor autêntico e duradouro (Carta ap. Porta fidei, 15). Tais são os meus votos para o Dia Mundial das Missões deste ano".

Fonte: Canção Nova Notícias

Neste domingo, Coleta Missionária acontecerá em todo o País

A coleta missionária será neste domingo, 20, nas paróquias de todo o País. Na data escolhida, a Igreja celebra o Dia Mundial das Missões, cujo tema deste ano é “a quem eu te enviar, irás” (Jr 1, 7b). 

“Estes recursos são importantes: uma pequena parte fica para a organização da Campanha e a manutenção das Pontifícias Obras Missionárias (POM) e a maior parte é enviada para o Fundo Mundial de Solidariedade, em Roma, que financia projetos de ajuda a missões em todo mundo, especialmente na Ásia e na África. São projetos como sustento de dioceses, manutenção de seminários, obras sociais e assistência aos missionários”, explica o diretor nacional das POM, padre Camilo Pauletti.

A organização da Campanha no Brasil é de responsabilidade das POM em parceria com duas Comissões Episcopais da CNBB: Ação Missionária e Amazônia. 

Os subsídios foram enviados para as comunidades de todo o país: 190 mil livretos da novena missionária; 22 mil DVD’s com testemunhos; 8 milhões de folhetos com orações para as missas dominicais; 11 milhões de envelopes para a coleta.

“A Igreja é por sua natureza missionária. A campanha deseja recordar essa dimensão”, afirma o presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Missionária e a Cooperação Intereclesial da CNBB, Dom Sérgio Braschi.

“Pelo batismo e pela Crisma, somos ungidos para levar o Evangelho, levar a missão de Jesus. Essa campanha quer nos comprometer, de uma maneira concreta, no apoio aos missionários além fronteiras”, completa.

Fonte: CN Notícias

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Comunidade São José recebe missionários e Celebração Eucarística presidida pelo Mons. José André


Na manhã e tarde de hoje (17) missionários perseverantes na evangelização e na continuidade da Semana Missionária 2013 realizada em nossa paróquia, visitaram desa vez a Comunidade São José, a mesma vem acrescendo aos poucos e é situada na saída de Lagoa de Dentro para o sítio Gravatá, o local ainda é conhecido por muitos como sítio arisco.

A Celebração Eucarística aconteceu por volta das 17h00, de frente a casa de uma das moradoras da comunidade e contou com um bom número de fiéis católicos e moradores que tão bem acolheram os missionários que lá pregaram o Evangelho e deixaram uma bênção de paz.

Em breve homilia dirigida aos presentes o Mons. José André falou do potencial da evangelização e da graça de celebrar a eucaristia com os moradores da comunidade São José, onde brevemente poderão contar com a construção de um capela em honra a São José, patrono da igreja, esposo da Virgem Maria e que traz o nome daquele lugar. Após a celebração todos os presentes puderam se deliciar de um sopão feito pelo Encontro de Casais com Cristo (ECC).

Programação de amanhã 18/10/2013 (sexta-feira):

06h00 - Missa de frente à casa de Ana Marta, rua Rita Guedes
Resp. Apostolado da Mãe Rainha e Coordenação local
  • Visitas no Setor Menino Jesus
Manhã a partir das 08h00
Tarde a partir das 14h00
Concentração: Casa de Maria Figueiredo
Visita à Escola: Antônia Coelho e Getúlio Vargas - CDMD
Coordenadores do Setor Menino Jesus: Lúcia Amorim, Sandra e Branca
19h00 - Celebração no Bairro Cristo Rei
Apresentação de Dança e Teatro (Crisma e EJC)

Henrique Florêncio
Pastoral Paroquial da Comunicação

Missa no Setor Nosso Senhor do Bom Fim


Na noite de ontem quarta-feira (16) fiéis e missionários reuniram-se de frente a casa do senhor Bento Bondade, na rua São Pedro, para celebrar em ação de graças ao quarto dia de visitas missionárias nos setores de nossa paróquia.

A celebração foi presidida pelo Mons. André e reuniu um bom números de moradores, missionários, membros de grupos, movimentos e pastorais que juntos passaram todo o dia em missão visitando cada lar que compõe o Setor Nosso Senhor do Bom Fim. 

Em sua homilia o sacerdote lembrava a todos a força que tem o perdão e a força que vem de Deus para realizar este ato tão difícil, mas que se torna bonito pela grandeza do amor de Deus. 

Ao final da celebração ele agradeceu a todos os missionários e aos que estão participando da Semana Missionária 2013, a coordenadora do setor, Maria Da Luz também fez uso da palavra para agradecer a todos que estão lhe ajudando na missão de coordenar e ressaltou "a missão é difícil, mas é gostosa".


Programação de hoje 17/10/2016 (Quinta-feira)
  • Visitas no Setor São José
Manhã a partir das 08h00
Tarde a partir das 14h00
Concentração: Ginásio de Esportes
Visita à Escola: Alfredo Chaves - CDMD
17h00 - Missa no Setor São José | Local: Sítio Arisco, caminho para Gravatá
Resp. Equipe de Liturgia e Coordenação Local (Coordenação: Ana Targino e Porciúncula).
Sopão: Organização ECC

Henrique Florêncio
Pastoral Paroquial da Comunicação

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Missão, Santa Missa e aniversário do Mons. André fizeram parte do terceiro dia da semana missionária 2013


"A quem eu te enviar, irás" (Jr 1,7b) é sob esta palavra bíblica que missionários seguem realizando a Semana Missionária 2013.

Na noite de ontem (15) missionários, grupos, movimentos e pastorais reuniram-se em torno do altar para celebrar em ação de graças pelo terceiro dia de visitas domiciliares à luz da palavra de Deus, de músicas e reflexão de vida, mas também por ocasião da passagem do aniversário natalício do Mons. José André, nosso pároco. A celebração eucarística aconteceu de frente a Sede da Pastoral da Criança, no Setor Cristo Ressuscitado, área visitada pelos missionários.

Em sua breve homilia o sacerdote destacava o valor de ir ao encontro do outro, de sair de si para levar Cristo aos que distante estão, nos falava também da alegria de poder celebrar com os moradores daquele lugar que é atendido pelo Projeto Mãe da Ternura da Comunidade Doce Mãe de Deus e pela Pastoral da Criança ambos realizam o social com amor e dedicação a muitos, assim ressaltou.

Após a celebração houve homenagens, cantaram parabéns para o Monsenhor e paroquianos aniversariantes, em seguida os presentes puderam saborear de um bolo feito para celebrar o aniversário do sacerdote e aquele momento vivido por aquele setor.

Programação desta quarta-feira 16/10/2013:
  • Visitas no Setor Nosso Senhor do Bom Fim
  • Visitas aos doentes - Padre e Ministros
Manhã a partir das 08h00
Tarde a partir das 14h00
Concentração: De frente a casa de Dilza
Visita à Escola: Ivan Bichara Sobreira - CDMD
19h00 - Missa de frente a casa de Bento Bondade, rua São Pedro. Resp. Equipe de Liturgia e Coordenação local (Coordenadores do Setor Nosso Senhor do Bom Fim: Da Luz, Adelita e Olga).

Henrique Florêncio
Pastoral Paroquial da Comunicação

terça-feira, 15 de outubro de 2013

Visita missionária e Celebração da Palavra marcam o Setor Santo Antônio


No dia de ontem segunda-feira (14) missionários realizaram durante todo o dia visitas missionárias no Setor Santo Antônio, no bairro novo, o local de partida foi o terreno onde será construída uma igreja em honra a Santo Antônio, de lá os missionários divididos em duplas saíram porta-a-porta pregando o Evangelho e deixando uma bênção de paz aos lares visitados.

A noite houve a celebração da palavra que contou com um bom número de fiéis e missionários, após a celebração foi dado os avisos para o dia seguinte e uma breve partilha entre os missionários e o povo de Deus visitado.

Confira a programação completa da SEMANA MISSIONÁRIA 2013

Programação de hoje 15/10/2013 (Terça-feira):
  • Visitas no Setor Cristo Ressuscitado
Manhã a partir das 08h00
Tarde a partir das 14h00
Concentração: Casa da Comunidade Doce Mãe de Deus
19h00 - Missa de frente a Casa da Pastoral da Criança. Resp. Equipe de Liturgia e Coordenação local (Coordenação do setor: Comunidade Doce Mãe de Deus).

Henrique Florêncio
Pastoral Paroquial da Comunicação