domingo, 9 de janeiro de 2011

Como surgiu a devoção ao nosso Padroeiro

Por volta do ano de 1887, uma doença infecto contagiosa atingiu muitas pessoas que aqui residiam. A maioria delas, vindo a óbito. Nesse período a família do Senhor Francisco André, imbuída de muita fé em Deus, pediu a intercessão de São Sebastião para que o Senhor Jesus, viesse em socorro deste povo; e em sua honra seria construída uma capela, onde se rezaria todos os anos uma novena em agradecimento pela graça, alcançada.
Conta-se, que na mesma hora da invocação cessou a epidemia. Assim, a partir do ano (acima citado), as famílias se reúnem em torno do altar, para renovar sua fé e rezar a novena em ação de graças. (Na época, a comunidade pertencia à Paróquia de Nosso Senhor do Bom Fim – Serra da Raiz).
Aumentando a devoção ao Santo Padroeiro, logo ficou pequena a Capela original; sendo necessária a construção de uma nova Capela. A mesma que é a atual, foi iniciada em 1º de março de 1954; tendo benzido a pedra fundamental e rezado a 1ª Missa, o Reverendíssimo Frei Damião de Bozano. 
Na qualidade de Bispo auxiliar da Arquidiocese da Paraíba, Dom Manuel Pereira da Costa realizou a visita pastoral, rezou a 2ª Missa e ministrou o Sacramento da Eucaristia a 1863 fiéis e o Sacramento da Crisma a 1008 pessoas. O referido Bispo fez referência ao povo de Lagoa de Dentro com as seguintes palavras: “Notamos aí uma população de acentuado espírito cristão”. ( fl 28 livro de Tombo da Paróquia de Serra da Raiz.
Ao longo da história, percebemos que a nossa Paróquia estava nos planos de Deus. Ele pensou em cada um de nós. E como devoto de São Sebastião, precisamos honrá-lo, buscando fazer a vontade do Pai, vivendo em comunidade e  doando nossa vida a serviço do Evangelho.


Mazé Andrade
( Consagrada de Aliança da CDMD)

Um comentário:

  1. Parabéns pela história da Comunidade e pela percepção da ação de Deus na história deste povo

    ResponderExcluir