domingo, 27 de dezembro de 2015

Paróquia de São Sebastião-LD realiza Assembleia e Eleição para Coordenação Paroquial


No dia 26 de dezembro a Paróquia de São Sebastião- Lagoa de Dentro realizou sua Assembleia Paroquial, com a presença de coordenadores de grupos, movimentos e pastorais de nossa igreja A assembleia teve inicio com a Santa Missa na matriz, onde o nosso Pároco, o Padre José André, em sua homilia nos falava da importância de sermos uma igreja em saída, servidora, samaritana, uma igreja que se encontra no meio do povo.
No Salão João Paulo II, deu-se continuidade com a palestra do Seminarista Adriano Brasil, que nos falou de forma clara  e objetiva sobre a necessidade de sermos uma igreja em estado permanente de missão, pois todo batizado é missionário e a missão deixa marcas em nossas vidas.
Tivemos em seguida a calendarização para o ano de 2016, projetando e nos organizando como paróquia de acordo com o que o rege o Plano Pastoral Diocesano, quadriênio 2016 a 2019, que para 2016 focará a igreja em estado de missão, anunciadora, em saída para anunciar o Evangelho a todos, em todos os lugares.
A Paróquia de São Sebastião tem como Coordenadora atual, Poliana Vieira, eleita a três anos e que vem com muita dedicação desempenhando sua missão, com a graça de Deus, frente à coordenação de nossa paróquia. Os trabalhos da coordenação atual seguem até 31 de janeiro, tendo em vista que para o quadriênio 2016/2019 assumirão os coordenadores eleitos nesta assembleia.
À tarde seguiram-se com a eleição da nova coordenação paroquial, que foi realizada de forma democrática, elegendo-se Coordenadora e Vice, respectivamente, Ana Targino e Mazé Andrade, que irão conduzir os trabalhos pastorais da comunidade de São Sebastião pelos próximos quatro anos.  O Padre José André agradeceu a atuação de Poliana Vieira frente à coordenação nestes três anos e Parabenizou a nova dupla que conduzirá os trabalhos a partir de 2016.
Por fim, o Padre José André presenteou a todos os presentes com o Caderno de Oração Meu Encontro e confraternizaram-se esperando que 2016 seja um ano de paz, harmonia, muita missão evangelizadora, levando o evangelho de Jesus Cristo com uma igreja em saída.  














segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

‎INSTRUÇÃO SOBRE O MISSAL ROMANO



Quando ia celebrar com seus discípulos a ceia pascal, onde instituiu o sacrifício do seu Corpo e Sangue, o Cristo Senhor mandou preparar uma sala ampla e mobiliada (Lc 22,12). A Igreja sempre julgou dirigida a si esta ordem, estabelecendo como preparar as pessoas, os lugares, os ritos e os textos, para a celebração da Santíssima Eucaristia. Assim, as normas atuais, prescritas segundo determinação do Concílio Vaticano II, e o Novo Missal, que a partir de agora será usado na Igreja de Rito romano para a celebração da Missa, são provas da solicitude da Igreja, manifestando sua fé e amor imutáveis para com o supremo mistério eucarístico, e testemunhando uma contínua e ininterrupta tradição, ainda que algumas novidades sejam introduzidas.
Testemunho de fé inalterada
  A natureza sacrifical da Missa, que o Concílio de Trento solenemente afirmou, em concordância com a universal tradição da Igreja, foi de novo proclamada pelo Concílio Vaticano II, que proferiu sobre a Missa estas significativas palavras: "O nosso Salvador na última Ceia instituiu o sacrifício eucarístico do seu Corpo e Sangue para perpetuar o sacrifício da cruz através dos séculos até a sua volta, e para confiar à Igreja, sua esposa muito amada, o memorial de sua morte e ressurreição".
O que o Concílio ensinou com estas palavras encontra-se expresso nas fórmulas da Missa. Com efeito, a doutrina já expressa concisamente nesta frase de antigo Sacramentário, conhecido como Leoniano: "Todas as vezes que se celebra a memória deste sacrifício, renova-se a obra da nossa redenção", é desenvolvida clara e cuidadosamente nas orações eucarísticas; nestas preces, ao fazer a anamnese, dirigindo-se a Deus em nome de todo o povo, dá-lhe graças e oferece o sacrifício vivo e santo, ou seja, a oblação da Igreja e a vítima por cuja imolação Deus quis ser aplacado, e ora também para que o Corpo e Sangue de Cristo sejam um sacrifício agradável ao Pai e salutar para todo o mundo.
Assim, no novo Missal a regra da oração da Igreja corresponde à regra perene da fé, que nos ensina a identidade, exceto quanto ao modo de oferecer, entre o sacrifício da cruz e sua renovação sacramental na Missa, que o Cristo Senhor instituiu na última Ceia e mandou os Apóstolos fazerem em sua memória. Por conseguinte a Missa é simultaneamente sacrifício de louvor, de ação de graças, de propiciação e de satisfação.
Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos
 Roma - 2002



sábado, 12 de dezembro de 2015

Ano da Misericórdia!

   
    Somos chamados a viver de misericórdia, porque, primeiro, foi usada misericórdia para conosco”, o Papa Francisco convoca Ano Santo da Misericórdia. O chamado se deu durante a celebração das Primeiras Vésperas do Domingo da Misericórdia, o Papa Francisco convocou oficialmente o Jubileu extraordinário da Misericórdia, que terá início no dia 8 de dezembro de 2015 com a Festa da Imaculada Conceição. Na bula Misericordiae Vultus ("O rosto da misericórdia"), o Santo Padre explica por que decidiu proclamar este Ano Santo e indica os passos para vivê-lo com fruto.
   A data escolhida para iniciar o Jubileu, é significativa. Segundo Francisco, em primeiro lugar, aponta para a experiência de misericórdia vivida por Maria Santíssima. "Depois do pecado de Adão e Eva, Deus não quis deixar a humanidade sozinha e à mercê do mal. Por isso, pensou e quis Maria santa e imaculada no amor, para que se tornasse a Mãe do Redentor do homem", afirmou o Papa. "Perante a gravidade do pecado, Deus responde com a plenitude do perdão. A misericórdia será sempre maior do que qualquer pecado, e ninguém pode colocar um limite ao amor de Deus que perdoa."
   O dia 8 de dezembro de 2015 foi escolhido pelo sucessor de Pedro por que marca também os 50 anos de encerramento do Concílio Vaticano II. O Papa Francisco assinalou este evento como "uma nova etapa na evangelização de sempre".
   O Papa Francisco orienta que, no Ano Santo, se dê atenção especial ao sacramento da Confissão. "Ponhamos novamente no centro o sacramento da Reconciliação, porque permite tocar sensivelmente a grandeza da misericórdia". A Igreja orienta, que pelos menos uma vez ao ano o fiel cristão procure um padre para fazer o Sacramento da Confissão!
  Assim, cada fiel é convidado a fazer um exame de consciência e vivenciar a Misericórdia, sobretudo no Ano Santo da Misericórdia.

Adaptado do site: padrepauloricardo.org.



quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Advento: tempo de preparação para um grande encontro


                 O advento é um tempo propício para olharmos para o nosso interior, e nos dispor a mergulhar na belíssima espiritualidade que a Igreja nos propõe. É preciso preparar nosso coração para realizar um grande e belíssimo encontro com o Príncipe da Paz! Jesus, o Filho Unigênito de Deus.
        A Igreja assume a missão de ser a “Voz que clama no deserto” (Lc 3,4), e convida a todos ao arrependimento. A nivelar os montes e retificar os caminhos tortuosos.   É o Cristo que chega para trilhar os caminhos do nosso coração. Quais são os montes que precisam ser nivelados em tua vida? Existem vales de ressentimentos na tua história que precisam ser aterrados? Há lembranças amargas que oprimem a tua alma?   O que precisa ser mudado em tua conduta?  Qual é a tua disposição de endireitar os caminhos do Senhor? 
         O ministério do profeta Isaías anunciou a atividade missionária e profética de João Batista, que com dedicação plena exortou o povo assumir a beleza de um batismo de arrependimento e conversão (Lc 3,4-18)  no intuito de bem acolher o Senhor que vem ao nosso encontro para nos salvar.
        Deus não nos abandona nunca. E o Amor só sabe amar.    Com João Batista que assume a força da profecia percorramos, pois, o deserto de nossa vida... Procuremos endireitar as estradas de nossa alma, e vamos felizes ao encontro do Amor.
Mazé Andrade– CDMD