quinta-feira, 7 de julho de 2016

Paróquia de São Sebastião promove Simpósio de Saúde e Meio Ambiente


Na noite da última quarta-feira, 06 de julho, a Paróquia de São Sebastião promoveu o 1º Simpósio de Saúde e Meio Ambiente. O simpósio é mais uma ação para discutir a temática da Campanha da Fraternidade 2016 “casa Comum nossa responsabilidade!  
O Monsenhor José André, pároco de Lagoa de Dentro presidiu o evento que contou a presença de autoridades municipais e religiosas, líderes comunitários, autoridades em saúde e da comunidade em geral.
A discussão do simpósio decorreu em torno das doenças causadas pelo vírus transmitido pelo mosquito Aedes Aegypti: Dengue, Zica, e Chikungunya, numa palestra com o Dr. Francisco Bernardino da Silva Neto, médico infectologista pela UFPB e atuante no Hospital Universitário Lauro Vanderlei – HU na capital. Dr. Francisco expôs as principais causas das doenças, a forma de transmissão e precauções que devem ser tomadas pelas pessoas infectadas e para evitar o contágio. “Todas as pessoas são passivas de contrair as doenças. Porém os grupos mais preocupantes são as crianças, as gestantes e as pessoas idosas. A principal forma de transmissão é a picada do mosquito. E a orientação é que toda pessoa que apresente os sintomas devam procurar atendimento médico e seguir todas as orientações médicas”.
A Secretária de Saúde, a senhora Eliane Santiago e o Diretor do Hospital Frei Damião, o senhor Antonio Fernandes repassaram alguns dados das estatísticas levantadas por tais instituições sobre os casos notificados no município. Dentre as três cidades atendidas pela unidade de saúde - Lagoa de Dentro, Duas Estradas e Serra da Raiz, Lagoa de Dentro lidera o número de casos, segundo a direção da instituição. Serra da Raiz é a que apresenta o menor número e por esta razão a coordenação do evento convidou um agente de endemias daquela cidade – o senhor Josemar Galdino para contar a experiência daquele município aos espectadores do simpósio.
A plateia também pôde tirar dúvidas e fazer explanações sobre os casos e seus relatos de como reagiram diante da doença.
No final, foram apresentadas algumas sugestões para serem entregues as autoridades e a comunidade para desenvolver ações para evitar as doenças. Dentre as ações estão: colocar lixeiras nas vias públicas, fazer coletas constantemente, fazer campanhas educativas.
O compromisso com a saúde é de todos! Cada pessoa tem uma responsabilidade com o local onde habita.


 Aldaberon Vieira
Pascom













Nenhum comentário:

Postar um comentário