quinta-feira, 27 de fevereiro de 2020

Quaresma, Dom e Vida



A Quarta-feira de Cinzas é um marco na Igreja Católica. Ela marca o início da Quaresma e abertura da Campanha da Fraternidade.
Neste dia, o cristão, com a imposição das cinzas, inicia um retiro espiritual em preparação para viver o Mistério Pascal: a Paixão, Morte e Ressurreição do Jesus Cristo.
Com o imperativo ”Convertei-vos e crede no Evangelho" somos convidados a refletir sobre o dever da conversão. Desde a Igreja Primitiva, vivencia-se a Quaresma estabelecendo os quarenta dias de jejum, para imitar o jejum de Cristo no deserto.
Neste ano, em sua mensagem para a Quaresma o Papa Francisco propõe “Um diálogo coração a coração, de amigo a amigo com Jesus”. O Papa ainda pediu aos “fiéis que neste ano vivam com intensidade a generosidade e a partilha dos bens com os necessitados, vítimas de desastres naturais, idosos e enfermos e abracem o caminho da conversão”.
Tempo forte de oração, jejum e atenção aos necessitados, a Quaresma, oferece a todo cristão a possibilidade de se preparar para a Páscoa fazendo um sério discernimento da própria vida, e preparando-se para viver em fraternidade com o seu próximo.
O Tempo Quaresmal é também o período dedicado pela Igreja Católica no Brasil à Campanha da Fraternidade, que neste ano de 2020 tem como tema Fraternidade e Vida: Dom e Compromisso e como lema "Viu, sentiu compaixão e cuidou dele" (Lc 10,33-34). Assim, os brasileiros são convidados a refletir sobre o significado mais profundo da vida em suas diversas dimensões: pessoal, comunitária, social e ecológica.
À luz da Parábola do Bom Samaritano (Lc 10, 25-37), a Campanha da Fraternidade 2020 proclama a vida como Dom e Compromisso, no sentido de ver, solidarizar-se e cuidar, assim como fazia a Santa Irmã Dulce dos Pobres, símbolo da Campanha este ano.
A Quaresma é um tempo de reforçar a fé no Cristo Ressuscitado e de vivenciar o Seu mandamento: ‘amar o próximo como a si mesmo’, como fez Irmã Dulce. E na fraternidade: “ver, sentir e cuidar”, não apenas na Quaresma, período da Campanha, mas durante todo o ano.
E conclamemos:
Permita o Bom Deus que cada pessoa, grupo pastoral, movimento, associação, Igreja Particular, enfim, o Brasil inteiro, motivado pela Campanha da Fraternidade, possa ver fortalecida a revolução do cuidado, do zelo, da preocupação mútua e, portanto, da fraternidade (CNBB, 2020, p. 9).

Fontes:
www.vaticannews


Nenhum comentário:

Postar um comentário