sábado, 28 de dezembro de 2013

Paróquia realiza Assembleia Paroquial

Foto: Iris Magna
A Paróquia de São Sebastião realizou na manhã deste sábado (28) a sua Assembleia Paroquial, reunindo as forças vivas da Igreja para avaliar e planejar a caminhada pastoral. A Assembleia foi realizada no salão da casa comunitária do Bairro Cristo Rei e contou com cerca de 50 pessoas, sendo elas representantes das pastorais, dos movimentos e das comunidades rurais.

O início da reunião deu-se com a oração inicial conduzida pelo Mons. José André, pároco local e em seguida a abertura dos trabalhos. O tema principal desta assembleia foi "Comunidade de Comunidades: um nova paróquia".  O Monsenhor destacou a importância da reflexão na vida da Igreja, lembrando que a Igreja vive da Palavra de Deus. Ela é essencial para nossa vida de reflexão e são as ferramentas de nossa missão.

Após a apresentação do tema, houve a calendarização e discussão a cerca das datas e solenidades a serem celebradas em 2014 na Igreja Matriz São Sebastião (Paróquia) e nas comunidades rurais, em seguida houve a distribuição do Caderno de Oração "Meu Encontro 2014" da Comunidade Doce Mãe de Deus, que foi um presente dado pela paróquia aos participantes da assembleia paroquial.

Henrique Florêncio
PASCOM

terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Campanha Natal sem Fome acontecerá, sábado 21

No próximo sábado (21) membros de grupos, movimentos e pastorais se unirão para realização de mais um "Natal sem Fome" campanha de arrecadação de alimentos para doações a famílias carentes na cidade.

Todos os anos, a campanha "Natal Sem Fome" tem como objetivo promover o espírito solidário no natal de partilha para com o próximo.

As doações serão realizadas por meio da Pastoral da Criança, que após toda arrecadação é a responsável por repassar as famílias cadastradas as cesta de natal com os alimentos.

Henrique Florêncio
PASCOM

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Do Advento ao Natal

Chamamos de advento o período que se inicia quatro domingos antes do Natal. O advento é um período de muita reflexão, visto que é um tempo muito propício a fazermos uma retrospectiva e análise de nossa vida, ou seja, de verificarmos se estamos vivendo de acordo com a vontade e ensinamentos de Deus. 

Nesse tempo nos preparamos para a vinda do Messias, que deseja encontrar uma manjedoura em nosso coração. Por isso, o mais importante não é pintar a casa, enfeitar a árvore de natal, comprar roupas novas ou esperar um presente de Papai Noel, mas devemos nos preocupar com a limpeza do nosso coração para podermos acolher bem Aquele que vem para nos libertar e salvar.

O advento estende-se até o dia 24 de dezembro à tarde, quando neste mesmo dia, à noite, celebramos o Natal, ou seja, a vinda do Filho de Deus: o verbo que se faz carne e vem habitar no nosso meio (Conf. João 1, 14).

O Natal é o ápice de toda preparação que vivenciamos durante o advento. Portanto, o caminho ao qual somos convidados a percorrer nesse tempo é o nosso interior. Como anunciou São João Batista: “Preparem o caminho do Senhor, endireitem suas estradas!” (Mateus 3,3).

Que possamos vivenciar bem o advento e esperançosos aguardarmos a vinda do Senhor Jesus.

Maria de Fátima (Fafá)
Fonte: Informativo ANUNCIAI

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Os direitos humanos e o respeito ao próximo

Diariamente na mídia ouvimos falar algo sobre direitos humanos, sobre a defesa de tais direitos, mas afinal, o que são direitos humanos?

São aqueles direitos que todos têm independentemente de raça, condição física, social ou qualquer outra condição, a exemplo do direito à vida, à liberdade de expressão, e à igualdade. Como o próprio nome já sugere, tais direitos estão ligados de forma muito forte à condição humana. Todos nós os adquirimos ao nascer, eles estão acima do Estado, acima dos demais direitos e devem ser respeitados para que a sociedade possa existir de forma organizada e, consequentemente, para que as individualidades de cada um sejam respeitas.

Existem muitos problemas em nossa sociedade que são produzidos pela falta de respeito aos direitos humanos - a problemática do aborto, por exemplo, é um desses problemas, uma vez que o direito à vida se enquadra nesta categoria. A problemática da má infra-estrutura em estabelecimentos prisionais também, pois, mesmo aqueles que se encontram “excluídos” do convívio social necessitam de um mínimo de dignidade para poder sobreviver.

Enfim, esses e outros exemplos nos mostram que as individualidades de cada um (objeto de defesa dos direitos humanos) precisam ser respeitadas, e que o bem comum e a paz social só podem ser gerados a partir do respeito ao próximo, ao seu espaço e, consequentemente do respeito às suas particularidades.

Bruno Vinícius Soares - EJC
Fonte: Informativo ANUNCIAI

segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Bispo Diocesano ordenou padre, o duasestradense Antônio Dias da Costa, CRL

FOTO: Igreja Nossa Senhora da Dores
No último sábado, dia 07 de dezembro, a igreja particular da diocese de Guarabira estava em festa, pois na Comunidade Sagrado Coração de Jesus de Duas Estradas, pertencente a Paróquia Nosso Senhor do Bom Fim de Serra da Raiz, centenas de fieis presenciaram uma bela cerimônia de ordenação. Depois de 52 anos de emancipação política foi ordenado o primeiro padre duasestradense.

Estiveram presentes padres da diocese, convidados de outras dioceses, paróquias e comunidades eclesiais. Com o tema “Fiat Voluntas Tua”  – o diácono Antônio Dias da Costa, respondeu sim ao bispo diocesano e a comunidade. Assim assumindo a sua missão de presbítero ou seja, padre para esta igreja.

O Parque de Eventos da cidade, local da celebração, ficou lotado de fieis que de longe ou de perto vieram para celebrar este momento importante para a vida do neo-sacerdote, para seus familiares e toda comunidade católica.

Padre Antônio Dias, CRL celebrou sua primeira missa. Enquanto padre em sua comunidade natal, na Igreja Sagrado Coração de Jesus em Duas Estradas (PB) sua segunda missa foi celebrada na tarde de ontem, 08 de dezembro, Solenidade da Imaculada Conceição, em nossa Igreja Matriz de São Sebastião e por fim na Igreja Matriz da Paróquia Senhor do Bom Fim em Serra da Raiz (PB).

Henrique Florêncio
Pastoral Paroquial da Comunicação

Solenidade de Nossa Senhora da Conceição é celebrada nesta terça-feira 10, no Sítio Barro

Nesta terça-feira (10/12) a Comunidade do Sítio Barro, encerra as festividades de sua padroeira Nossa Senhora da Conceição com procissão da imagem às 18h30 e Santa Missa presidida pelo Mons. José André. O Sítio Barro integra os três sítios que têm a Imaculada Conceição com padroeira local, durante este mês as comunidades de Bom Jesus, Boa Vista e Barro celebraram cada uma as festividades em honra a Nossa Senhora, ambas tiveram uma programação diferenciada para que todas as outras comunidades vizinhas e o povo de Deus pudessem participar.

Henrique Florêncio
Pastoral Paroquial da Comunicação

domingo, 8 de dezembro de 2013

Fiéis celebram dia de Nossa Senhora da Conceição

Neste domingo (08) fiéis reuniram-se em nossa Igreja Matriz para celebrar o Solenidade da Imaculada Conceição. A Celebração foi presidida pelo neo-sacerdote o Pe. Antônio Dias, CRL que sob imposição das mãos e Oração Consecratória do nosso bispo diocesano Dom Lucena, foi ordenado na cidade de Duas Estradas (PB) cidade natal do sacerdote.

Em sua segunda homilia enquanto sacerdote, ressaltou que: "A Virgem Maria tem na Igreja e no mundo um lugar predileto, uma missão que ela ao dar o seu sim nos ajudar encontrar a verdade plena. O evangelho nos revela a grandeza desta mulher, Lutero em suas reflexões a cerca do magnifica não tinha outra mulher que pudesse assumir o germe da salvação,com Maria acontece para nos todo inicio de uma historia de salvação, porque ela assumiu na sua pré-disposição pata carregar no seu seio Aquele que seria o sinal de salvação, mas ao mesmo tempo o sinal de contradição perante aqueles que se consideravam doutos da palavra de Deus".

Acompanhe na íntegra todo homilia deste domingo Solenidade de Nossa Senhora da Conceição ouvindo o áudio CLIQUE AQUI!

Após a ação de graças houve comunicados e uma homenagem em forma de agradecimento pela disponibilidade do novo sacerdote.


