quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Comunidade Doce Mãe de Deus realizará consagração temporária de membros, neste sábado 15

A Comunidade Doce Mãe de Deus, realizará no próximo sábado (15) a Celebração Eucarística, na Igreja Matriz de São Sebastião, às 19h30, onde irão se consagrar membros da vocação. 

Irão receber a primeira consagração:
  • Adriana Pereira Melo
  • Cláudia Cristina Tavares
  • Cléssia Fernandes de Brito Santiago
  • Daniele de Oliveira Tavares
  • Givaldo Maia Terceiro
  • Iara dos Santos Medeiros
  • João Alexandre da Silva
  • Maria de Lourdes Salvina Freire
A Celebração será presidida pelo Exmº Revmº Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena (Bispo da Diocese de Guarabira - PB) e contará com a presença de consagrados, consagradas e membros de fases das missões inseridas no brejo e oriundos de outras missões.

Henrique Florêncio
PASCOM

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Papa Francisco nomeia novo bispo de Caicó (RN)

O papa Francisco nomeou hoje, 12, o padre Antônio Carlos Cruz Santos como bispo da diocese de Caicó (RN), atualmente provincial dos Missionários do Sagrado Coração de Jesus (MSC), na arquidiocese de Juiz de Fora (MG).
Padre Antônio é carioca, 52 anos, nasceu em 25 de novembro, na cidade do Rio de Janeiro (RJ).  Aos 22 anos, ingressou no Seminário Menor Nossa Senhora do Sagrado Coração (MSC), em Juiz de Fora. Cursou filosofia no Seminário Diocesano Paulo VI, em Nova Iguaçu (RJ). Em 1987, fez a experiência do noviciado, com profissão religiosa em 2 de janeiro de 1988. Concluiu os estudos de Teologia no Instituto Santo Inácio, em Belo Horizonte (MG). Recebeu a ordenação presbiteral em 12 de dezembro de 1992. Entre 1995 e 1997, atuou como formador dos juniores. Também ocupou a função de promotor vocacional e formador dos postulantes, de 1998 a 2001.
Atividades
A trajetória presbiteral de padre Antônio Carlos é voltada aos trabalhos de formação de seminaristas. Foi mestre de noviços de 2003 a 2011. Assumiu o cargo de provincial dos Missionários do Sagrado Coração de Jesus da Província do Rio de Janeiro, em 2012, e posteriormente em Juiz de Fora, no qual permaneceu até a data de sua nomeação como bispo. Foi vigário nas paróquias Pai Eterno e São José, na Cidade de Deus (RJ), Nossa Senhora do Sagrado Coração, em Contagem (MG), São Judas Tadeu, em Belford (RJ), Senhor Bom Jesus, em Pirassununga (SP) e Nossa Senhora da Soledade, em Itajubá (MG).
Fonte: CNBB

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Papa convida a redescobrir sentido do sagrado na Missa

Redescobrir o sentido do sagrado, o mistério da presença real de Deus na Missa. Este foi o convite do Papa Francisco, durante a Missa, nesta segunda-feira, 10, na Casa Santa Marta. 


A Primeira Leitura do dia fala de uma teofania (manifestação) de Deus nos tempos do rei Salomão. O Papa comentou que o Senhor fala ao Seu povo de vários modos: por meio de profetas, sacerdotes, da Sagrada Escritura; mas a manifestação do Senhor, na Missa, é uma presença mais próxima, sem mediações. 

“Isto acontece na Celebração Litúrgica. Esta não é um ato social, não é uma reunião de crentes para rezar juntos. É uma outra coisa. Na liturgia, Deus está presente, é uma presença mais próxima. Na Missa, de fato, a presença do Senhor é real, propriamente real”. 

Francisco explicou que a celebração da Missa não é uma representação da Última Ceia, é propriamente a Última Ceia. É viver outra vez a Paixão e a Morte redentora do Senhor. Ele se faz presente, no altar, para ser oferecido ao Pai para a salvação do mundo. 

“Nós ouvimos ou dizemos: ‘Mas eu não posso, agora preciso ir à Missa, preciso ouvir a Missa’. A Missa não se ‘ouve’, participa-se deste mistério da presença do Senhor entre nós”. 

O Papa lembrou que, infelizmente, muitas vezes, as pessoas olham para o relógio na Missa, “contam os minutos”, o que não é uma atitude que a liturgia pede. “A liturgia é tempo de Deus e espaço d’Ele, e nós devemos nos colocar ali, no tempo de Deus, no espaço d’Ele, e não olharmos o relógio”. 

