quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Mês da Bíblia



Ao fazer-se uma análise sobre a postura dos católicos perante a Bíblia, perceber-se-á que a maioria não tem uma relação íntima com a Palavra de Deus. Muitos a tem como mais um volume de sua biblioteca, ou pior, como uma mera decoração da casa.  Até vê-se alguns que sabem vagas passagens bíblicas decoradas, como por exemplo o salmo 91. Mas são poucos os que buscam viver uma relação de íntima escuta e vivência da Palavra.
Na Verbum Domini, o Papa Bento XVI vem exortara todos os fiéis para “redescobrirem o encontro pessoal e comunitário com Cristo, Verbo da Vida que Se tornou visível, a fazerem-se seus anunciadores”. Por ser o cristianismo ser uma “religião da Palavra de Deus”, mas não de “uma palavra escrita e muda, mas do Verbo encarnado e vivo”, deve-se dar uma importância a Sagrada Escritura, fazendo-se com que ela seja proclamada, lida, acolhida e vivida, não com olhos particulares, mas com os olhos da Igreja e do Espírito Santo, ou seja, a  interpretação que cada um faz deve estar condizente com aquilo que Igreja fala.
Mas do que compreende-la, deve-se vivê-la! Para isso é preciso tomar a Sagrada Escritura como se fosse uma carta na qual Deus é o transmissor, afinal é isto que ela é, o meio pelo qual Deus fala ao homem. Não se trata apenas de uma carta escrita há milhares de anos, mas de algo que nunca perde a novidade, que é sempre atual. Além de ter que ser vivida por todos os crentes, a Palavra de Deus deve ser anunciada a todos, colocando desta maneira o mandamento do Senhor em prática: “Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura” (Mc 16,15). 
O maior exemplo de vivência desta Palavra, vai ser encontrado na pessoa de Maria que soube ver, escutar, praticar os mandamentos de Deus, sempre meditando-os e guardando-os no coração.  Portanto, tiremos nossas Bíblias do mofo e da poeira, e metemo-nos a contemplar a história da Salvação e a ouvir a voz de Deus que fala através dos sagrados escritores, e mais do que isso, vejamos a Cristo, Palavra encarnada do Pai que desce a terra para nos ensinar com sua própria vida a fazermos a vontade de Deus.
Seminarista Raul Rodrigues
Diocese de Guarabira- PB
Seminário Maria MaterEcclesiae do Brasil
Itapecerica da Serra-SP


Um comentário:

  1. Seminarista Raul, mais um excelente texto! Deus, imensurável em sua imanência, concede aos homens a possibilidade de conhecê-lo e amá-lo. Nós cristãos, precisamos aproveitar o mês da Palavra de Deus, para contemplar a história da Salvação, ouvir a voz de Deus que fala através dos sagrados escritores e colocar o mandamento do Senhor em prática: “Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura”. ( Mc 16,15). Deus abençoe a sua vocação!
    Eliane ( Com. Bom Jesus-LD)

    ResponderExcluir