Henrique Florêncio
PASCOM

Comunidade de Boa Vista encerra festividades em honra à sua padroeira nesta segunda-feira 09

Capela Nossa Senhora da Conceição
Sítio Boa Vista
Na próxima segunda-feira (09) a Comunidade Nossa Senhora da Conceição do Sítio Boa Vista, distante da cidade cerca de quase 2 Km, encerrará solenemente as festividades de sua padroeira, com a Celebração da Santa Missa presidida pelo Mons. José André, pároco de nossa Igreja Matriz São Sebastião às 19h30, a liturgia será assumida pelo Grupo de Oração e a animação pela comunidade local.

Todos estão convidados para participar do encerramento em louvores a Imaculada Conceição de Maria.

Henrique Florêncio
Pastoral Paroquial da Comunicação

sábado, 7 de dezembro de 2013

Programação de encerramento da Festa de Nossa Senhora da Conceição do Sítio Bom Jesus

Capela Nossa Srª. da Conceição
Sítio Bom Jesus
Em festa a Comunidade Nossa Senhora da Conceição do Sítio Bom Jesus, encerrará as festividades em honra a sua padroeira na noite de hoje sábado (07/12) com a seguinte programação: 19h00 - Procissão com a imagem de Nossa Senhora da Conceição e às 19h30 - Santa Missa com o Pe. Salvador da Paróquia Nossa Senhora de Fátima de Pedro Régis (PB) em seguida haverá um bingo, e amanhã domingo (08/12) às 20h00, a Banda Católica JPII (João Paulo II) da cidade de João Pessoa (PB) fará um show de evangelização encerrando as festividades de 2013 daquela comunidade.

A banda de Rock/Rap católico foi criada em fevereiro de 2013 é composta por jovens e nasceu com o desejo de espalhar e anunciar o Amor de Deus à outros jovens.

Henrique Florêncio
Pastoral Paroquial da Comunicação

sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

"O exemplo de Mandela inspire as novas gerações", diz Papa Francisco

O papa Francisco escreveu na manhã desta sexta-feira, 06, ao presidente da República Sul-Africana, Jacob Zuma, uma mensagem expressando seu pesar pela morte do líder e símbolo da luta anti-racista Nelson Mandela.

A seguir, a íntegra da mensagem.

“Soube com tristeza da morte do ex-presidente Nelson Mandela e envio minhas preces e condolências à família Mandela, aos membros do Governo e a todo o povo da África do Sul. Encomendando a alma do falecido às infinitas bênçãos de Deus, peço ao Senhor que console e apoie todos os que choram por esta perda. Louvo o firme compromisso demonstrado por Nelson Mandela ao promover a dignidade humana de todos os cidadãos da nação e forjar uma nova África do Sul, construída sobre os alicerces firmes da não-violência, da reconciliação e da verdade. Rezo para que o exemplo do ex-Presidente inspire as gerações da África do Sul a colocar a justiça e o bem comum no topo de suas aspirações políticas. Com estes sentimentos, invoco sobre todos os povos da África do Sul os dons divinos da paz e prosperidade”.

Papa Francisco
Fonte: CNBB

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Ordem dos Cônegos Regulares Lateranenses ganhará novo Sacerdote


No próximo dia 07 de dezembro de 2013 (sábado) a Ordem dos Cônegos Regulares Lateranenses, com casa em Solânea - PB, na Diocese de Guarabira, ganhará um novo sacerdote.

A Celebração Eucarística, será presidida pelo Bispo Diocesano de Guarabira, Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena, que pela imposição das mãos e Oração Consecratória, ordenará o Diácono Antônio Dias da Costa, sacerdote, a celebração acontecerá no Parque de Eventos da cidade de Duas Estradas, cidade natural do candidato ao sacerdócio e contará com a presença de padres, religiosos, religiosas, familiares, amigos e todo povo de Deus daquele lugar. O momento também contará com a presença do Abade e o provincial da ordem.

Henrique Florêncio
Pastoral da Comunicação

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Francisco aos fiéis: "Ressuscitaremos como Jesus"


O Papa focou a sua catequese da audiência geral desta quarta-feira, 04, no tema da Ressurreição. Diante de dezenas de milhares de pessoas que participaram do encontro na Praça São Pedro, o Papa lembrou que o Evangelho afirma que o fato de o Senhor ter ressuscitado é a prova que existe a Ressurreição dos mortos. Francisco tocou três aspectos desta relação:

Em primeiro lugar, citou o Antigo Testamento, que indica que a esperança na Ressurreição compreende um ato de fé na justiça de Deus. Já o Novo Testamento recorda que Jesus ressuscitou no último dia e se fez homem como nós em tudo, menos no pecado.

Somos discípulos Daquele que veio, vem a cada dia e virá no final. Se conseguirmos ter esta realidade mais presente, seremos menos fadigados no cotidiano, menos prisioneiros do efêmero e mais dispostos a caminhar com coração misericordioso pelo caminho da salvação. À espera de seu Reino, levemos esta esperança também aos outros, a fim de que sintam a proximidade e o amor de Deus!”, instou.

O segundo aspecto explicado pelo Pontífice foi o significado da Ressurreição. “Nosso corpo se unirá à alma graças à Ressurreição de Jesus. Esta transfiguração – disse – é preparada quando nos encontramos com Cristo nos Sacramentos, especialmente na Eucaristia. Nutrindo-nos de seu Corpo e de seu Sangue, ressuscitaremos como Ele, com Ele e por meio Dele”.

Assim como Jesus ressuscitou com o seu corpo e não retornou à vida terrena, nós ressurgiremos com os nossos corpos, que serão transformados em corpos gloriosos, corpos espirituais”, refletiu o Papa, acrescendo de improviso "que isto não é uma mentira". 

Enfim, Francisco acenou ao terceiro elemento: já participamos, em nossa vida da Ressurreição de Cristo, mediante o batismo. “Já temos em nosso corpo uma semente da Ressurreição; por isso, devemos respeitá-lo, assim como deve ser respeitada e amada a vida das pessoas que sofrem, para que sintam a proximidade do Reino de Deus, da condição eterna de vida para a qual caminhamos”. 

Depois da catequese, lida em italiano, Francisco passou a saudar os grupos de turistas e peregrinos em várias línguas. Em português, ele cumprimentou “com sentimentos de gratidão e estima principalmente os grupos brasileiros de Criciúma e Ribeirão Preto, invocando sobre seus passos a alegria do encontro com Deus: Jesus Cristo é a Tenda divina no meio de nós; ide até Ele, vivei na sua graça e tereis a vida eterna”, disse, antes de conceder a todos os presentes a Bênção de Deus.

Fonte: Rádio Vaticano

domingo, 1 de dezembro de 2013

Papa Francisco: um caminho sem Jesus não é um caminho de cristãos


O Papa Francisco visitou na tarde deste domingo, 1° de dezembro, a paróquia de São Cirilo de Alexandria, localizada no bairro Tor Sapienza, em Roma. Como previsto o Santo Padre encontrou brevemente as crianças da primeira comunhão, os doentes, os batizados, com os seus pais, do ano pastoral em andamento, e os 9 adolescentes que receberam o Sacramento da Confirmação. Enfim confessou alguns dos paroquianos.

No final da missa, que teve início meia hora antes do previsto, o Papa se encontrou com o conselho pastoral formado por trinta agentes paroquiais e voluntários.

Na sua homilia o Papa Francisco destacou que um caminho no qual não é contemplado Jesus "não é um caminho de cristãos". Falando aos 9 crismandos perguntou: "e depois da Crisma, adeus, não se vai mais à Igreja? E verdade ou não? Esta não seja a cerimônia do adeus".

Após a Crisma - continuou o pontífice -, toda a vida, também um encontro com Jesus na oração, quando vamos a Missa, e quando fazemos boas obras, quando visitamos os doentes, quando ajudamos um pobre, quando pensamos nos outros, quando não somos egoístas, quando somos amáveis... encontramos sempre Jesus!. E o caminho da vida é precisamente este: caminhar para encontrar Jesus.

O Santo Padre recorda que "as pessoas que Jesus procurava mais" eram os pecadores, e era repreendido, e diziam que não era um verdadeiro profeta. Jesus perdoa os nossos pecados - recorda o Papa - e nos perdoa na confissão. "Sejam corajosos, exortou. Não tenham medo! Encontrar Jesus é o presente mais bonito".

A paróquia de São Cirilo de Alexandria foi construída 50 anos atrás, em 23 de março de 1963, quando o bairro ainda era pouco desenvolvido e uma pequena capela era usada para funções litúrgicas.

Não obstante se encontre na área de importantes empresas romanas, falta trabalho e a paróquia está fazendo o que pode para atender as dificuldades das famílias.

Esta foi a segunda visita do Papa Francisco a uma paróquia romana desde quando foi eleito.

