Os ritos que precedem a
liturgia da palavra, isto é, entrada, saudação, ato penitencial, Kýrie, Glória
e oração do dia, têm o caráter de exórdio, introdução e preparação.
Sua finalidade é fazer
com que os fiéis, reunindo-se em assembleia, constituam uma comunhão e se
disponham para ouvir atentamente a palavra de Deus e celebrar dignamente a
Eucaristia.
Em certas celebrações
que, de acordo com as normas dos livros litúrgicos se ligam com a Missa,
omitem-se os ritos iniciais ou são realizados de um modo próprio.
Entrada
Reunido o povo, enquanto
o sacerdote entra com o diácono e os ministros, começa o canto da entrada. A
finalidade desse canto é abrir a celebração, promover a união da assembleia,
introduzir no mistério do tempo litúrgico ou da festa, e acompanhar a procissão
do sacerdote e dos ministros.
O canto é executado
alternadamente pelo grupo de cantores e pelo povo, ou pelo cantor e pelo povo,
ou só pelo grupo de cantores. Pode-se usar a antífona com seu salmo, do Gradual
romano ou do Gradual simples, ou então outro canto condizente com a ação
sagrada e com a índole do dia ou do tempo, cujo texto tenha sido aprovado pela
Conferência dos Bispos.
Não havendo canto à
entrada, a antífona proposta no Missal é recitada pelos fiéis, ou por alguns
deles, ou pelo leitor; ou então, pelo próprio sacerdote, que também pode
adaptá-la a modo de exortação inicial (cf. n. 31).
Saudação ao altar e ao
povo reunido
Chegando ao presbitério,
o sacerdote, o diácono e os ministros saúdam o altar com uma inclinação
profunda.
Em seguida, em sinal de
veneração o sacerdote e o diácono beijam o altar; e o sacerdote, se for
oportuno, incensa a cruz e o altar.
Executado o canto da
entrada, o sacerdote, de pé junto à cadeira, junto com toda a assembleia faz o
sinal da cruz; a seguir, pela saudação, expressa à comunidade reunida a
presença do Senhor. Esta saudação e a resposta do povo exprimem o mistério da
Igreja reunida.
Feita a saudação do povo,
o sacerdote, o diácono, ou um ministro leigo, pode com brevíssimas palavras
introduzir os fiéis na Missa do dia.
Congregação para o Culto
Divino e a Disciplina dos Sacramentos
Roma - 2002
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