sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Lagoa de Dentro e São Sebastião


O município de Lagoa de Dentro está situado a aproximadamente 100 quilômetros da capital do Estado, João Pessoa.
Com um histórico populacional que remete ao século XIX, e com raízes indígenas descendentes dos potiguaras que habitavam essa região, com vestígios antropológicos na Serra da Copaoba, hoje Serra da Raiz, Lagoa de Dentro foi emancipada politicamente no ano de 1961 quando tornou-se independente do município de Caiçara, em 20 de dezembro deste ano.
História à parte, Lagoa de Dentro tem uma história religiosa com fatos que coincidem com o seu histórico de sua origem.
Na década de 1950 o então povoado de Lagoa de Dentro sofrera uma peste de bexiga e por intercessão de São Sebastião, as pessoas foram curadas e a doenças extinta. A população católica passou a celebrar o seu intercessor como padroeiro, celebrando o seu dia, 20 de janeiro, como uma data importante para aquela gente.
Cerca de dez anos depois, mais precisamente no ano de 1961, depois do empenho de algumas autoridades políticas da região, o então distrito tornou-se município politicamente independente em 20 de dezembro deste ano.  Coincidentemente, a exato um mês da celebração do Dia de São Sebastião, que já era protetor daquela população.
No dia 20 de dezembro passado (2014), como segue a tradição a gestão municipal celebra a data festiva ao município, também com festa religiosa com a celebração da Santa Missa na Igreja Matriz dedicada a seu padroeiro. Nesta celebração presidida pelo padre Adielson, auxiliado pelo Padre Salvador, na homília dirigida a comunidade o Padre Salvador chamava a atenção dos fiéis para o fato do dia 20 de dezembro e janeiro serem datas celebrativas no município com tamanha importância.
Padre Salvador dizia da importância de Lagoa de Dentro celebrar em 20 de dezembro seu aniversário político e um mês depois, 20 de janeiro, seu padroeiro. E dizia da importância dessa representatividade. São Sebastião protege esse povo e esse lugar. “E a população de Lagoa de Dentro deve ser muito feliz por ter o “Soldado Humilde” como protetor”.
Por isso, toda a comunidade católica se alegra em janeiro e durante o ano todo por ser lagoadentrense protegido de São Sebastião.
Salve o nosso Santo Padroeiro!  Salve São Sebastião!
 Aldaberon Vieira-PASCOM - Lagoa de Dentro





Nenhum comentário:

Postar um comentário