Fonte: Rádio Vaticano

Papa: o Advento nos dá um horizonte de esperança

“Na vida de cada um de nós há sempre uma necessidade de recomeçar, de levantar-se, de recuperar o sentido da meta de sua existência”: foi o disse o Papa Franciso que dedicou ao Advento a sua alocução que precedeu o Angelus.

“Assim para a grande família humana é necessário renovar sempre o horizonte comum para o qual estamos a caminho. O horizonte da esperança! O tempo do Advento, que hoje novamente iniciamos, nos dá o horizonte da esperança, uma esperança que não desilude, porque é fundada sobre a Palavra de Deus”.

Iniciamos hoje, Primeiro Domingo do Advento, disse o Papa, um novo ano litúrgico, isto é um novo caminho do Povo de Deus com Jesus Cristo, o nosso Pastor, que nos guia na história em direção ao cumprimento do reino de Deus. 

Portanto, este dia tem um encanto especial, nos faz provar um sentimento profundo do sentido da história. Redescobrimos a beleza de estarmos todos a caminho; a Igreja, com a sua vocação e missão, toda a humanidade, os povos, as civilizações, as culturas, todos a caminho através das trilhas do tempo.

A humanidade, portanto, está a caminho, e o Papa se pergunta, mas para onde? Há uma meta comum ? Qual é essa meta? O Senhor nos responde através do profeta Isaías continuou Francisco:

“No final dos tempos, o monte da casa do Senhor estará firmemente plantado no mais alto dos montes, e será mais alto que as colinas e todas as nações correrão para ele. Virão muitos povos, dizendo: «Venham! Vamos subir à montanha do Senhor, vamos ao Templo do Deus de Jacó, para que ele nos mostre seus caminhos, e possamos caminhar em suas veredas»”. ( 2:2-3 ) .

Para o Papa Francisco, o que Isaías descreve é uma peregrinação universal em direção de uma meta comum, que no Antigo Testamento é Jerusalém, onde surge o templo do Senhor, pois a partir daí, de Jerusalém, veio a revelação da face de Deus e da Sua lei . A revelação encontrou em Jesus Cristo a sua realização, e o " templo do Senhor " tornou-se Ele mesmo, o Verbo que se fez carne: é Ele o guia e junto a meta da peregrinação do Povo de Deus; e para a sua luz também os outros povos podem caminhar em direção ao Reino da justiça e da paz. 

Diz ainda o profeta : De suas espadas eles fabricarão enxadas, e de suas lanças farão foices. Nenhuma nação pegará em armas contra outra, e ninguém mais vai se treinar para a guerra. (2,4).

Permito-me, continuou o Papa de repetir essas palavas. Mas quando ocorrerá isso? “Que bonito dia será aquele, quando as armas serão desmontadas para serem transformadas em instrumentos de trabalho. E isso é possível! Vamos apostar na esperança, na esperança da paz, e isso é possível”!.

E o Papa chama a atenção para o modelo do comportamento espiritual, do modo de ser e de caminhar na vida, citando a Virgem Maria. 

Uma simples jovem do interior, que carrega no coração toda a esperança de Deus! No seu ventre a esperança de Deus se fez carne, tornou-se homem, se fez história: Jesus Cristo. O seu Magnificat é o cântico do Povo de Deus a caminho, e de todos os homens e mulheres que esperam em Deus, no poder da sua misericórdia. Deixemo-nos guiar por ela neste tempo de espera e de vigilância ativa.

O Santo Padre concluiu concedendo a todos a sua Benção Apostólica.

Fonte: Rádio Vaticano

Faleceu, aos 71 anos, dom Antônio Lino da Silva Diniz, bispo de Itumbiara (GO)


Faleceu hoje, 1º de dezembro, pela manhã, o bispo da diocese de Itumbiara (GO), dom Antônio Lino da Silva Diniz. De acordo com o padre Joaquim Cavalcante, da diocese de Itumbiara, dom Antônio Lino, que já estava enfermo há algum tempo, teve insuficiência respiratória.

As exéquias e o sepultamento estão previstos para a próxima terça-feira, 3, pois a diocese aguarda a presença da família de dom Lino, que vem de Portugal. Dom Antônio Lino era natural de São Mateus de Oliveira, Portugal. Foi ordenado presbítero em 1966, em Praga, Portugal. Desde 1998, era bispo da diocese de Itumbiara. Seu lema episcopal era: "In Omnibus Christus" (Col 3,11).

Fonte: CNBB