O porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, concedeu, na manhã desta quarta-feira, 13, às 13hs (horário de Roma, 9hs no Brasil), uma coletiva de imprensa no Media Center, local no qual trabalham jornalistas de todo o mundo durante o conclave.
O sacerdote comentou sobre as duas fumaças pretas que saíram da chaminé da Capela Sistina, indicando que os cardeais não chegaram a eleger um novo Papa. Ainda de acordo com ele, a multidão que se reúne na praça de São Pedro, na expectativa do resultado, tem surpreendido-o a cada dia.
"Eu me surpreendi com o número de pessoas (…). Vê-se como a cidade de Roma e os turistas vivem este momento e o quanto amam o Papa", ressaltou.
Bento XVI e o conclave
Padre Lombardi falou sobre a oportunidade de conversar, ontem, 12, com o prefeito da Casa Pontifícia e secretário particular do Papa emérito Bento XVI, dom Georg Gänswein, o qual trouxe notícias sobre como ele tem vivido estes dias de votação do novo Papa.
"O Santo Padre acompanha o conclave com muita oração. Inclusive, acompanhou pela TV a missa de ontem", ressaltou. O porta-voz disse também que Bento XVI não estará presente na missa do novo Papa.
A fumaça desta manhã
De acordo com padre Lombardi, hoje pela manhã foram realizados três escrutínios (votações). Além disso, ele explicou como são formadas a fumaça preta e branca, produzidas a partir de um processo químico. A previsão é que, a partir de tal processo associado a alguns mecanismos eletrônicos, a fumaça dure cerca de sete minutos.
Fonte: Canção Nova Notícias
Nenhum comentário:
Postar um comentário