domingo, 28 de março de 2021

 Domingo de Ramos: Jesus vai entrar em nossa cidade



Hoje, a Igreja Católica celebra o Domingo de Ramos, abertura da Semana Santa, a Grande Semana!

Em uma simbologia litúrgica cheia de significados, os ramos nos levam a recordar a entrada triunfante de Jesus em Jerusalém. A população esperava Jesus para acolhê-LO solenemente, mas Ele entra em Jerusalém num jumentinho surpreendendo a todos.

Para celebrarmos verdadeiramente este período, o Papa Francisco nos pede: “Nesta Semana Santa, ergamos o olhar para a cruz a fim de recebermos a graça do assombro”, disse o Pontífice em sua homilia, na Missa de Ramos na manhã deste domingo, 28 de março, na Basílica de São Pedro.

Na Semana Santa celebramos os mistérios da Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo.

Este é o segundo ano que a Igreja Católica celebra a Semana Santa sem a presença de fieis nas missas e em todas as celebrações devido a Pandemia da Covid-19. É um momento de abstinência e reflexão que nos leva a absorver as palavras do Profeta Isaías, que diz: “O Senhor Deus deu-me língua adestrada, para que eu saiba dizer palavras de conforto à pessoa abatida (Is 50, 4).”  

Cada um de nós somos convidados(as), como cristãos(ãs) batizados(as), a confortar um irmão, uma irmã abatida neste momento de aflição pandêmica e receber Jesus que entra em nossa cidade e nos pede serenidade e humildade como cidadãos e cidadãs para acolher com mansidão o Senhor que se faz presente no irmão que sofre pela contaminação do Coronavírus, pela falta de trabalho, pelas incertezas e pelas hostilidades que muitas vezes nos afastam e nos impedem de vivermos como filhos e filhas de Deus, verdadeiramente.  

Intercedamos a São Sebastião para que tenhamos uma Semana realmente Santa em nosso município, em comunhão com a Campanha da Fraternidade deste ano, de forma ecumênica. Cristãos, vinde TODOS a mim!

Nenhum comentário:

Postar um comentário