sábado, 31 de maio de 2014

Dedicação de um altar

“Em teus altares eu quero estar...”

               

                Amados irmãos e irmãs, como o nosso Deus é boníssimo! E a sua misericórdia se estende de geração a geração. Pois em Seu grande amor Ele nos concedeu tamanha benção; agraciando as nossas vidas com a dedicação do novo altar da Matriz de nossa Paróquia, justamente no dia em que celebramos os seus 4 anos de existência.
                Para nós Cristãos católicos, esse rito de dedicação tem um grande significado. Pois o altar é o lugar mais alto da Igreja, devido a sua importância. No altar, se renova o grande Sacrifício de Cristo que gerou salvação a toda humanidade. E é no altar que todas as mesas de nossas famílias se encontram para que o amor fraterno, reine entre nós.
                Deus seja bendito por este dia histórico que marcou a nossa vida como Paróquia, e que Ele abençoe a todos os fiéis de nossa cidade.
Fraternalmente

Pe José André CDMD


Dedicação do Altar da Matriz de São Sebastião no dia em que a Paróquia celebra o seu IV aniversário.

Uma celebração efusiva, de festa e de alegria. Assim foi a celebração do 4º aniversário da Paróquia de São Sebastião, em Lagoa de Dentro, no dia 30 de maio, presidida pelo nosso Bispo D. Francisco Dantas de Lucena e concelebrada pelo nosso Pároco, Monsenhor José André. Nesta celebração mais que propícia, foi realizada a dedicação do novo altar da Paróquia, onde fora depositado fragmentos da lápide mortuária de São Sebastião, extraídos em 27 de junho de 2012, em Roma- Itália.
Fizeram-se presentes membros dos grupos, pastorais e movimentos da igreja; autoridades civis; e muitos fiéis católicos, que presenciaram e participaram de uma celebração que ficará para a história de nossa Igreja, quão, bela, participativa e singela.
  Dom Lucena depositou as relíquias no nincho preparado no altar. Em seguida, proferiu a prece de dedicação, ungiu o altar com o santo crisma e realizou a incensação do mesmo.
O altar foi então revestido, adornando com flores, castiçais e velas. Sendo assim preparado para a liturgia eucarística. 
Após a celebração eucarística todo o povo ali reunido, em comemoração se confraternizaram com o café da manhã em comunidade.
Agradecemos ao bom Deus pelas infinitas graças concedidas a seu povo.
Agradecemos ao nosso Bispo, Dom Lucena a alegria de podermos celebrar juntos mais um ano de criação de nossa Paróquia. Também ao nosso pastor, pároco e amigo, Monsenhor José André, pelo seu sim, pela sua dedicação e carinho para com a nossa Paróquia de São Sebastião.


PASCOM











Mais fotos você acessa no facebook da paróquia,  no link abaixo:
https://www.facebook.com/paroquiadesaosebastiaold


segunda-feira, 26 de maio de 2014

As noites de maio na zona rural

Foto: facebook de Eliane Lima
E viva mais uma vez as tradições Católicas! Durante todo esse mês, nós Católicos homenageamos Maria, nossa Mãe e Mãe da Igreja!  Essas comemorações não teriam o mesmo "Charme", sem as homenagens que acontecem na zona rural. Lá, os velhos "Benditos" nos fazem voltar ao passado, as antigas ladainhas nos dão a sensação de ainda sermos crianças, daquelas que obedecem aos seus pais e que veneram Maria pelo temor que possuem ao nosso Deus Salvador. A consagração à Maria nos reporta aos tempos dos bons ensinamentos, onde sentíamos nossa alma cada vez mais pura e as queimas de flores que celebram o final desse maravilhoso mês, demonstram o quanto ainda somos capazes de continuarmos com essa tradição tão linda que a nossa Igreja ainda nos oferece.
Nas queimas de fogos, sentimos, vez por outra, uma emoção diferente. No pipocar de alguns fogos, que a nossa Mãe homenageiam, sentimos os choros de algumas crianças que se protegem no colo dos pais, se confundirem com um embalar no colo de Maria, sim, ali as crianças começam a ter noção da proteção de um pai e uma mãe para consigo, e como é bom nos fazermos criança para nos sentirmos protegidos. Alguns fogos quando descem em lágrimas, nos fazem refletir os agradecimentos dos anjos, que por alguns instantes nos dão a impressão de que são as estrelas que também nos agradecem.
Assim são as comemorações do mês de maio nas zonas rurais: cheios de emoções, tradições e fé, pois os homenageados sentem-se também abençoados, e se muitas vezes estavam se sentindo em falta para com o nosso Deus, dali saem com as almas leves e com a certeza de que a interseção de Maria irá sim, fazê-los meditarem um pouco mais para que com isso possam se sentir verdadeiramente filhos de Deus.

Carlos Isaac Moureira 


Fonte: http://lagoadedentroespacoecletico.blogspot.com.br/

domingo, 4 de maio de 2014

Maria, Mãe de Jesus e da Igreja


Maio é o mês dedicado a Maria, Mãe de Jesus e da Igreja. Os católicos celebram tradicionalmente o mês mariano em honra a Nossa Senhora, Virgem que gerou o Salvador do mundo, Jesus Cristo e por seu intermédio nos adotou como filhos seus.
A Igreja estabeleceu duas festas de preceito e honra à Virgem Maria. A Festa da Imaculada Conceição no dia oito de dezembro e a Festa da Assunção de Maria em quinze de Agosto.
As demais festas celebram os Privilégios de Maria. E são muitas, pois ela tem muitos títulos.
O mês de maio é um mês muito especial por vários motivos. Se não inteiro, quase todo ele é iluminado pelo Tempo Pascal, o Dia de Nossa Senhora de Fátima e também o Dia das Mães. É um tempo em que um ininterrupto Aleluia é cantado pela Igreja, canto este daqueles que foram libertos pela Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo.
Por sua Santidade e prefigurando a Igreja vitoriosa no Cristo Ressuscitado, Maria é honrada durante todo o mês de maio. Por esse motivo, as reflexões desse mês são extraídas dos escritos dos primeiros séculos da era cristã.  Os textos até o dia 15 foram extraídos do livro “Antologia litúrgica: textos litúrgicos, patrísticos e canônicos do primeiro milênio”, editado pelo Secretariado Nacional de Liturgia de Portugal.
Na Paróquia de São Sebastião acontecem várias manifestações populares em homenagem a Virgem Maria: rezas, terços e ladainhas, louvores, queima de fogos de artifício, carreatas, procissões. De diversas formas os fieis que reverenciam a Virgem que doou-se por amor a seu filho e submeteu-se ao sofrimento para que a humanidade fosse amada por Ele e com Ele. 


Por Aldaberon  V. do Nascimento -PASCOM
Fontes:
conventodapenha.org.br
www.universocatolico.com.br
www.paroquiadocarmo.com.br


sábado, 3 de maio de 2014

Encontro Diocesano das Comunidades Eclesiais de Base - SEBs


Deus nos dá a graça de começar, nos dá a graça de continuar. A graça das graças é não desanimar nunca (Dom Helder Câmara)

No dia 27 de abril de 2014 aconteceu o III Encontro Diocesano de Animadores das Comunidades Eclesiais de Base – CEBs,  da Diocese de Guarabira. O qual trouxe como discussão em sua temática a reflexão sobre o tema “A dimensão profética missionária das CEBs. Tendo como assessor o Pe Benedito, Coordenador das Pastorais Sociais da Diocese de Campina Grande. Ele lembrou que as CEBs devem fazer com que seu entusiasmo profético anime todas as comunidades na sua vivência popular, onde todos os batizados podem externar um jeito de ser igreja e testemunhar Jesus Cristo na sociedade e na missão da igreja.

Foi um encontro importante, que mais uma vez veio consolidar e fortalecera caminhada das comunidades presentes em várias Paróquias da Diocese, onde celebram, partilham, e vivenciam a Palavra de Deus na vida e na missão da igreja. 
Lúcia Amorim




