domingo, 25 de novembro de 2018

MENSAGEM PELO DIA DOS/AS LEIGOS/ÀS E ENCERRAMENTO DO ANO NACIONAL DO LAICATO



Irmãos e irmãs, recebam toda paz e todo bem da parte de Nosso Senhor Jesus, na unidade do Espírito Santo que nos conduz rumo ao Reino de Deus, nosso Pai.

Somos leigos e leigas e pelo Batismo, integrados a Cristo e sua Igreja, e, confirmados no Crisma, assumimos o compromisso de vivermos como testemunhas de Jesus, continuando sua missão, conforme nosso estado, vocação, identidade e espiritualidade, em comunhão com os ministérios ordenados. Assim, inseridos no mundo, estamos sempre em saída, sendo Igreja, sendo missão para iluminar o mundo e dar sabor às coisas da terra, não sendo deste mundo.

No exemplo de São Francisco de Assis, irmão universal, vivamos a radicalidade do Evangelho tal qual, sendo complexamente simples e simplesmente singulares, imitando Jesus na proximidade constante dos mais pobres.

Encerrando o Ano Nacional do Laicato, a Diocese de Guarabira - PB, confirma o quanto este momento foi significativo, pois, depois de quase 20 anos, foi criado o Conselho Diocesano do Laicato, dentro de um processo amplo, participativo e duradouro de debates. E, das paróquias às foranias e destas ao nível diocesano, tudo foi feito passo a passo, democraticamente, respeitando as especificidades da Diocese, e dentro do paradigma de governo episcopal vigente, com integração pastoral, sem qualquer conflito interno que nos decidisse, e, sobretudo, enriquecendo-nos as diferenças e na diversidade.

Nosso momento inicial foi de organização e articulação interna. Muito trabalho, parcerias, visitas, eventos e formações gerais e específicas. Seguiremos, agora, em abertura à sociedade, integrando-se às inúmeras instâncias de trabalho, promovendo e defendendo a vida, vivendo a experiência do "Bom Samaritano".

Neste ano, além do Conselho Diocesano do Laicato, todas as paróquias criaram seus Conselhos do Laicato, com seus planos de trabalho - em construção -, e integrados à ação pastoral, com foco nas realidades sociais locais, abrindo a Igreja à experiência da missão nos "aerópagos modernos". Fortalecer os Conselhos Paroquiais do Laicato para atuar no âmbito social, a partir das políticas públicas, é parte de nossos objetivos.

Desejamos, nesta mensagem, reafirmar nosso comprometimento com a organização, articulação e intervenção do Laicato junto às diversas realidades que exigem transformação à luz do Evangelho, e conforme a Doutrina Social da Igreja, priorizando as comunidades mais pobres e afastadas.

Que os frutos do Ano Nacional do Laicato continuem animando nossa missão de sermos missão, sendo sal da terra e luz mundo.

Com Maria, Nossa Senhora da Luz, simplicissimamente, no "espírito de minoridade", peço que Deus nos abençoe.

Assis Souza de Moura, irmão leigo da Ordem Franciscana Secular, em função de Presidência, pelo Conselho Diocesano do Laicato.



Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário


Nenhum comentário:

Postar um comentário