sexta-feira, 14 de abril de 2017

Semana Santa


Segundo a tradição da Igreja Católica Romana, a Semana Santa começa com o Domingo de Ramos, quando Jesus entra em Jerusalém e é recebido com folhas de palmeiras. Jesus é recebido em Jerusalém como um rei pelos mesmos que o condenaram à morte. A Semana Santa celebra a Paixão, a Morte e a Ressurreição de Jesus Cristo.
Na manhã da quinta-feira, nas catedrais das dioceses, o bispo se reúne com o clero para a Celebração do Crisma, na qual são abençoados os óleos que serão usados na administração dos sacramentos do BatismoCrisma e Unção dos Enfermos. Com essa celebração se encerra a Quaresma.
À noite, são relembrados os três gestos de Jesus durante a Última Ceia: a Instituição da Eucaristia, o exemplo do Lava-pés, e a Instituição do Sacerdócio.
A igreja fica em vigília ao Santíssimo, relembrando os sofrimentos de Jesus, que tiveram início nesta noite. A Igreja já se reveste de luto e tristeza, desnudando os altares, tudo para simbolizar que Jesus já está preso e consciente do que vai acontecer. Também cobrem-se todas as imagens existentes no templo, com panos de cor roxa.
Na sexta-feira, também conhecida como Sexta-feira da Paixão a Igreja recorda a morte de Jesus. É celebrada a Solene Ação LitúrgicaPaixão e a Adoração da Cruz. A recordação da morte de Jesus consiste em quatro momentos: A Liturgia da Palavra, Oração Universal, Adoração da Cruz e Rito da Comunhão. Presidida por presbítero ou bispo, os paramentos para a celebração são de cor vermelha.
Sábado Santo ou Sábado de Aleluia é o dia da espera. Os cristãos junto ao sepulcro de Jesus aguardam sua ressurreição. No final deste dia é celebrada a Solene Vigília Pascal que se inicia com a Bênção do Fogo Novo e também do Círio Pascal; proclama-se a Páscoa através do canto do Exultet e faz-se a leitura de 8 passagens da Bíblia percorrendo-se toda história da salvação, desde Adão até o relato dos primeiros cristãos. Entoa-se o Glória e o Aleluia, que foram omitidos durante todo o período quaresmal. Há também o batismo daqueles adultos que se prepararam durante toda a quaresma. A celebração se encerra com a Liturgia Eucarística, o ápice de todas as missas.
Domingo de Páscoa é o dia mais importante para a fé cristã, pois Jesus vence a morte para mostrar o valor da vida. Esse dia é estendido por mais cinquenta dias até o Domingo de Pentecostes.
A Igreja pede que viva-se cada momento desse período com afinco e dedicação para como cristãos celebrar a Páscoa com/de Jesus.


Nenhum comentário:

Postar um comentário