terça-feira, 8 de abril de 2014

A Primeira Missa e o catolicismo no Brasil

primeira Missa no Brasil foi celebrada por Dom Frei Henrique de Coimbra no dia 26 de abril de 1500, um domingo, na praia da Coroa Vermelha, em Porto Seguro, no litoral sul da Bahia, quatro dias depois da chegada dos portugueses as terras, então chamadas de Índia. 
Era um período de páscoa e a fé católica muito efervescente em Portugal e em toda a Europa condicionava as viagens marítimas sempre a presença de um sacerdote. Frei Henrique acompanhava a esquadra de Pedro Álvares Cabral que a bordo buscava as riquezas da Índia, mas acabou extraindo as riquezas brasileiras.
Contudo, um legado nos foi deixado pela influência que a Europa manteve sobre essa região da América: O cristianismo surgiu nestas terras e foi esculturado aos povos nativos em forma de catequese para torná-los, assim pacíficos s propostas dos portugueses.
Para celebrar a missa, dois carpinteiros fizeram uma cruz e a colocaram na areia. Cerca de mil homens, entre oficiais e marinheiros e aproximadamente duzentos índios acompanhavam atentamente ao que acontecia, com muito respeito e adoração. Os índios seguiam os mesmos gestos dos portugueses, se eles levantavam, eles também levantavam, se eles ajoelhavam, eles também ajoelhavam. Aos índios foi explicado o significado da cruz e os gestos utilizados durante a cerimônia. O comportamento dos nativos demonstrou aos portugueses a facilidade que eles teriam para serem catequizados, já que era este o objetivo dos portugueses.
            No dia 1º de maio foi celebrada a segunda missa, na foz do Rio Mutarí. A partir de então, os índios foram catequizados na fé católica e com isso surgia o Brasil, sendo hoje o país mais católico do mundo.
A celebração da Primeira Missa no Brasil é um marco histórico do catolicismo e do cristianismo a que seguimos com veneração. São exatos 514 anos de história e fé vividas pelo povo brasileiro.
http:// www.wikipedia.org
http:// www.educaterra.terra.com.br
por Aldaberon V. do Nascimento
PASCOM



Nenhum comentário:

Postar um comentário