quinta-feira, 19 de março de 2015

IGREJA E SOCIEDADE

  


   Nesta quaresma a igreja nos convida a uma reflexão muito oportuna através da Campanha da Fraternidade, cujo tema: Igreja e Sociedade. Reflexão essa, que seria desnecessária se obedecêssemos ao principal mandamento, que é Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo. Bem como uma regra conhecida como a regra de ouro: ‘’ Tudo o que vocês desejarem que os outros façam a vocês, façam vocês também a eles’’. (Cf. MT. 7, 12). Tempo de conversão, de mudança de vida, onde o objetivo principal está voltado para a libertação pessoal, comunitária e social. Ajudando-nos aprofundarmos à luz do Evangelho, em comunhão com a Igreja e a Sociedade, a serviço do povo brasileiro, para a edificação do Reino de Deus. (Objetivo geral da CF-2015)
     É também, tempo de jejum, oração e caridade. Uma oportunidade para nos prepararmos para a verdadeira Páscoa do Senhor.   Abster-se e esvaziar-se de nós mesmos, através do jejum; na oração, devemos buscar o amor de Deus e na caridade, devemos partilhar com amor e cuidado, ao servirmos o próximo sem que propaguemos as nossas ações. A esmola partilha de vida, cuidado amoroso, liberdade de entrega, serviço! A esmola envia para o próximo. Encontro com aqueles que o Estado e a Sociedade não querem. (Madre Teresa de Calcutá)
     “Numa ligação, mais profunda com o lema: ‘‘Eu vim para servir”. ( Cf. Mc. 10, 45  Nos direciona para vivenciarmos a nossa vocação ( seja ela qual for), a partir de nossas ações entre a Igreja e a Sociedade, observando a dimensão da vida, para que todos tenham vida e a tenha em abundância. Bem como, de refletirmos sobre a importância da oração (orar+ação), como cristãos e comunidades de fé. A oração nos aproxima de Deus, na busca pelo seu amor de Pai. Não podemos ter essa aproximação com ele, se estivermos longe do irmão, fechando os olhos para quem precisa de nós. Só podemos afirmar que amamos a Deus verdadeiramente se amarmos o próximo.
        O nosso papel como Igreja, comunidades e cristãos deve prosseguir em cuidar dos irmãos excluídos, seja pela caridade, o diálogo, o acolhimento. Pois todos os que formam a sociedade são filhos de Deus. Em uma de suas falas o Papa, mostra o verdadeiro sentido de sermos igreja. ‘’ Prefiro uma igreja acidentada, ferida e enlameada por ter saído pelas estradas, a uma Igreja enferma pelo fechamento e comodidade de se agarrar às próprias seguranças’’. (Papa Francisco).
       Teremos nestes dias, uma oportunidade de repensarmos a nossa prática, em observação aos ensinamentos, levando-nos a sermos verdadeiros cristãos, seja dentro ou fora dos grupos e pastorais; que sejamos atuantes e misericordiosos para com os irmãos que vivem à margem da sociedade. Somos chamados a darmos testemunho diante da sociedade. Não basta apenas orarmos nas igrejas, mas é preciso que saiamos com ações que edifiquem os nossos irmãos e a nós mesmos. Levemos o compromisso de ajudar na construção de uma sociedade Justa, Solidária e de Paz.
               ‘“‘ “Felizes os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus.” (Cf. MT. 5,9)
Jonalice Justino



Nenhum comentário:

Postar um comentário