terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Papa nomeia bispo brasileiro como secretário do colégio cardinalício


O Santo Padre Francisco nomeou o arcebispo Ilson de Jesus Montanari como secretário do colégio cardinalício.

Dom Ilson, 58, é natural de Sertãozinho, SP, e trabalha na Congregação para os Bispos desde 2008. Em 2011 foi nomeado capelão de Sua Santidade, e em 12 de outubro, o Papa o nomeou secretário da Congregação, presidida pelo cardeal canadense Marc Ouellet. O cargo de secretário do colégio cardinalício é uma das funções de sua incumbência na Congregação.

O colégio cardinalício é atualmente formado por 199 cardeais: 107 eleitores e 92 com mais de 80 anos, sem direito de voto. Eles colaboram com o Papa nas questões mais importantes da Igreja Católica e têm o dever de se reunir para eleger um novo Pontífice.

Como descrito no Código de Direito Canônico, cânon 349, "os cardeais da Santa Igreja Romana constituem um colégio especial cuja responsabilidade é prover à eleição do Romano Pontífice, de acordo com a norma do direito peculiar; assim mesmo, os cardeais assistem o Romano Pontífice, tanto colegialmente quando são convocados para tratar juntos questões de mais importância, como pessoalmente, mediante as diversas funções que desempenham, ajudando o Papa sobretudo em seu governo cotidiano da Igreja universal".

Já o cânon 350, explica que "o colégio cardinalício se divide em três ordens: a episcopal, a que pertencem os cardeais aos quais o Romano Pontífice atribui como título uma Igreja suburbicária e os Patriarcas orientais do colégio, a presbiterial e a diaconal".

Com informações da Rádio Vaticano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário