domingo, 3 de junho de 2012

Santíssima Trindade: comunhão perfeita de amor



Com a celebração da grande Festa de Pentecostes, liturgicamente se encerra o tempo pascal. Neste domingo, dia 03 de junho, a Igreja celebra a Festa da Santíssima Trindade. É o mistério da revelação de Deus Trino, expressão de unidade na diversidade. Comunhão perfeita de amor.

Podemos afirmar que o mistério da Santíssima Trindade é o mistério central da fé e da vida cristã. Fomos criados à imagem e semelhança Do Criador, que é Um só Deus em Três Pessoas. Por isso, somos destinados à comunhão e unidade.

O mistério trinitário nos permite adentrar no mistério da vida em comunidade; através do qual somos todos iluminados para uma vivência plena do amor, da partilha, da fidelidade e do compromisso fraterno. Precisamos amar e encurtar as distâncias!

Toda a existência humana se reflete no projeto de amor do Pai, que deseja a vida e a felicidade para todos os seus filhos; Nele, os homens se tornam irmãos. Temos que experimentar um Deus amor e comunhão com um projeto de libertação, de ternura, de disponibilidade para ir ao encontro do outro e lhe prestar ajuda, sobretudo nos momentos mais difíceis.  É atitude de compaixão com doação sem medida. Uma oferta de si que alcança e transforma as nossas vidas.

Deus gera pelo Espírito, que é amor! Que grande mistério! Ele é Pai pelo amor que tem ao Filho. Sua paternidade é mistério. Eles são de uma única substância ou essência; não há contradição entre Eles, o que um é, os outros também o são. É uma profunda relação de amor e unidade. Perfeição na comunhão e na unidade. Modelo para todos nós!

O mistério do Pai, do Filho e do Espírito Santo se interioriza no mundo para levá-lo à sua eterna realização, isto é, sua Salvação. Em seu amor aos homens, Deus entrega seu Filho, gerando-o neste mundo. Seu ser se identifica com sua paternidade, e toda sua atividade se empenha na geração do Filho.

Portanto, Deus, na plenitude dos tempos, revelou-se aos homens na pessoa de seu Filho Jesus, elevando assim a compreensão humana do próprio Deus e dos seus desígnios para com a humanidade. E o desígnio de Deus é que o homem sacie sua sede na Fonte que jorra água viva, onde toda limitação é dissipada pelo infinito amor do Pai que presenteia a humanidade com a doação de seu Filho na ação do Espírito. Deus chama o homem para trilhar um caminho de perfeição do amor.

Porque Deus é Trindade, cria e destina o homem a participar da comunhão divina. Todos nós somos chamados a viver a comunhão e a unidade. Na ação e graça do Deus-Trino ser amor e receber amor. Dar e receber por força do mistério trino.

Vivamos, pois, a comunhão que é fonte de unidade! Na diversidade, sejamos um no Amor, centro da nossa vida. Aproximemo-nos uns dos outros. É tempo de encurtar as distâncias! É tempo de amar!

Cláudia Simone Costa de Oliveira
Consagrada da Comunidade Doce Mãe de Deus
Missão Lagoa de Dentro

Nenhum comentário:

Postar um comentário