segunda-feira, 5 de setembro de 2011

A Bíblia não é um livro único e independente, mas uma coleção de 73 livros, uma mini-biblioteca que destaca a aliança e plano de salvação de Deus para toda a humanidade.
Sua redação começou por voltado séc. 15 a.c. e somente se encerrou no final do séc. I d.c. .
A Palavra de Deus foi escrita durante um período de aproximadamente 1.600 anos. Foi escrita durante mais de 40 gerações. 
Escrita por mais de 40 autores, das mais diferentes atividades, tais como: reis, camponeses, filósofos, pescadores, poetas, estadistas, estudiosos, etc. Ex.: Moisés - um líder político; Pedro - um pescador; Amós - um boiadeiro; Josué - general; Neemias - copeiro; Daniel - diplomata; Lucas - médico; Salomão e Davi - reis epoetas; Mateus - cobrador de impostos; Paulo - rabino; Esdras -escriba e sacerdote.
Foi escrita em diferentes lugares: No deserto, numa masmorra, nospalácios, na Pércia, nas prisões, em viagens, numa ilha, exilado. Escrita em diferentes condições e circunstâncias: Em tempos de paz, em tempos de guerra, em tempos de alegria, em tempos de profunda tristeza, em tempos de liberdade e sob o cativeiro.
Em 03 continentes: Ásia, África e Europa. 
Em 03 idiomas: hebraico, aramaico e grego. 
A Bíblia não caiu pronta do céu. Quem definiu que cada um dos livros que compõem a Sagrada Escritura era de inspiração divina foi o Espírito Santo agindo através da Tradição e do Magistério Católico.Quem definiu que o Novo Testamento e o Velho fosse enfeixado em um único volume dando portanto igual valor entre os dois testamentos foi a Tradição e o Magistério. A própria Bíblia dá testemunho da necessidade de uma Tradição e de um Magistério para interpretá-la e ensiná-la.
Vejam JO 21,25 - Segundo S. João a Bíblia não encerra tudo o que  ensinou o Salvador. 
Vejam ainda II TES 2,15; II TES 3,6; II TM 2,2
Deus abençoe.  
 Diác. Wellington (CDMD)

Nenhum comentário:

Postar um comentário