sexta-feira, 7 de julho de 2017

O Pai Nosso: Uma introdução à fé e à vida


Anselm Grün
Desde o início do cristianismo, o Pai Nosso tem fascinado as pessoas. [...] Nessa oração, encontramos Jesus Cristo e sua alegre mensagem.
[...] Ao rezá-lo, meditamos sobre o mistério da nossa fé. Segundo Gregório de Nissa [...] o Pai Nosso é a “introdução a uma vida de devoção” (cit. n. Luz, 339) e ao mesmo tempo o auxílio a uma vida verdadeira e correta, uma vida que leva o ser humano a sua verdadeira humanidade.
Nós, cristãos, rezamos o Pai Nosso todos os dias. [...] muitos cristãos fortaleceram sua fé por meio dessa oração, e por meio dela cresceram e penetraram no espírito de Jesus Cristo, que nos ensinou a rezar com essas palavras. [...]
A Igreja antiga já aconselhava os cristãos a rezarem a oração do Senhor três vezes ao dia. [...]
Nessa oração, os cristãos compartilham a oração de Jesus, penetram em seu sentimento e vivenciam Deus como um pai que ama seus filhos. [...] A salvação e a redenção, que ocorreram com a morte e a ressurreição de Jesus, são vivenciadas diariamente no Pai Nosso.
[...] Desde a Igreja antiga, apareceram inúmeras interpretações do Pai Nosso. [...] Com o Pai Nosso, ele mesmo (Cristo), quis guiar-nos à essência de nossa fé e nos ensinar a viver a partir dela.
Existem duas versões do Pai Nosso: uma no evangelho de Mateus, e outra no de Lucas. Nós rezamos o Pai Nosso na versão do evangelho de Mateus. [...]
Dizem que Lucas foi quem preservou com mais fidelidade as palavras originais de Jesus, e que Mateus as interpretou com base em sua teologia e formulou-as com mais esmero. Mateus trata do que devemos rezar, e Lucas, sobretudo, de como devemos rezar e a postura interior que devemos adotar ao fazê-lo. [...] Lucas quer nos estimular a rezar com toda confiança, penetrando cada vez mais na comunhão com Jesus Cristo.

Do livro: O Pai-Nosso: guia na fé e na vida. Anselm Grün; [tradução Inês Lohbauer]. Aparecida, SP: Editora Santuário, 2011.

   

Nenhum comentário:

Postar um comentário