quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Valores familiares

Para sermos famílias em Cristo não basta apenas rezarmos. É preciso que sejamos pessoas de atitudes assim como José e Maria, que ao ver seu filho sendo perseguido pelo rei, saíram juntos para escondê-lo da morte.
Nós como formadores de pessoas, estamos nos espelhando na sagrada família, tirando os nossos filhos dos perigos atuais? As drogas, a prostituição, o aborto, o adultério entre outros, são os problemas de hoje e como pais somos responsáveis para que eles não caiam nessa armadilha que muitas vezes leva a morte.
Quando Deus criou o homem e a mulher ele disse: crescei e multiplicai-vos. Infelizmente, hoje, algumas famílias nem sequer tem pelo menos dois a três filhos porque preferem obedecer a um plano governamental, fazendo assim prevalecer a ganância do ter, passando para trás o ser que é a imagem e semelhança de Cristo.
A vocação para qualquer instituição é feita a partir dos ensinamentos de Cristo. Adquirimos essa habilidade observando os mandamentos e colocando em prática, para assim conduzir os filhos no caminho de Cristo.
Como geradores de vidas vemos a importância de apontar para assim conduzi-los e fazê-los ver a importância dos valores que por muitos estão esquecidos.
Pequenas coisas e simples gestos deixam raízes profundas que nem o tempo pode apagar. Como filha lembro-me que meus pais abençoava os oito filhos a cada dia e não se cansavam. Deus os abençoe oito vezes seguidas. Hoje não escutamos, mais isto, parece que saiu de moda.
Tenho saudade de quando íamos para casa dos meus avós e eles contavam histórias para nós, falando de suas vidas e de seus antepassados, a gente ria e até chorava dependendo da situação. Assim nós aprendemos a dar valor a vida e a família.
Quantos avós hoje não têm tempo para seus netos, porque estão preocupados a progredir profissionalmente, pois muitos estão sendo avós muito cedo. Porque que estão preocupados com o ter dos filhos e se esquecendo que muitas vezes o ser encontra-se vazio porque a alma está carente de amor a atenção.
O caráter de alguém é formado no lar, o filho que é valorizado é também cobrado por seus atos, pode até seguir outra estrada, mas depois ele volta porque conhece o caminho certo.
Os valores devem ser resgatados com urgência porque a família é a base de tudo, sem a família não se cria, não se planeja, não se recria, porque tudo vem dela e para ela.


Juraci e Gisélia
Agentes da Pastoral Familiar

Nenhum comentário:

Postar um comentário