quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Vocações no mês de agosto.


Agosto é considerado pela Igreja Católica, o Mês Vocacional e dedica-se à reflexão sobre as vocações em geral. Assim, costuma-se celebrar as diferentes vocações por semana:
Primeiro domingo: vocação sacerdotal;
Segundo domingo: vocação familiar, dos pais;
Terceiro domingo: vocação à vida consagrada dos religiosos e das religiosas;
Quarto domingo: vocação do laicato na Igreja, ministérios leigos e catequistas.
Deus quis precisar de nós. Como em Jeremias 1,5 - “Antes que no seio fosses formado, eu já te conhecia; antes do teu nascimento, eu já te havia consagrado” -, Deus espera de nós uma resposta a Seu chamado. É esta a vocação de cada um.
No mês dedicado por excelência à reflexão sobre o serviço na Igreja, quando refletimos sobre a vocação, chegamos à conclusão de que o Senhor nos criou para um objetivo específico: todos nós somos chamados a participar, com nossos dons e talentos, na edificação do Reino.
O mais profundo e tocante em tudo isso é que, mesmo Deus não precisando de nossa ajuda, Ele quis precisar, quis contar conosco. Se formos sensíveis em perceber esse desejo de Deus é impossível sermos indiferentes.
Viver a vocação é consagrar a nossa vida a um ideal. A nossa realização pessoal reside em entender qual é a nossa vocação e agir de acordo com os ditames de Deus que fala ao nosso coração.
Durante todo o mês a Paróquia de São Sebastião segue uma programação voltada à reflexão sobre a vocação para atentarmos ao chamado de Deus em nossas vidas. Portanto, vivamos intensamente o Mês das Vocações.
Adaptado do texto de Dom Eurico dos Santos Veloso
Arcebispo Emérito de Juiz de Fora (MG)


Nenhum comentário:

Postar um comentário