segunda-feira, 7 de abril de 2014

2014 - O ano da família


Que o ano da família sirva de inspiração para que as famílias possam unirem-se no amor de Deus, para juntos dialogarem e rezarem (pai ,mãe e filhos) e   que esse amor se renove a cada ano, refletindo sobre o verdadeiro sentido de ser família.  É muito importante a participação da família na missa dominical, pois a família que reza unida permanece unida.
A família precisa construir sua base na fé, na oração e na perseverança, pois diante de tantas dificuldades e tentações do dia-a-dia, só com muita oração e fé poderemos superar os desafios. Diante disso é desafiador viver a harmonia familiar, “devemos tratar a nossa família com a mesma cordialidade que tratamos os nossos amigos, pelo fato de pertencemos a mesma família, não significa que não possamos ser amigos também”, devemos refletir um pouco sobre isso, o respeito mútuo na família é de fundamental importância para uma convivência boa e saudável, se as famílias de hoje tivessem a consciência que Deus deve está em primeiro lugar em nossa vida e exercitassem mais os valores morais e o diálogo com os filhos, não deixassem a cargo só na escola, teríamos menos problemas nas famílias, ou seja, as famílias seriam mais estruturadas e acima de tudo mais temente a Deus. Na verdade para sermos uma família abençoada precisamos nos espelhar na Sagrada Família de Nazaré, exemplo de santidade, amor e fé.
Finalmente podemos afirmar que a família é a imagem e semelhança de Deus, diante disso a família precisa evoluir espiritualmente e aprender a amar mais, construir sua base no amor de Deus, pois sem esse amor não há alegria, união, tolerância e perdão, todas essas atitudes deveriam ser mais vivenciadas nas famílias, para que tivéssemos mais exemplos de famílias cristãs, até porque hoje as pessoas se espelham nas atitudes, o aprendizado é voltado para o exemplo, por isso que a nossa fala deve ser a nossa prática. Deixemos algumas perguntas: Qual é o foco das famílias hoje em dia? Elas buscam o que? E você, qual é o foco da sua família?     
“ O futuro da humanidade passa pela família”
João Paulo II          



Ronaldo dos Santos

Cláudia Costa
Casal Setorial - ECC

Nenhum comentário:

Postar um comentário