quarta-feira, 18 de abril de 2018

Fraternidade e superação da violência - CF 2018






Tendo como proposta enfatizar a superação da violência, a Campanha da Fraternidade deste ano faz um mapeamento de onde acontecem estes tipos de situação. Muitas são ações de luta pela paz já acontecem, mas o movimento ainda é pequeno para ganhar notoriedade.
A escolha O tema “Fraternidade e superação da violência” e o lema “Vós sois todos irmãos” foi motivado pelo aumento no índice de violência no Brasil. A taxa de homicídios no país é mais alta do que em países como a Síria, uma nação que está em guerra.
O texto base faz uma reflexão a partir de duas perspectivas: violência direta e a violência cultural. A primeira é definida como aquela que é mais evidente, como homicídios, assaltos, agressões... A segunda, vai falar de uma violência cultural, como nossa intolerância religiosa, preconceito racial, que são pequenas intolerâncias que vão sendo cometidas no nosso dia a dia e vão se inserindo na nossa cultura sem que percebamos.
A sociedade vai se acostumando a essas circunstâncias de violência e vai se tornando omissa. E não faz uma mobilização para cobrar por políticas públicas. Daí, o cartaz da CF traz uma cena, mostrando que juntos podemos superar a violência.
       É uma missão de toda a sociedade.

Texto baseado na entrevista do Padre Luís Fernando, secretário-executivo das Campanhas da Fraternidade da CNBB ao portal http://www.a12.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário