segunda-feira, 1 de fevereiro de 2021

 

Vila Pitombas festeja São Sebastião




A comunidade da Vila Pitombas celebra desde o dia 23 de janeiro, os festejos ao seu padroeiro, São Sebastião.

São Sebastião que dedicou sua vida na terra a cuidar das pessoas e no céu intercede por nós contra peste, fome e guerra tornou-se padroeiro daquela Comunidade de Vila Pitombas há algumas décadas. De acordo com relatos de moradores mais antigos, na década de 1950 o senhor Porfírio Flor, um dos primeiros desbravadores daquela localidade, doou um terreno para a construção de uma Capela que mais tarde seria devotada a São Sebastião. Tempos depois um novo morador de nome Antônio Cordeiro chegou para habitar o lugarejo e sua esposa, Dona Sebastiana junto a umas amigas passaram a zelar pela Capela e começaram a rezar frequentemente.

A partir de então as pessoas daquele lugarejo passaram a celebrar São Sebastião no período de sua morte, 20 de janeiro. Como a sede da Paróquia venera o Santo Guerreiro, por uma questão de hierarquia, os festejos são celebrados no período de 11 a 20 de janeiro, assim, a Comunidade de Pitombas reverencia seu padroeiro em data posterior.

O novenário que teve início no último dia 23 encerrou na noite de hoje, 1º de fevereiro com a Missa presidida pelo Padre Iran de Sousa.


Salve, o Santo Padroeiro ... São Sebastião, rogai por todos nós!




Um comentário: