terça-feira, 26 de julho de 2016

Sant’Ana a mãe da Mãe


Santa Ana ou Sant'Ana é a mãe de Nossa Senhora e avó de Jesus. Sobre ela, porém, há poucos dados biográficos. As referências que se têm foram deixadas pelo Proto-Evangelho de Tiago, um livro escrito provavelmente no primeiro Século e que não faz parte dos Evangelhos Canônicos, que são os reconhecidos pela Igreja como oficiais. Porém, este Evangelho é uma obra importante da antiguidade citado padres como Epifânio e Gregório de Nissa.
O culto a Sant’Ana foi tornando-se popular na Idade Média, especialmente na Alemanha. Em 1378, o Papa Urbano IV o oficializou e o Papa Gregório XIII, em 1584 fixou a data da festa da mãe de Maria  em 26 de Julho, e o Papa Leão XIII a estendeu para toda a Igreja, em 1879. Tendo sido São Joaquim comemorado, inicialmente, em dia diverso ao de Sant’Ana, o Papa Paulo VI associou num único dia, 26 de julho, a celebração dos pais de Maria, mãe de Jesus.

O nome “Ana” vem do hebraico “Hanna” e significa “graça”. Sant’Ana era esposa de São Joaquim. Ela se casou jovem como toda moça em Israel naquele tempo e teria tido, além de Maria mais duas filhas:  Maria Salomé e Maria de Cleofas.
Ana nasceu em Belém e venerada pela Igreja Católica RomanaIgreja OrtodoxaIgreja Anglicana e Umbanda. A sua devoção obedece a uma tradição vinda de Portugal. É a padroeira dos moedeiros que desde os primeiros tempos da sua existência colocaram-se sob a sua proteção celebrando anualmente, até os dias de hoje, o seu dia.
Um retrato realístico de Santa Ana pode ser visto no filme "Jesus, a História do Nascimento".
No calendário oficial nesta data, 26 de julho comemora-se o Dia dos Avós em razão da celebração de Santa Ana e São Joaquim, avós de Jesus Cristo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário