O Papa Francisco visitou na tarde deste domingo, 1° de dezembro, a paróquia de São Cirilo de Alexandria, localizada no bairro Tor Sapienza, em Roma. Como previsto o Santo Padre encontrou brevemente as crianças da primeira comunhão, os doentes, os batizados, com os seus pais, do ano pastoral em andamento, e os 9 adolescentes que receberam o Sacramento da Confirmação. Enfim confessou alguns dos paroquianos.
No final da missa, que teve início meia hora antes do previsto, o Papa se encontrou com o conselho pastoral formado por trinta agentes paroquiais e voluntários.
Na sua homilia o Papa Francisco destacou que um caminho no qual não é contemplado Jesus "não é um caminho de cristãos". Falando aos 9 crismandos perguntou: "e depois da Crisma, adeus, não se vai mais à Igreja? E verdade ou não? Esta não seja a cerimônia do adeus".
Após a Crisma - continuou o pontífice -, toda a vida, também um encontro com Jesus na oração, quando vamos a Missa, e quando fazemos boas obras, quando visitamos os doentes, quando ajudamos um pobre, quando pensamos nos outros, quando não somos egoístas, quando somos amáveis... encontramos sempre Jesus!. E o caminho da vida é precisamente este: caminhar para encontrar Jesus.
O Santo Padre recorda que "as pessoas que Jesus procurava mais" eram os pecadores, e era repreendido, e diziam que não era um verdadeiro profeta. Jesus perdoa os nossos pecados - recorda o Papa - e nos perdoa na confissão. "Sejam corajosos, exortou. Não tenham medo! Encontrar Jesus é o presente mais bonito".
A paróquia de São Cirilo de Alexandria foi construída 50 anos atrás, em 23 de março de 1963, quando o bairro ainda era pouco desenvolvido e uma pequena capela era usada para funções litúrgicas.
Não obstante se encontre na área de importantes empresas romanas, falta trabalho e a paróquia está fazendo o que pode para atender as dificuldades das famílias.
Esta foi a segunda visita do Papa Francisco a uma paróquia romana desde quando foi eleito.
Fonte: Rádio Vaticano
Nenhum comentário:
Postar um comentário