sábado, 14 de maio de 2016


A celebração de Pentecostes comemora, no catolicismo, a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos de Jesus Cristo. A festa é celebrada 50 dias depois do domingo de Páscoa.
O dia de Pentecostes ocorre no sétimo dia depois do dia da Ascensão de Jesus, que ficou quarenta dias após a ressurreição dando os últimos ensinamentos a seus discípulos, somando aos três dias em que ficou na sepultura somam quarenta e três dias. Para os cinquenta dias que se completam da Páscoa até o último dia da grande festa de Pentecostes, sobram sete dias; e foram estes os dias em que os discípulos permaneceram no cenáculo até a descida do Espírito Santo no dia de Pentecostes.
O Domingo de Pentecostes é o último dia da Festa do Divino Espírito Santo, uma festa muito difundida no catolicismo popular brasileiro.
Neste ano da Misericórdia, a Festa de Pentecostes, na Igreja católica, será celebrada no dia 15 de maio. E a assembleia é levada a reviver o seu batismo no Espírito Santo, relembrando e acolhendo seus Sete Dons: Fortaleza, Temor a Deus, Ciência, sabedoria, Inteligência, Conselho e Piedade.
Jesus, segundo o evangelista João (20, 19-23) nos garante a presença do Espírito para que a comunidade viva a paz, a reconciliação e a misericórdia. Assim, que a diversidade de dons leve a comunidade a formar um só corpo e assuma o compromisso como o projeto de Jesus.



Nenhum comentário:

Postar um comentário