Entrar no mistério de Deus é o significado da liturgia, explicou o Santo Padre. “Por exemplo, tenho certeza de que todos vocês estão aqui para entrar no mistério, porém, talvez alguém diga: ‘Ah, eu devo ir à Missa na Santa Marta, porque, na agência turística de Roma, está visitar o Papa na Santa Marta todas as manhãs. É um lugar turístico, não? (risos). Todos vocês vêm aqui, nós nos reunimos aqui para entrar no mistério: é esta a liturgia”. 

O Papa concluiu a homilia dizendo que todos peçam a Deus a graça do sentido do sagrado, sentido que faz o homem entender que uma coisa é rezar em casa, rezar na Igreja, ler a Bíblia, e outra coisa é a Celebração Eucarística. 

“Na Celebração nós entramos no mistério de Deus, naquele caminho que nós não podemos controlar: somente Ele é o único, Ele é a alegria, o poder, Ele é tudo. Peçamos esta graça: que o Senhor nos ensine a entrar no mistério de Deus”.

Com informações de Canção Nova Notícas

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Pascom lança hotsite oficial do Encontro Nacional; Cultura Digital é o tema de 2014


Agora, os interessados em participar do 4º Encontro Nacional da Pastoral da Comunicação (Pascom) e do 2º Seminário Nacional de Jovens Comunicadores já podem acessar o hotsite oficial do evento que irá acontecer em Aparecida (SP) entre os dias 24 e 27 de julho.

A página foi lançada para divulgar informações aos interessados, como programação e hospedagem. As inscrições também podem ser feitas através dela, e estarão disponíveis até o dia 23 de junho com vagas limitadas.

Proposta do evento – É a primeira vez que as Comissões para a Comunicação e Juventude da CNBB promovem um encontro em conjunto, integrando atividades, palestras e evangelização. O objetivo principal é debater sobre a cultura gerada pelas novas tecnologias, que tanto influenciam os jovens.

O tema central da Pascom é “Comunicação, desafios e possibilidades para evangelizar na era da cultura digital”. Dentre os convidados, estão confirmados para o evento: Dom João Orani Tempesta; Prof. Dr. Pe. Antônio Spadaro, autor dos livros "Web 2.0" e "Cibertologia"; Dra. Letícia Soberón, membro do Comitê da RIIAL – Rede Informática da Igreja na América Latina; Irmã Helena Corazza, FSP, Jornalista, mestra e doutoranda em Ciências de Comunicação pela ECA/USP; Moisés Sbardelotto, Mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Paulo Giraldi, Mestre em Comunicação Midiática;Elson Faxina, Doutor em Ciências da Comunicação pela Unisinos;- Pe. Antonio Spadaro, da Companhia dos Jesuítas.

No total, são 3 dias inteiros de seminários, palestras e momentos de formação. Também haverá uma noite cultural para os participantes. O investimento, por pessoa, para a participação custa a partir de R$40,00. São esperados cerca de 700 participantes, sendo o público composto por bispos, presbíteros, diáconos, seminaristas e leigos.
O endereço completo do hotsite é http://encontronacionalpascom.cnbb.org.br/


Com informações de CNBB

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Dom Lucena, participa do Curso dos Bispos

A vida consagrada e a missão dos bispos são temáticas escolhidas para a edição 2014 do Curso para Bispos promovido, anualmente, pela arquidiocese do Rio de Janeiro (RJ). Os documentos da Igreja Ad gentesPerfectae Caritatis eChristus Dominus servem como base para os estudos do episcopado. O curso tem início nesta segunda-feira, 3, e prosseguirá até a sexta, 7.
De acordo com o arcebispo do Rio de Janeiro (RJ), dom Orani João Tempesta, esta edição do curso é continuação dos estudos e reflexões propostas pelo Concílio Vaticano II.
“Temos aproveitado para revisitar os documentos do Concílio nas comemorações dos seus 50 anos. A cada ano aproveitamos para aprofundar alguns dos temas dos documentos conciliares. Os conferencistas trazem todos os textos e discussões que se sucederam nestes anos, depois da aprovação e divulgação do documento conciliar. Tem sido de uma riqueza imensa”, explica dom Orani.
Entre os conferencistas estão o prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos, cardeal Fernando Filoni, e o prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, dom João Braz de Aviz.
Fonte: Diocese de Guarabira / PB

Imitar a pobreza de Cristo, pede Papa em mensagem para Quaresma


O Vaticano divulgou nesta terça-feira (4) a mensagem do Papa Francisco para a Quaresma deste ano. Com o tema "Fez-se pobre, para nos enriquecer com a sua pobreza" (cf. 2Cor 8, 9), o Santo Padre coloca em evidência o convite à pobreza a cada cristão nos dias de hoje.

