quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Grande evento marca o lançamento do Hino Oficial da JMJ Rio 2013



Os fieis da arquidiocese do Rio de Janeiro (RJ), em especial, os jovens, se reuniram na noite da última sexta-feira, 14 de setembro, na paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Santa Cruz, para conhecer, ouvir e cantar pela primeira vez o hino oficial da Jornada Mundial da Juventude (JMJ Rio2013), intitulado “Esperança do Amanhecer”. O lançamento da canção, que tocará os corações e embalará a vida vocacional e missionária dos jovens de todo o mundo, foi realizado durante a “Festa Aventura da Cruz”, após o show dos cantores católicos: Adriana, Eliana Ribeiro, Walmir Alencar, Olivia Ferreira e Leandro Souza, intérpretes do hino.
O arcebispo do Rio de Janeiro e presidente do Comitê Organizador Local (COL) da JMJ Rio 2013, dom Orani João Tempesta, o núncio apostólico do Brasil, dom Giovanni d'Aniello, e o autor da canção, padre José Candido, fizeram o lançamento oficial do hino. Com uma grande queima de fogos, milhares de fiéis, em Santa Cruz, e outros milhões através das redes sociais e transmissões ao vivo, puderam assistir um vídeo da gravação do hino e cantar a uma só voz, com um só coração, a música que marcará a unidade entre todos os povos durante a JMJ Rio 2013, que será realizada entre os dias 23 e 28 de julho do próximo ano.
“Creio que hoje é um dia muito bonito para todos nós. Lançamos o hino oficial da Jornada Mundial da Juventude Rio 2013, lembrando que foram 180 contribuições e uma escolha difícil para poder definir uma canção que pudesse dizer aquilo que é a JMJ, aquilo que é a juventude, e que também trabalhasse com o lema da Jornada: ‘Ide e fazei discípulos entre todas as nações’ (Mt 28, 19). O hino é lançado também num dia muito especial, ‘Dia da Exaltação da Santa Cruz’, no bairro de Santa Cruz, que comemora os seus 445 anos –, ao mesmo tempo em que sabemos que a Cruz da JMJ percorre diversos estados e municípios do Brasil. (...) Queremos evangelizar e anunciar Jesus Cristo, que morreu na cruz, mas que venceu a morte e ressuscitou, e os jovens são protagonistas desse anúncio hoje e amanhã”, afirmou dom Orani Tempesta.
Entusiasmado com a juventude carioca e com o hino da JMJ Rio 2013, o núncio apostólico do Brasil, dom Giovanni d'Aniello, utilizou o refrão da canção para reafirmar o desejo do papa Bento XVI: que os jovens sejam missionários.
“Estou muito feliz de estar aqui e foi uma experiência única ter me reunido com os jovens. Sei que eles estão muito animados e felizes com a Jornada Mundial da Juventude, que vão compartilhar deste sentimento com os jovens do mundo inteiro, e que farão uma grande Jornada. O refrão do hino diz: ‘Cristo nos convida: venham, meus amigos! Cristo nos envia: sejam missionários!’. Nós convidamos as pessoas que gostamos, nós convidamos as pessoas que são nossos amigos, pessoas importantes, e Cristo nos considera amigos, pessoas importantes, Ele precisa da nossa colaboração, Ele nos convida para estar com Ele e também depois anunciá-lo para o mundo inteiro, para todas as pessoas que ainda não o conhecem e fortalecer aqueles que já o conhecem. Jovens do Rio de Janeiro, sejam missionários do Cristo, levem Cristo aos outros, pois Ele é a verdade, a felicidade e a nossa alegria”, exortou o núncio.
Emocionado, o compositor do hino, padre José Candido, autor de mais de 200 títulos, acompanhou o lançamento e a alegria dos jovens em conhecerem o hino da JMJ Rio2013.
“Estou muito feliz por participar deste momento. A inspiração do hino é o Cristo Redentor, pois, com seus braços abertos, ele nos convida a conhecê-lo, e, quando nós chegamos lá em cima, no alto Corcovado, vemos não só as belezas naturais, mas também as belezas do povo do Rio de Janeiro, que representa o Brasil e o mundo. Olhamos o povo com o olhar de Cristo e sentimos vontade de ir anunciá-lo e transformar esse mundo e vocês, jovens, vão transformar este mundo, eu tenho certeza. Essa é a inspiração, a esperança e a alegria que eu trouxe no coração e queria compartilhar com vocês através do hino”, disse Padre José.
Com uma vasta experiência dentro da música brasileira, o produtor musical Marco Mazzola contou como foi produzir o hino oficial da JMJ Rio2013: “É um sentimento único, porque eu trabalho com a música brasileira há muitos anos e senti uma emoção muito grande quando recebi o desafio de produzir este hino em que a juventude fosse embalada por um ritmo que pudesse representar o nosso Brasil aqui e no mundo. Os jovens são a força desse país, esse país sem os jovens não é nada. Os peregrinos vão chegar e nós vamos acolher a todos com muita alegria e entusiasmo”, destacou.
“O hino é muito especial, porque mostra as qualidades da nossa cidade, o carisma e a graça que o carioca tem. Além disso, apresenta a alegria da nossa juventude em acolher todos os jovens que virão dos outros países para a JMJ Rio 2013. O autor conseguiu expressar toda a beleza e todo o desejo que nós temos de sediar essa Jornada. Estamos muito felizes e o hino conseguiu transmitir isso muito bem, ressaltou Mariana Ferreira, uma das centenas de jovens presentes no lançamento do hino.
Fonte: Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário