quinta-feira, 5 de maio de 2016

Cuidar da Casa Comum, compromisso com o futuro


Preocupados com o meio ambiente, a Casa Comum, nesta Campanha da Fraternidade 2016, as paróquias de toda a Diocese de Guarabira estão promovendo ações que visam a participação e orientação da população para a garantia de melhorias no lugar aonde vive.
Com base nas discussões em torno da CF 2016, o teólogo Leonardo Boff, em entrevista ao Jornal Mundo Jovem na edição de fevereiro deste ano, disse que o ‘Estado deve ter um cuidado prioritário com as pessoas que mais precisam’. E enfatizou: “Eu acho que o grande desafio é urbanizar [...], as comunidades, para que tenham os benefícios que uma cidade tem como os serviços básicos de água, esgoto, luz, escola, espaços de lazer [...].
O teólogo afirmou que o sentido de tratarmos o Planeta como Casa Comum, é por que se fala de casa, porque casa é uma categoria existencial, onde nós vivemos.
Então o grande desafio é como humanizar, como urbanizar, como dar um rosto humano a [...] milhões de pessoas que vivem sem infraestrutura, sem transporte, sem educação, sem segurança etc. O desafio das políticas públicas é atender essas populações.
É essa a proposta a se discutir com toda a sociedade de todas as classes, grupos, culturas, etnias. Todos devem andar de mãos dadas na luta por uma sociedade mais digna. Com mais qualidade de vida. E tudo isso depende da colaboração e da ação de todos(as) os(as) cidadãos(ãs).
                

Nenhum comentário:

Postar um comentário