domingo, 12 de junho de 2016

A cultura popular e os santos juninos


O mês de junho é conhecido na cultura popular como um mês de festas, e representa muito para a fé do povo. São comemorados com maior ênfase quatro Santos conhecidos dos fiéis católicos e das manifestações populares nos mais diversos lugares do Brasil, sobretudo na Região Nordeste. São eles: Santo Antônio, São João, São Pedro e São Paulo.
O dia 13 marca o falecimento de Santo Antônio, o primeiro Santo deste mês, por isso é comemorado nesta data com a realização das trezenas, fogos de artifícios e fogueiras. Santo Antônio é muito conhecido na crendice popular como o Santo casamenteiro.
São João Batista, o primo de Jesus, tem seu norte no dia 24, comemoração de sua natalidade. É um grande Santo da Igreja e aqui no Nordeste tem seu nome dedicado a diversos festejos populares não só nas grandes cidades, mas principalmente nos pequenos lugarejos. Fogos, bandeirolas, fogueiras, comidas de milho e muito forró marca a data, além é claro, das rezas e momentos de celebrações tradicionais nas casas, capelas e igrejas.
A data seguinte, 29 de junho congrega dois grandes nomes da madre Igreja, São Pedro e São Paulo. Apóstolos de Cristo, fidedignos, Pedro e Paulo marcam um exemplo de fidelidade a Jesus Cristo e de testemunho do projeto libertador de Deus.
A comunidade nordestina celebra com muito ardor esses santos no seu imaginário popular. É um momento de alegria, brilho, festa, sincretismo e fé.
No Brasil, é muito comum o acendimento de fogueiras durante as comemorações das festas juninas, sobretudo na noite de São João. Segundo o evangelho a fogueira tem sua origem em um trato feito pelas primas Isabel e Maria. Isabel teria mandado acender uma fogueira no topo de um monte para avisar sua prima Maria que seu filho havia nascido.
Assim, até hoje os cristãos católicos acendem fogueiras para celebrar os Dias dos Santos Juninos. As três datas são celebradas com muito brilho e a fogueira abrilhanta ainda mais os festejos e as celebrações católicas. 

Aldaberon V. do Nascimento
PASCOM


Nenhum comentário:

Postar um comentário