terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Os direitos humanos e o respeito ao próximo

Diariamente na mídia ouvimos falar algo sobre direitos humanos, sobre a defesa de tais direitos, mas afinal, o que são direitos humanos?

São aqueles direitos que todos têm independentemente de raça, condição física, social ou qualquer outra condição, a exemplo do direito à vida, à liberdade de expressão, e à igualdade. Como o próprio nome já sugere, tais direitos estão ligados de forma muito forte à condição humana. Todos nós os adquirimos ao nascer, eles estão acima do Estado, acima dos demais direitos e devem ser respeitados para que a sociedade possa existir de forma organizada e, consequentemente, para que as individualidades de cada um sejam respeitas.

Existem muitos problemas em nossa sociedade que são produzidos pela falta de respeito aos direitos humanos - a problemática do aborto, por exemplo, é um desses problemas, uma vez que o direito à vida se enquadra nesta categoria. A problemática da má infra-estrutura em estabelecimentos prisionais também, pois, mesmo aqueles que se encontram “excluídos” do convívio social necessitam de um mínimo de dignidade para poder sobreviver.

Enfim, esses e outros exemplos nos mostram que as individualidades de cada um (objeto de defesa dos direitos humanos) precisam ser respeitadas, e que o bem comum e a paz social só podem ser gerados a partir do respeito ao próximo, ao seu espaço e, consequentemente do respeito às suas particularidades.

Bruno Vinícius Soares - EJC
Fonte: Informativo ANUNCIAI

Nenhum comentário:

Postar um comentário