sábado, 25 de julho de 2015

Dos frutos conhecereis a planta


Ana e seu marido Joaquim já estavam com idade avançada e ainda não tinham filhos. Eram residentes em Jerusalém. Ela era estéril, o que lhe causava sofrimento e vergonha. Ana e Joaquim não desistiram. Rezaram por muito tempo até que, quando já estavam quase perdendo a esperança, Ana engravidou, teria uma menina, a quem chamariam Maria e que viria a ser a mãe de Jesus.
Ao nascer, Maria tirou dos ombros dos pais o peso de uma vida estéril, recompensando-os pela fé, pois seria escolhida para, no futuro, ser a Mãe do Filho de Deus.
No Evangelho, Jesus disse: "Dos frutos conhecereis a planta". Assim, não foram preciso outros elementos para descrever-lhes a santidade, senão pelo exemplo de santidade da filha Maria.
Sabe-se que Sant’Ana teria tido, após o nascimento da Virgem Maria mais duas filhas, pois Deus liberara após Joaquim ter ficado 40 dias no deserto. Elas são Maria Salomé e Maria de Cleofas
Sant'Ana, cujo nome em hebraico significa graça, pertencia à família do sacerdote Aarão e seu marido, São Joaquim, pertencia à família real de Davi.
São Joaquim, homem pio fora censurado pelo sacerdote Rúben por não ter filhos. Mas,   confiando no poder divino, ele retirou-se ao deserto para rezar e fazer penitência. Ali um anjo do Senhor lhe apareceu, dizendo que Deus havia ouvido suas preces. Tendo voltado ao lar, algum tempo depois Sant’Ana ficou grávida.
           A princípio, apenas Sant’Ana era comemorada e, mesmo assim, em dias diferentes, no Ocidente e no Oriente. Em 25 de julho pelos gregos e no dia seguinte pelos latinos. A partir de 1584, também São Joaquim passou a ser cultuado, no dia 20 de março. Só em 1913 a Igreja determinou que os avós de Jesus Cristo deviam ser celebrados juntos, no dia 26 de julho. Daí a celebração do Dia dos avós nesta data por ser uma memória dos santos avós de Jesus Cristo, o rei dos judeus.
Celebrar o Dia dos Avós significa celebrar a experiência de vida, reconhecer o valor da sabedoria adquirida, não apenas nos livros, nem nas escolas, mas no convívio com as pessoas e com a própria natureza.
PASCOM-LD
http://www.portaldafamilia.org


Ministério de Coordenação


No último dia 25 de julho a Diocese de Guarabira promoveu um encontro de Formação Pastoral sobre para o Ministério  da Coordenação. O encontro aconteceu no Santuário do Padre Ibiapina no distrito de Santa Fé.
O encontro foi coordenado pelo Pe. Bosco que promoveu um momento de reflexão aos agentes pastorais que atuam nas coordenações pastorais em suas comunidades e paróquias.
Dom Lucena esteve presente no encontro e colocou a importância de cada agente pastoral nas ações desenvolvidas pelas pastorais nas respectivas comunidades.
O Ministério de Coordenação tem como objetivo específico “Pastoral”. A Pastoral está diretamente  ligada a ação do pastor cuidar das ovelhas. Na comunidade todos somos pastores uns dos outros.
Pastoral é toda atividade da Igreja como igreja. Fazer pastoral é continuar a missão de Jesus.
O objeto pastoral é todo homem e mulher no seu todo(a). Nessa pastoral o Cristo vivo é ao mesmo tempo  doutrina e vida da Igreja, em unidade total, o Corpo Místico.
A Igreja realiza sua ação através de três funções pastorais: Função profética- abrange diversas formas do ministério da Palavra de Deus; Função litúrgica- refere-se a celebração sacramentais, sobretudo Eucarística; Função real- diz respeito a promoção da orientação das comunidades, organização e animação cristã das realidades terrestres.
Os agentes pastorais são servidores de Cristo que trabalham para tornar o projeto de Deus conhecido.
Como forma de refletir o conteúdo que foi repassado no Encontro, foi apresentado os “10 Mandamentos do Coordenador”:
1. Ter visão do objetivo do grupo;
2.  Entender de metodologia;
3. Saber conduzir uma reunião;
4. Ser bom cobrador;
5. Saber controlar o tempo;
6. Ter boa capacidade de organização;
7. Saber despertar novas lideranças;
8. Dar testemunho de vida;
9. Ter empatia;
10. Ser entusiasmado.

Como Igreja todo agente deve ter a convicção de viver uma “pastoral essencialmente comunitária”.


Aldaberon Vieira
Pascom-LD

Palavra do  Bispo

Padre Bosco: Assessor do Encontro

Representação da Paróquia de São Sebastião no Encontro


segunda-feira, 20 de julho de 2015

Dia Internacional do Amigo


Dia do Amigo é comemorado pelo menos em duas datas no Brasil: o dia 18 de abril uma data popular e não oficial e o Dia do Amigo e Internacional da Amizade, o 20 de julho.
Neste dia é frequente a troca de mensagens entre amigos, assim como presentes e a organização de eventos e atividades especiais, especialmente nas escolas.
20 de julho é a data internacional, comemorado especialmente no Brasil, Argentina e Uruguai. A data foi criada na Argentina e pretendia comemorar a chegada do homem à Lua, um evento significativo para o argentino Enrique Ernesto Febbraro, para quem “a união pode ultrapassar qualquer obstáculo”.
Além “dessas duas datas, existe ainda o Dia Internacional do Amigo, ou Dia Internacional da Amizade, criado pelas Nações Unidas em 2011, convidando todos os países a comemorarem a união fraternal no dia 30 de julho de cada ano”.

Na canção Eternos Amigos, a Banda Anjos de Resgate descreve o quão importante é ter um amigo:
Se eu tentasse definir 
O quão especial tu és pra mim,
Palavras não teriam fim.
Definir o amor não dá 
Então direi apenas obrigado,
E sei que entenderás.

Precioso és para Deus e para mim,
Se acaso precisar podes contar comigo.
Precioso és para Deus e para mim,
Que a fé de Deus nos faça eternos amigos.

Quero e vou renunciar 
Parte de mim mesmo para ser,
Muito mais contigo.
Sabes bem quem sou e como sou,
Por favor insista em me perdoar, 
Não desista de me amar.

Precioso és para Deus e para mim,
Se acaso precisar podes contar comigo.
Precioso és para Deus e para mim,
Que a fé de Deus nos faça eternos amigos.















quarta-feira, 15 de julho de 2015

Entrevista: Casal ECC

O ECC – Encontro de Casais com Cristo realizou entre os dias 5 e 7 de junho mais um encontro de casais na Paróquia de São Sebastião. Buscando evangelizar aqueles que decidiram pelo sacramento do matrimônio seguir a doutrina cristã segundo a Igreja Católica.
Assim o Anunciai neste mês de julho conversou um pouco com um dos casais que fizeram parte desse encontro.
Adalberto Jorge de Vasconcelos Silva e Patrícia Maria de Almeida Silva têm 19 anos de casados, 02 filhos: Adalberto José Leopoldino de Almeida Vasconcelos e Antônio Leopoldino de Almeida Vasconcelos. Uma família muito popular na cidade, Patrícia faz parte da Pastoral Familiar e da Equipe de Liturgia da Igreja Matriz de São Sebastião.
 Anunciai - Como foi o ECC para vocês?
Casal - O ECC para nós, foi um chamado de Deus à evangelização e ao verdadeiro encontro com Cristo; encontro esse, que teve como referência, a família, primeira instituição criada por Deus e igreja doméstica, responsável por promover a educação dos filhos, transmitindo valores morais e sociais que servirão como base para o processo de socialização, capaz de contribuir para uma sociedade mais justa e fraterna.
 Anunciai -  O que representa o Sacramento do Matrimônio em suas vidas?
Casal - O Sacramento do Matrimônio representa em nossas vidas, a aliança pela qual nos uniu, através do amor com Cristo, conjugal e com a igreja. Deus não quis que o homem ficasse sozinho e criou a mulher, para ser companheira do homem. “Por isso, um homem deixa seu pai e sua mãe, se une à sua mulher e os dois se tornam uma só carne”. (Cf. 2,24). Portanto, com base nos ensinamentos bíblicos, o casamento e a vida familiar são dons de Deus; traz em si, a graça da fidelidade ao projeto de Deus. E Deus diz: “O que Deus uniu, o homem não separe” (Cf Mt 19,6).
Anunciai -  O que representa, a partir do encontro do casal com Cristo, o ECC em suas vidas?
Casal  - E a abertura para um grande recomeço, um resgate à vida matrimonial e familiar, um encontro pessoal com Cristo. Em meio às tribulações, dificuldades e provações enfrentadas no cotidiano, necessitamos colocar Deus como o centro de nossas vidas. E o ECC nos leva a alguns questionamentos, principalmente com relação a nossa prática religiosa no seio familiar: Como podemos ser igreja na família, na sociedade. Será que estamos vivenciando o projeto de Deus? Precisamos fazer essas análises e concretizarmos a nossa fé, para que tenhamos famílias sólidas, sustentadas pela fé.
Anunciai -  Que conselhos vocês dariam para um casal, hoje?
Casal  - Sejam fiéis ao projeto de Deus. Perseverem na fé; abram espaço para o perdão, renúncia, solidariedade, entrega, partilha e principalmente o amor. Sejam igrejas domésticas, apresentem Cristo aos seus, tenham como exemplo, a Sagrada Família de Nazaré, Jesus, Maria e José, pois o casamento não é uma instituição simplesmente humana. Ainda que a dignidade desta instituição não transpareça em toda a parte com a mesma clareza, existe contudo, em todas as culturas, um sentido da grandeza da união matrimonial. “estar da comunidade conjugal e familiar”.




sábado, 11 de julho de 2015

Dia Nacional de Oração pelos Jovens do Meio Popular


Com o lema “Celebrar a caminhada! “Anunciar a vida, denunciar o extermínio de nossa juventude...”, sob a inspiração de Dom Oscar Romero: “Se me matarem, ressuscitarei na vida do meu povo”! – O DNO 2015 pretende motivar a juventude a participar ativamente da vida da Igreja e da Sociedade.
O “DNO” foi aprovado na 13ª ANPJMP (Assembleia Nacional da Pastoral da Juventude do Meio Popular – 2005), com o objetivo de fazer memória e favorecer a mística e a espiritualidade da PJMP. Hoje, reafirma-se o objetivo da sua criação através da tríade: CELEBRAR, AFIRMAR e ANIMAR, que representa o objetivo geral do DNO.
O DNO é celebrado pela PJMP de todo o Brasil no dia 9 de julho. Buscando sempre fortalecer a caminhada da juventude na Igreja Católica, é um momento de oração e animação para os jovens. E além da PJMP toda Igreja pode celebrar esse dia orando e pedindo oração pelos milhares de jovens que estão a mercê das ações sociais, neste ano em que a Campanha da Fraternidade chama a todos para servir, Com o tema “Fraternidade: Igreja e Sociedade” e lema “Eu vim para servir” (cf. Mc 10, 45).
Como sociedade, sirvamos todos a Santa Igreja!

Aldaberon Vieira
Pascom

sábado, 4 de julho de 2015

Programação do Cerco de Jericó 2015


         De 04 a 10 de junho de 2015

Horário das Missas durante o Cerco de Jericó

Dia 04- ( Sábado) – 19:30h
Dia 05- ( Domingo)-07h/ 17h
Dia 06- (Segunda)- 07h
Dia 07- (Terça)- 07h
Dia 08- (Quarta)- 07h
Dia 09- (Quinta)- 07h
Dia 10-( Sexta)- 19:30h

VIGÍLIAS – A PARTIR DE MEIA NOITE
   
Dia 05 – Terço dos Homens e Pastoral da Sobriedade
Dia 06 – EJC e Crisma (Turma de Andrezza)
Dia 07 – Consagrados  CDMD
Dia 08 – Família Franciscana e Mãe Rainha.
Dia 09 – ECC e Pastoral Familiar
Dia 10 – Casa de Missão CDMD

Horário dos grupos responsáveis

05 h. Ministros Extraordinários da Sagrada Eucaristia
06 h. Pastoral da Criança
07 h. Consagrados de Aliança da CDMD
08 h. CDMD – Casa de Missão
09 h. CDMD – Casa de Missão
10 h. Catequese
11 h. Ministros Extraordinários da Sagrada Eucaristia
12 h. Família Franciscana
13 h. Pastoral da Saúde
14 h. Grupos da Comunidade Doce Mãe de Deus
15 h. Apostolado da Oração
16 h. Equipe de Liturgia
17 h. Mãe Rainha e Pastoral do Dízimo
18 h. Mensageiro da Paz, Kairós e Coroinhas
19h. Crisma e PASCOM
20 h. EJC
21 h. ECC e Adoradores
22 h. Terço com os Homens
23 h. Pastoral da Sobriedade
24 h. Vigília    

Que neste Cerco nós consigamos derrubar as muralhas que muitas vezes
não nos deixam ver Jesus.