segunda-feira, 6 de junho de 2016

Eis, ó meu povo, o tempo favorável...


Os festejos juninos e a “Casa Comum, nossa responsabilidade”! O mês de junho chegou e como diz a letra do Hino da CF 2016, “Eis, o tempo favorável. Durante todo o mês junino vê-se muitas luzes, brilho e cores enfeitando ruas, praças e diversos lugares onde se aglomeram pessoas.
Tradicional nos festejos juninos, parte do brilho das festas é marcado pelas tradicionais fogueiras e pelos fogos de artifícios que além de brilhar provocam fumaças e acidentes diversos. Em comunhão com a Campanha da CNBB é pertinente chamar a atenção para os crimes ambientais indicados por lei quando se refere a confecção de fogueiras e ao uso dos fogos de artifícios.
A legislação ambiental prevê penalidades para quem a desobedece ao cortar árvores de maneira ilegal e colocar em risco a vida de terceiros quando se solta fogos e balões próximos de aglomerações de pessoas pondo em risco a integridade pessoal e preservação ambiental.
Vários crimes ambientais são registrados durantes os festejos do mês de junho, como incêndios em florestas e/ou reservas provocados pelos balões juninos. Além da fumaça das fogueiras que causam irritação aos olhos e a garganta, provocando crises asmáticas e  falta de ar, por exemplo em algumas pessoas.
Outra estatística marca também este período. Inúmeros acidentes são causados por fogos de artifícios principalmente em crianças. Queimaduras, irritações e mutilações de membros do corpo são provocados por estes artifícios quando são manuseados de forma indevida ou por pessoas sem instruções.
As doenças provocadas pelas fumaças das fogueiras, seguidos do desmatamento indevido para o uso da lenha, os incêndios provocados por balões e os acidentes culminados pelo uso de fogos são preocupações que levam a refletir sobre como estamos cuidando da nossa Casa Comum: O Planeta Terra! Festejar os santos do mês de junho implica dobrar a atenção para o zelo com o meio ambiente, a saúde e com o próximo como rezam as Sagradas Escrituras. Então unidos à Campanha da Fraternidade em 2016 repensemos a nossa responsabilidade com a Mãe Terra, pois “Eis, ó meu povo o tempo favorável...”!




Nenhum comentário:

Postar um comentário