quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Formação Litúrgica


A Paróquia de São Sebastião, ofereceu aos membros da Equipe de Liturgia, nos dias 3 e 9 de janeiro uma formação litúrgica com o objetivo de melhorar ainda mais a atuação da liturgia na Igreja de São Sebastião.
A formação foi ministrada pelo seminarista Raul Neto e contou com a participação de membros veteranos da pastoral litúrgica e de pessoas interessadas e ingressar na equipe.
No pauta: O que é Liturgia e a Missa Parte por Parte. A liturgia é “Serviço do Povo”, portanto, todo servidor litúrgico é um membro da Igreja a serviço do povo, pois o povo é Igreja! E se Deus criou o homem a sua imagem e semelhança, à sua semelhança a Sua Igreja deve servida.
Quanto à Missa todo membro pastoral tem o dever de conhecer cada parte da missa. E enquanto membros desta pastoral o ideal é que todos tenham uma noção do que é a Missa em todas as suas divisões.

A formação foi de grande valia para a paróquia que teve seus membros mais capacitados para atuar na liturgia na Igreja de São Sebastião.   





quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

O dia tão esperado: 20 de janeiro, dia de São Sebastião


Depois de vivenciarmos nove dias e noites intensas de muita fé, em um verdadeiro retiro popular, chegamos ao dia mais que esperando por todos. O Encerramento da festa de São Sebastião 2015 não poderia ser diferente daquilo que nossos olhos puderam ver. Na manhã do deste dia festivo tivemos a Missa Solene da Renovação das Promessas Batismais dos Animadores e a Instituição do Ministério de Leitor do nosso amado Seminarista Raul Neto. A missa foi presidida pelo nosso Bispo Dom Lucena, e, sendo uma solenidade também contou com a presença de autoridades do município. Após a missa, como tradicionalmente acontece, tivemos os batizados de diversas crianças, pelas mãos do Diácono Wellington Vilar. À Tarde todos já se preparavam para participar da grande procissão, e foi, grande mesmo! Que participação linda do nosso povo! os “de casa” e os “de fora”, em fim, todo povo numa linda homenagem ao nosso santo padroeiro.
 A Santa Missa foi celebrada pelo nosso Pároco, Monsenhor José André. E, em seguida um grande Evangeliza Show com o cantor Diego Fernandes, celebrou o encerramento da Festa de São Sebastião 2015.
Deus seja louvado por estes dias de festa e alegria e que São Sebastião, esteja sempre intercedendo por cada um de nós.
Viva Jesus Cristo!
Viva Maria, nossa mãe!

Viva o Glorioso Mártir, São Sebastião!
















quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Abertura da Festa de São Sebastião


No dia 11 de janeiro a Paróquia de São Sebastião deu início as festividades do seu padroeiro São Sebastião com uma programação intensa. Logo pela manhã no despertar da aurora, os moradores acordaram ao som da alvorada com a Banda Municipal de Música da cidade de Serra da Raiz e o estouro de fogos de artifício.
Logo em seguida a tradicional Procissão da Bandeira foi acompanhada por centenas de fiéis que seguiram da casa de dona Elvira à Igreja matriz onde houve o hasteamento da Bandeira de São Sebastião, momento em que os fiéis puderam fazer seus pedidos ao mártir que intercede a Deus pelos seus filhos.
A programação seguiu com a tradicional missa matinal na matriz na qual a Liturgia do dia chamava atenção para a celebração da Festa do Batismo do Senhor e assim todos puderam, como cristãos batizados e crentes em Deus seguir o programa com um café da manhã comunitário.
 À tarde às 14 horas aconteceu a 13ª Cavalgada em honra a São Sebastião saindo da Fazenda Malhadinha passando pela Vila Pitombas, sítio Piabas, chegando à cidade,  onde um grande número de pessoas esperavam para receber os cavaleiros e amazonas que receberam as bênçãos do Senhor pelas mãos do reverendíssimo Mons. André.
Às 15 horas houve Adoração ao Santíssimo e à noite uma multidão lotou a Igreja para a primeira noite de Novena, presidida pelo Mons. André e logo após os mesmos puderam participar da quermesse e degustar as delícias ofertadas pelos paroquianos.
A programação do dia encerrou com um bingo beneficente de dois garrotes ofertados por fiéis paroquianos aos festejos do padroeiro.
São Sebastião Testemunho de Amor à Comunidade, intercedei pelo seu povo.
 PASCOM-LD















sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Lagoa de Dentro e São Sebastião


O município de Lagoa de Dentro está situado a aproximadamente 100 quilômetros da capital do Estado, João Pessoa.
Com um histórico populacional que remete ao século XIX, e com raízes indígenas descendentes dos potiguaras que habitavam essa região, com vestígios antropológicos na Serra da Copaoba, hoje Serra da Raiz, Lagoa de Dentro foi emancipada politicamente no ano de 1961 quando tornou-se independente do município de Caiçara, em 20 de dezembro deste ano.
História à parte, Lagoa de Dentro tem uma história religiosa com fatos que coincidem com o seu histórico de sua origem.
Na década de 1950 o então povoado de Lagoa de Dentro sofrera uma peste de bexiga e por intercessão de São Sebastião, as pessoas foram curadas e a doenças extinta. A população católica passou a celebrar o seu intercessor como padroeiro, celebrando o seu dia, 20 de janeiro, como uma data importante para aquela gente.
Cerca de dez anos depois, mais precisamente no ano de 1961, depois do empenho de algumas autoridades políticas da região, o então distrito tornou-se município politicamente independente em 20 de dezembro deste ano.  Coincidentemente, a exato um mês da celebração do Dia de São Sebastião, que já era protetor daquela população.
No dia 20 de dezembro passado (2014), como segue a tradição a gestão municipal celebra a data festiva ao município, também com festa religiosa com a celebração da Santa Missa na Igreja Matriz dedicada a seu padroeiro. Nesta celebração presidida pelo padre Adielson, auxiliado pelo Padre Salvador, na homília dirigida a comunidade o Padre Salvador chamava a atenção dos fiéis para o fato do dia 20 de dezembro e janeiro serem datas celebrativas no município com tamanha importância.
Padre Salvador dizia da importância de Lagoa de Dentro celebrar em 20 de dezembro seu aniversário político e um mês depois, 20 de janeiro, seu padroeiro. E dizia da importância dessa representatividade. São Sebastião protege esse povo e esse lugar. “E a população de Lagoa de Dentro deve ser muito feliz por ter o “Soldado Humilde” como protetor”.
Por isso, toda a comunidade católica se alegra em janeiro e durante o ano todo por ser lagoadentrense protegido de São Sebastião.
Salve o nosso Santo Padroeiro!  Salve São Sebastião!
 Aldaberon Vieira-PASCOM - Lagoa de Dentro





terça-feira, 6 de janeiro de 2015

A Fé do nosso povo


A população católica do município de Lagoa de Dentro espera ansiosamente pelo chegada do mês de janeiro. Por dois motivos: primeiro, por que é início do ano civil e a maior parte da população trabalhadora e estudantil está de férias. E segundo por que acontece neste mês, tradicionalmente a festa do padroeiro São Sebastião.
Devotos deste santo aguardavam o ano inteiro para prestigiarem os festejos religiosos, reavivar sua fé, receber Graças, agradecer as já recebidas e, para acolher parentes e familiares que moram fora  do município e que neste período vêm visitar suas famílias e enaltecer o santo protetor desse povo ordeiro, receptivo, acolhedor e de bom coração que compõe a comunidade católica lagoadentrense.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE através do censo demográfico realizado periodicamente em todo o Brasil, a população brasileira é constituída em sua maioria por cristãos católicos. E em Lagoa de Dentro cultiva-se a tradição deixada pelos europeus ao povo brasileiro.
De acordo com Silva, 2003, “a Igreja Católica de Lagoa de Dentro foi construída em 1950, onde já existia uma capela que teria sido edificada em virtude de uma peste de bexiga que assolava a região. Na época, morreram muitas pessoas, e as que sobreviveram foram protegidas pela palha da bananeira. O mérito dado a São Sebastião como padroeiro do município se deve a fervorosa devoção do Senhor Deco Frazão, morador deste município que fez uma promessa ao santo que intercedeu por aquele povo e a peste foi extinta da região”.
O dia de São Sebastião é comemorado no aniversário de sua morte, 20 de janeiro. Assim, em 1953 foi construída a Igreja de São Sebastião, devotada àquele que protege este povo da ‘peste, fome e guerra’. Sendo a primeira missa celebrada pelo saudoso Frei Damião.
Hoje, seis décadas depois, o povo se mostra firme na fé ao seu padroeiro e celebra anualmente seus festejos na Igreja Matriz e em mais duas comunidades rurais, Pitombas e Gravatá. Na matriz, além das novenas, temos: terço da misericórdia, missas, quermesses, cavalgada, auto de São Sebastião, carreata, show religioso e a participação do moradores e visitantes, que tornam a cada ano, a Festa mais bonita e celebrativa.
Assim, toda a população católica é convidada a participar, em 2015, de mais um festejo dedicado ao nosso Santo Padroeiro, reavivando sua fé e pedindo a intercessão de São Sebastião para alcançar as Graças dadas pelo Deus Pai todo poderoso para termos um ano de paz, saúde, justiça e comunhão com o próximo, como pregava o ‘Soldado Guerreiro’ a povos a quem defendia.

