Centenas de fiéis caminharam pelas ruas do centro da cidade ,durante a procissão de Corpus Christi que aconteceu nesta quinta-feira (30). tapetes foram confeccionados por jovens para receber a procissão. Os fiéis saíram da Capela do Bairro Cristo Rei e percorreram cerca de 1 km até a Igreja Matriz onde aconteceu a celebração solene do dia de Corpus Christi presidida pelo pároco, Mons. José André, em homenagem ao corpo e sangue de Cristo.
Desde da quarta-feira que antecedeu o dia solene, jovens, grupos e movimentos ligados à Igreja confeccionaram os tradicionais tapetes de pó de serra por onde a procissão passou. Várias ruas foram interditadas para a passagem dos fiéis.
O Mons. José André, agradeceu aos jovens pelos tapetes montados. “Este ano os jovens se superaram. Ficou maravilhoso o trabalho montado nas ruas. Tenho certeza que foi feito com muito carinho para a nossa caminhada”, afirma.
Segundo o sacerdote, o objetivo do tapete é recordar a adoração e devoção a Jesus, presente na Eucaristia. “Não é um faz de contas, mas o nosso horizonte de fé. A passagem pelo tapete é uma representação do corpo de Jesus representado e entregue”, contou.
A festa de Corpus Christi é celebrada sempre na quinta-feira depois da Santíssima Trindade, que acontece no domingo, depois de Pentecostes. A festa teve sua origem litúrgica ainda na Idade Média, sendo universalizada na igreja pelo papa Urbano IV, no ano de 1264.
Henrique Florêncio
Pastoral da Comunicação Paroquial
Nenhum comentário:
Postar um comentário