segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Setembro, dedicação às Sagradas Escrituras


O Mês da Bíblia comemorado em setembro, surgiu em 1971, por ocasião do cinquentenário da Arquidiocese de Belo Horizonte, Minas Gerais. E posteriormente foi assumido pela CNBB estendendo-se ao âmbito nacional. Anualmente celebra-se com reuniões semanais, os círculos bíblicos e celebrações solenes nas paróquias e comunidades.
Mas, Bíblia é considerada pela Igreja como divinamente inspirada , sendo que trata-se de um documento doutrinário. Acredita-se que a Bíblia foi escrita por 40 autores, entre 1445 e 450 a.C. (Antigo Testamento) e 45 e 90 d.C. (Novo Testamento), totalizando um período de quase 1600 anos. De acordo a tradição cristã, Moisés foi o autor dos primeiros cinco livros da Bíblia, chamados  Pentateuco. Muitos estudiosos afirmam que ela foi escrita por dezenas de pessoas oriundas de diferentes regiões e nações.
A quantidade de livros do Antigo Testamento varia de acordo com a religião ou Denominação cristã que o adota: a Bíblia dos cristãos protestantes e o Tanakh judaico incluem apenas 39 livros, enquanto a Igreja Católica possui 46 e a Igreja Ortodoxa aceita 51. Os sete livros existentes na Bíblia católica, ausentes da judaica e da protestante são conhecidos como deuterocanônicos para os católicos e apócrifos para os protestantes. A mesma lógica funciona com os livros da bíblia ortodoxa.
A Igreja Católica considera como oficiais 73 livros bíblicos (46 do Antigo Testamento e 27 do Novo), sendo 7 livros a mais no Velho Testamento do que das demais religiões cristãs e pelo Judaísmo. Já a Bíblia usada pela Igreja Ortodoxa contém 76 livros, 3 a mais que a católica e 10 a mais que a protestante.
De acordo com as Sociedades Bíblicas Unidas, a Bíblia já foi traduzida, até 31 de dezembro de 2007, para pelo menos 2.454 línguas e dialetos, inclusive para línguas indígenas do Brasil.
Saudemos Setembro. Viva as Sagradas Escrituras!!

Por Aldaberon Vieira - PASCOM
Fontes: http://pt.wikipedia.org
http://www.paulinas.org.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário