quarta-feira, 11 de julho de 2018

Diocese de Guarabira terá Conselhos do Laicato




Vivenciando o Ano Nacional do Laicato, com o tema: “Cristãos leigos e leigas, sujeitos na ‘Igreja em saída’ a serviço do Reino”, definido pela Comissão Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, iniciado no dia 26 de novembro de 2017 e com término em 25 de novembro de 2018, a Diocese de Guarabira - PB, sob a liderança da Equipe de Articulação, está organizando a criação do Conselho Diocesano do Laicato - CDL, em comum articulação com as paróquias, áreas pastorais e as foranias.
Com a instituição do Ano Nacional do Laicato, o bispo de Guarabira, Dom Aldemiro Sena, junto a Comissão Diocesana de Pastoral está organizando a criação do CDL, em articulação com as Paróquias e Áreas Pastorais, à luz do Documento 105 da CNBB.
Desde o último dia 9 de junho está acontecendo uma série de três Encontros Formativos com representantes das Paróquias e Áreas Pastorais da Diocese que formarão os Conselhos Paroquiais do Laicato dos quais será constituído o Conselho Diocesano do Laicato. O segundo encontro aconteceu no último dia 7 de julho constando de Orientações para a Criação dos Conselhos e no próximo dia 21 do mês em curso acontecerá o último Encontro para apreciação do Regimento do Conselho Diocesano que será formado no dia 26 de agosto, em Assembleia Diocesana do Laicato, no Santuário do Padre Ibiapina, em Arara-PB.
O Conselho Diocesano do Laicato é um órgão colegiado, eletivo com personalidade jurídica com a seguinte organização: Assembleia Diocesana do Laicato, Conselho Deliberativo, Presidência e Conselho Fiscal. Por sua vez, o Conselho Paroquial do Laicato não tem personalidade jurídica, é um órgão colegiado, eletivo, permanente, responsável pela articulação, organização, coordenação e formação dos/as leigos/as cristãos/ãs católicos/as no âmbito das Paróquias e se organiza a partir da Assembleia Paroquial do Laicato, Presidência e Secretaria.
Os Conselhos serão compostos por 5 (cinco) membros efetivos, escolhidos em Assembleia para um mandato de 3(três) anos.
As Paróquias estão em processo de formação dos CPLs, algumas já com seus Conselhos eleitos. A Paróquia de São Sebastião em Lagoa de Dentro está em processo de criação e será apresentado em breve a comunidade.
A criação dos Conselhos é uma ação concreta do Ano Nacional do Laicato e representa uma luz no serviço de evangelização na Santa Igreja Católica que chama os fieis a serem “Sal da Terra e Luz do Mundo” (Mt 5, 13-14).

PASCOM
 Lagoa de Dentro-PB




Nenhum comentário:

Postar um comentário