terça-feira, 1 de setembro de 2020

Vocação leiga em Lagoa de Dentro

 


Agosto, o Mês Vocacional revela para nós muitas vocações. Nele destaca-se com muita ênfase a dimensão vocacional de cada batizado. O batismo é a fonte de todas as vocações.

Derivada do latim, “vocare”, a palavra vocação quer dizer chamado, chamamento, que supõe uma resposta.

 Das terras férteis para a vocação, de onde frutificou padres e freiras, também destaca-se a vocação leiga. As Terras de São Sebastião ofertam à Igreja de Cristo muitas vocações pelo batismo. São leigos e leigas consagrados e consagradas, a exemplo dos irmãos e irmãs que pertencem à Comunidade Doce Mãe de Deus e outras denominações, como a Ordem Franciscana Secular-OFS, (os Franciscanos). Além dos vocacionados pelo sacramento do batismo que se doam nos Grupos, Movimentos, Pastorais e Serviços que servem à Igreja de São Sebastião nos(as) setores/comunidades da cidade e dos(as) setores/comunidades rurais.

São estes leigos e estas leigas que auxiliam na administração paroquial e na evangelização dentro e fora da Igreja.

É da família que nascem todas as vocações para o mundo e também para a Igreja. Particularmente para a Igreja há as vocações aos ministérios ordenados, à vida em família e ao matrimônio, à vida religiosa consagrada, ao laicato em geral e à catequese. 

São diferentes tipos de vocação a que somos chamados e são infinitos os caminhos para os quais Deus convoca a cada um e cada uma. Assim, a vocação pode ser na área da saúde, da educação, na área religiosa. Ou seja, diversas possibilidades que nos permitem evoluir e dar continuidade às obras de Deus.

Naturalmente, este chamado acontece dentro de um processo de desenvolvimento. E nessa jornada, as atitudes do dia a dia são fundamentais. Quando começamos a olhar o mundo de outra forma, buscando sempre a evolução e o desenvolvimento da espiritualidade, naturalmente o processo de descoberta de vocação acontece, é quando se desperta para o que diz João: Fazei tudo o que Ele vos mandar” (2,5). Todo aquele que vive verdadeiramente sua vocação se torna um farol de esperança para o mundo

Supliquemos ao Senhor para que desperte mais vocações e conceda a perseverança, saúde e paz à multidão dos consagrados e consagradas que vivem e realizam na Igreja e no mundo o carisma evangélico. E que cada batizado e batizada busque sempre os caminhos para ouvir o chamado de Deus.

 Pascom-LD

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário