sábado, 8 de agosto de 2015

As Vocações


Tratado em particular, agosto é o Mês Vocacional. Época em que a Igreja Católica dedica-se à reflexão de suas vocações: sacerdotal, familiar e dos pais; à vida consagrada dos religiosos e das religiosas; do laicato na Igreja, ministérios leigos e catequistas.
No sentido epistemológico, a palavra “Vocação” significa ‘ato de chamar; escolha; predestinação; tendência ou inclinação; talento; queda; simpatia. Predileção; pendor’.
Assim, as diferentes vocações são lembradas neste mês como um ‘chamado’ de Deus Pai a evangelizar. Tanto no Antigo como no Novo Testamento, as pessoas eram chamadas a seguir seu Senhor, servindo em nome das Sagradas Escrituras. No Antigo Testamento prega(va)-se a vinda do Messias, aquele que viria para transformar a humanidade. O Prometido! E no Novo Testamento Jesus, o Messias ‘escolhe’ os seus e os envia em missão pelas suas vocações a usar os seus ‘talentos’ para evangelizar aos povos de diferentes culturas.
Uma das vocações mais fortes da Igreja é a sacerdotal. Seguidores enviados de Cristo. Daí, no dia 4 de agosto a celebração do dia desses homens que “deixam seus pais e suas mães” para seguir ao Cristo Vivo. A data foi escolhida em honra a São João Maria Vianney,.
Tidos como Pai, da origem da palavra em latim pater, -tris, pai, avô. O padre é o representante direto de Cristo na Igreja de hoje. Aquele que põe em prática o sentido mais amplo da palavra vocação: aquele que chamado faz sua escolha a seguindo como predestinação, se inclinando aos talentos dados por Deus, resistindo as quedas com simpatia pela sua predileção ao evangelho de Cristo Jesus. 
Um padre é aquele que preside a um sacrifício e o oferta juntamente com as orações a Deus, em nome dos fiéis. Como ministros católicos ordenados, são conhecidos como padres porque, pela celebração da Eucaristia, a sua oferta torna presente o sacrifício eterno de Cristo.                       
Os padres católicos e os bispos, que são "sumos sacerdotes", ao presidirem à Eucaristia, juntam cada oferta dos elementos eucarísticos em união com o sacrifício de Cristo.
Diante de suas vocações, nossas orações em honra aos sacerdotes que já guiaram os rebanhos de Cristo nesta Igreja de São Sebastião: Padres Epitácio, Eduardo, Cristiano, Mons. Nicodemos, Luiz Deodato, Romildo José, Vandilson Paulino e ao nosso Pároco Monsenhor José André, além daqueles que já passaram pregando o evangelho nesta paróquia.      
Aldaberon Vieira
PASCOM



Nenhum comentário:

Postar um comentário