terça-feira, 12 de setembro de 2017

Formação Litúrgica – As Partes da Missa

Liturgia Eucarística

Ritos de Encerramento

Aos ritos de encerramento pertencem:
a) breves comunicações, se forem necessárias;
b) saudação e bênção do sacerdote, que em certos dias e ocasiões é enriquecida e expressa pela oração sobre o povo, ou por outra fórmula mais solene;
c) despedida do povo pelo diácono ou pelo sacerdote, para que cada qual retorne às suas boas obras, louvando e bendizendo a Deus;
d) o beijo ao altar pelo sacerdote e o diácono e, em seguida, a inclinação profunda ao altar pelo sacerdote, o diácono e os outros ministros.
Após alguns meses aprendendo mais sobre “As Partes da Missa”, concluímos, então esta parte de formação e entraremos numa outra etapa onde conheceremos um pouco sobre as “Funções e os Ministérios” de cada pessoa que serve no altar do Senhor.

Funções e Ministérios na Missa

A Celebração eucarística constitui uma ação de Cristo e da Igreja, isto é, o povo santo, unido e ordenado sob a direção do Bispo. Por isso, pertence a todo o Corpo da Igreja e o manifesta e afeta; mas atinge a cada um dos seus membros de modo diferente, conforme a diversidade de ordens, ofícios e da participação atual. Desta forma, o povo cristão, "geração escolhida, sacerdócio real, gente santa, povo de conquista", manifesta sua organização coerente e hierárquica. Todos, portanto, quer ministros ordenados, quer fiéis leigos, exercendo suas funções e ministérios, façam tudo e só aquilo que lhes compete.


Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos
 Roma – 2002



Nenhum comentário:

Postar um comentário