quinta-feira, 1 de maio de 2014

Programação do mês mariano na Matriz de São Sebastião - LD

DIA
TEMA
RESPONSÁVEIS
Horário
OBSERVAÇÕES
01
QUIN
SANTA MARIA ( Lc 1, 26-27)
STR E OFS
19:30h
CELEBRAÇAO
02
SEX
SANTA MÃE DE DEUS (Lc 1, 42-43)
APOSTOLADO DA ORAÇÃO
19h
MISSA
03
SÁB
SANTA VIRGEM DAS VIRGENS (Lc 1, 27)
CDMD
19:30h
TERÇO E MISSA
04
DOM
MÃE DE JESUS CRISTO (Mt 1,16)
ECC
19:30h
CELEBRAÇÃO
05
SEG
MÃE DA DIVINA GRAÇA ( Lc 1,28
TERÇO DOS HOMENS
19:30h
CELEBRAÇÃO
06
TER
MÃE PURÍSSIMA ( Mt 1, 18)
RCC
19:30h
CELEBRAÇÃO
07
QUART
MÃE CASTISSÍMA ( Mt 1, 20)
CATEQUESE E SETOR SÃO FRANCISCO
19:30h
CELEBRAÇAO
08
QUIN
MÃE IMACULADA ( Mt 1,21)
PASCOM E SETOR SÃO SEBASTIÃO
19:30h
CELEBRAÇÃO
09
SEX
MÃE AMÁVEL (Mt 2, 11)
PASTORAL DA SOBRIEDADE E SETOR SANTO ANTÔNIO
19:30h
CELEBRAÇÃO
10
SÁB
MÃE DO BOM CONSELHO (Jo 2,5)
CORAL MIRIM
19:30h
CELEBRAÇÃO
11
DOM
MÃE DO SALVADOR  ( Lc 2, 27-32)
PASTORAL DO DÍZIMO
19:30h
CELEBRAÇÃO
12
SEG
VIRGEM PRUDENTÍSSIMA (Lc 2,19)
MÃE RAINHA
19:30h
CELEBRAÇÃO
13
TER
VIRGEM VENERÁVEL ( Lc 1, 42)
TERÇO DAS CRIANÇAS E SETOR NOSSA SENHORA APARECIDA
19:30h
CELEBRAÇÃO
14
QUART
VIRGEM LOUVÁVEL ( Lc 1, 47-55)
GRUPOS DE CRISMA
19:30h
CELEBRAÇAO
15
QUIN
VIRGEM PODEROSA ( Jo 2, 3)
MINISTROS DA EUCARISTIA
19:30h
CELEBRAÇÃO
16
SEX
VIRGEM FIEL ( Jo 19, 25)
ESCOLAS MUNICIPAIS E MENSAGEIRO DA PAZ
19:30h
CELEBRAÇÃO
17
SÁB
ESPELHO DE JUSTIÇA (Lc 1, 52-53)
PASTORAL FAMILIAR
19:30h
CELEBRAÇÃO
18
DOM
SEDE DE SABEDORIA ( Lc 1,38)
COMUNIDADE DOCE MÃE DE DEUS
19:30h
CELEBRAÇÃO
19
SEG
CAUSA DA NOSSA ALEGRIA ( Lc 1, 41)
PASTORAL DA CRIANÇA
19:30h
CELEBRAÇÃO
20
TER
ARCA DA ALIANÇA ( Lc 1, 39)
PASTORAL DA SAÚDE
19:30h
CELEBRAÇÃO
21
QUART
PORTA DO CÉU ( Ap 12, 1)
MELHOR IDADE
19:30h
CELEBRAÇAO
22
QUIN
SAÚDE DOS ENFERMOS ( Lc 1,54)
COROINHAS E SETOR NOSSO SENHOR DO BOM FIM
19:30h
CELEBRAÇÃO
23
SEX
REFÚGIO DOS PECADORES (Lc 1, 42-43)
ESCOLA MENINO JESUS
19:30h
CELEBRAÇÃO
24
SÁB
NOSSA MÃE (Jo 19, 25-27)
EJC
19:30h
CELEBRAÇÃO
25
DOM
AUXÍLIO DOS CRISTÃOS (AT 1, 12-14)
NOVA SEMENTE E SETOR MENINO JESUS
19:30h
CELEBRAÇÃO
26
SEG
RAINHA DOS ANJOS (LC 1,26)
      AMIGOS DA BÍBLIA E APOSTOLADO DA ORAÇÃO
19:30h
CELEBRAÇÃO
27
TER
RAINHA DOS PATRIARCAS ( MT 1, 13-14)
RCC
19:30h
CELEBRAÇÃO
28
QUART
RAINHA DOS PROFETAS ( LC 1, 25-38)
ESCOLAS ESTADUAIS E Ministério da CDMD
19:30h
CELEBRAÇAO
29
QUIN
RAINHA DOS APÓSTOLOS ( AT 1, 13-14)
CEBs E APOSTOLADO DA ORAÇÃO
19:30h
CELEBRAÇÃO
30
SEX
RAINHA DOS MÁRTIRES ( AP 12, 11)
EQ. DE LITURGIA
19:30h
MISSA
31
SÁB
RAINHA DE TODOS OS SANTOS  (Ap 12, 17)
EQ. DE LITURGIA /CPP E MOTORISTAS
19:30h
MISSA ( Coroação de N. Senhora)