Confira:

Comentando o trecho bíblico que é o tema da mensagem, Francisco recorda o estilo pobre adotado pelo próprio Deus. Ele explica que esta pobreza com a qual Cristo liberta o homem se constitui pelo Seu modo de amar e se aproximar, como fez a figura bíblica do bom samaritano.

O Santo Padre parte então para o testemunho cristão nos dias de hoje. Ele lembra que o caminho de pobreza não se restringe a Jesus, mas em cada época e lugar Deus continua a salvar o mundo por meio da pobreza de Cristo.

"À imitação do nosso Mestre, nós, cristãos, somos chamados a ver as misérias dos irmãos, a tocá-las, a ocupar-nos delas e a trabalhar concretamente para as aliviar. A miséria não coincide com a pobreza; a miséria é a pobreza sem confiança, sem solidariedade, sem esperança".

Francisco explica que há três tipos de miséria: a material, habitualmente designada por pobreza; a moral, que consiste em tornar-se escravo do vício e do pecado, e a espiritual, que atinge o ser humano quando este se afasta de Deus e recusa Seu amor.

"O Evangelho é o verdadeiro antídoto contra a miséria espiritual: o cristão é chamado a levar a todo ambiente o anúncio libertador de que existe o perdão do mal cometido, de que Deus é maior que o nosso pecado e nos ama gratuitamente e sempre, e de que estamos feitos para a comunhão e a vida eterna".

Já no final da mensagem, o Papa expressa seu desejo de que este tempo da Quaresma possa encontrar toda a Igreja pronta e solícita a testemunhar a mensagem evangélica aos que vivem na miséria material, moral e espiritual.

"A Quaresma é um tempo propício para o despojamento; e far-nos-á bem questionar-nos acerca do que nos podemos privar a fim de ajudar e enriquecer a outros com a nossa pobreza. Não esqueçamos que a verdadeira pobreza dói: não seria válido um despojamento sem esta dimensão penitencial. Desconfio da esmola que não custa nem dói", escreve Francisco.

A Quaresma compreende o período de 40 dias de jejum e penitência em preparação à Páscoa, com início após a quarta-feira de cinzas. Neste ano, o período quaresmal começa em 5 de março.

Com informações de Canção Nova Notícias.

domingo, 2 de fevereiro de 2014

Procissão de encerramento da Novena de Nossa Senhora da Luz


A procissão de encerramento da Novena de Nossa Senhora da Luz, em Guarabira-PB, reuni fiéis provindos de todas as Paróquias da Diocese e de outras. Em seguida encerramos a Novena de Nossa Senhora da Luz, com a belíssima celebração da Santa Missa, presidida por Dom Lucena, bispo diocesano e concelebrada pelo Clero diocesano de Guarabira.



Fonte: Blog da Diocese de Guarabira - PB

Festa de Nossa Senhora da Luz

Nesta manhã de domingo, 2 de fevereiro de 2014, Dom Lucena presidiu a Missa Solene, na Catedral de Nossa Senhora da Luz em ação graças  pela Memória votiva à Padroeira desta Diocese “Nossa Senhora da Luz”. Na celebração contamos com a participação de Sacerdotes, Diáconos, Religiosos (as), Seminaristas e fiéis provindos das diversas Paróquias da Diocese e de outras.  
Hoje o dia amanheceu especial, traz toda proteção e amor de uma verdadeira Mãe. Hoje é o dia de Nossa Excelsa Padroeira Nossa Senhora da Luz! Que teu Reflexo de amor e fidelidade seja assimilado nos corações de todas as famílias desta Diocese de Guarabira, e também se estenda a todos os seus fiéis devotos.
 
Aproveitamos os Festejos para Parabenizar por ocasião da Ordenação Sacerdotal os padres:
Monsenhor José Nicodemos Rodrigues de Sousa

Pe. Demétrio Pereira de Morais
Pe. Elias Sales de Souza

Pe. João Batista da Silva
Pe. Roberivaldo Antônio da Silva




Fonte: Blog da Diocese de Guarabira - PB