SILVA, Rosimeri Alves da. (org.) História e Geografia do município de Lagoa de Dentro. Gráfica Sales. 1 ed. 2004
Aldaberon Vieira-PASCOM


quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

Programação da Festa de São Sebastião 2015

São Sebastião: testemunho de amor à comunidade

11/01/2015 (Domingo) 
05:30h– Alvorada 
06h– Procissão da Bandeira- Saindo da Casa de Dona Elvira – Rua Sete de Setembro 
06:30h– Santa Missa 
07:30h– Café Comunitário– Org: EJC 
14h– Cavalgada– Saindo do Sítio Malhadinha 
Org: Nau e Amigos 
15h– Adoração ao Santíssimo Sacramento  
Resp: EJC e Crismandos 
19:30h-Missa  
Celebrante: Pe. José André 
Homenagem: Setores da Cidade:( N.Srª Aparecida, Menino Jesus, Bom Pastor, N. Sr. do Bom fim, Cristo Ressuscitado, São Sebastião, São José, Santo Antônio e São Francisco) 
Após a Missa Bingo
  
12/01/2015 (Segunda-feira
07:00h– Santa Missa 
15h– Adoração ao Santíssimo Sacramento  
Resp: OFS e Terço com os Homens                                         
19:30h-Novena com Bênção do Santíssimo  
Celebrante:Pe. Salvador ( Pedro Régis) 
Homenagem: Comunidade Cristo Rei 
  
13/01/2015 (Terça-feira) 
07:00h– Santa Missa 
15h– Adoração ao Santíssimo Sacramento  
Resp: Comunidade Doce Mãe de Deus 
19:30h-Novena com Bênção do Santíssimo  
Celebrante: Pe. Arimatéia (Alagoa Grande) 
Homenagem: Setor Nova Jerusalém (Lagoa do Meio, Gravatá, Mata, Pitombas de Gravatá, Lagoinha, Papagaio e Milhã) 
  
14/01/2015 (Quarta-feira) 
07:00h– Santa Missa 
15h– Adoração ao Santíssimo Sacramento  
Resp: Catequese  
18h- Carreata, saindo de Canto de Pedra            
19:30h-Novena com Bênção do Santíssimo  
Celebrante:Diácono Arlan Melo ( Areia) 
Homenagem: Setor Nossa Senhora de Fátima( Campineiro e Mª da Cruz) 
  
15/01/2015 (Quinta-feira) 
07:00h– Santa Missa 
15h– Adoração ao Santíssimo Sacramento  
Resp: Apostolado da Oração 
19:30h-Novena com Bênção do Santíssimo  
Celebrante: Pe. Stanley ( Parelhas RN) 
Homenagem: Setor Frei Damião( Boa Vista, Jurema e Conj.Frei Damião) 


16/01/2015 (Sexta-feira) 
07:00h– Santa Missa 
15h– Adoração ao Santíssimo Sacramento  
Resp: Pastoral da Sobriedade 
19:30h-Novena com Bênção do Santíssimo  
Celebrante:Pe. Adalto ( Guarabira) 
Homenagem: Setor Canaã (Bom Jesus, Piabas, Barro, Pitombas e Feijões)  
  
17/01/2015 (Sábado
07:00h– Santa Missa 
15h– Adoração ao Santíssimo Sacramento  
Resp: PASCOM  
19:30h-Novena com Bênção do Santíssimo  
Celebrante:Pe. André 
Após a Novena—Auto de São Sebastião 

18/01/2015 (Domingo
07:00h– Santa Missa 
15h– Adoração ao Santíssimo Sacramento  
Resp: ECC e Pastoral Familiar 
19:30h-Novena com Bênção do Santíssimo  
Celebrante:Pe. André 
Após a Missa—Bingo 
  
  19/01/2015 (Segunda-feira
06:30h– Santa Missa 
15h– Adoração ao Santíssimo Sacramento  
Resp: Pastoral da Criança e Pastoral da Saúde 
19:30h-Novena com Bênção do Santíssimo  
Celebrante:Pe. Joaquim ( Tacima) 
    
20/01/2015 (Terça-feira) 
08h- Missa Solene – Renovação das Promessas Batismais dos Animadores e Instituição do Ministério de Leitor do Seminarista Raul Neto– Dom Lucena                                                                 
10h– Batizados 

16h– Procissão 
Percurso: Rua Bevenuto Ferreira, Rua Treze de Maio, Rua Miguel Pereira,sentido Bairro Novo, Rua São Pedro, Rua João Vieira e Rua do Comércio. 

17h- Missa: Pe. José André 

20h –Show: Diego Fernandes 
  
Quermesse: de 11 a 18 

Leilão: de 12 a 16