segunda-feira, 26 de maio de 2014

As noites de maio na zona rural

Foto: facebook de Eliane Lima
E viva mais uma vez as tradições Católicas! Durante todo esse mês, nós Católicos homenageamos Maria, nossa Mãe e Mãe da Igreja!  Essas comemorações não teriam o mesmo "Charme", sem as homenagens que acontecem na zona rural. Lá, os velhos "Benditos" nos fazem voltar ao passado, as antigas ladainhas nos dão a sensação de ainda sermos crianças, daquelas que obedecem aos seus pais e que veneram Maria pelo temor que possuem ao nosso Deus Salvador. A consagração à Maria nos reporta aos tempos dos bons ensinamentos, onde sentíamos nossa alma cada vez mais pura e as queimas de flores que celebram o final desse maravilhoso mês, demonstram o quanto ainda somos capazes de continuarmos com essa tradição tão linda que a nossa Igreja ainda nos oferece.
Nas queimas de fogos, sentimos, vez por outra, uma emoção diferente. No pipocar de alguns fogos, que a nossa Mãe homenageiam, sentimos os choros de algumas crianças que se protegem no colo dos pais, se confundirem com um embalar no colo de Maria, sim, ali as crianças começam a ter noção da proteção de um pai e uma mãe para consigo, e como é bom nos fazermos criança para nos sentirmos protegidos. Alguns fogos quando descem em lágrimas, nos fazem refletir os agradecimentos dos anjos, que por alguns instantes nos dão a impressão de que são as estrelas que também nos agradecem.
Assim são as comemorações do mês de maio nas zonas rurais: cheios de emoções, tradições e fé, pois os homenageados sentem-se também abençoados, e se muitas vezes estavam se sentindo em falta para com o nosso Deus, dali saem com as almas leves e com a certeza de que a interseção de Maria irá sim, fazê-los meditarem um pouco mais para que com isso possam se sentir verdadeiramente filhos de Deus.

Carlos Isaac Moureira 


Fonte: http://lagoadedentroespacoecletico.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário