terça-feira, 12 de julho de 2011

Juventude e Oração

Como Pe. Zezinho diz em uma canção: “Orar costuma fazer bem”. Ou ainda, numa música que aprendemos no catecismo: Orar é falar com Deus. Pensar no que se diz. É abrir o coração”.
A Oração é fundamental na vida do cristão, é o momento em que conversamos com Deus e que partilhamos com Ele nossas alegrias, tristezas, dores, agradecimentos e também elevamos ao Senhor nossas súplicas.
O próprio Deus nos fala no livro do profeta Jeremias 33, 3: “Invoca-me e te responderei”. Ou seja, quando buscamos a Deus, Ele se deixa encontrar, mas também precisamos estar atentos e dispostos a ouvi-lo.
Todos nós somos convidados ao diálogo com Deus através da oração, a qual pode ser individual ou comunitária; falando, cantando ou permanecendo em silêncio e deixando o coração, ou as lágrimas falarem por nós.
E neste mês, celebrar o DNO (Dia Nacional da Oração pela Juventude), nos faz refletir os caminhos que nós, como jovens, estamos traçando em uma sociedade que muitas vezes nos afasta de Deus pelo seu individualismo.
Precisamos ser diferentes, buscar a Deus, colocá-lo a nossa frente. Se tivermos a oração em nossas vidas estaremos mais perto desse Deus que se deixa encontrar, basta que o procuremos.
Estar na presença de Deus é sentir o amor Ágape. Como nos diz Gabriel Chalita (2010, p.11):"Ágape é o amor incondicional, o amor generoso, o amor sem limites, puro, livre."
Portanto, não queiramos ser a pessoa certa no lugar errado. Que a oração seja além de um hábito religioso, um canal que precisamos para alcançar a verdadeira felicidade, a luz, que é ação de Deus em nossas vidas.
(Luana Justino Freire. Coordenadora do EJC de Lagoa de Dentro)

Nenhum comentário:

Postar um comentário