domingo, 4 de maio de 2014

Maria, Mãe de Jesus e da Igreja


Maio é o mês dedicado a Maria, Mãe de Jesus e da Igreja. Os católicos celebram tradicionalmente o mês mariano em honra a Nossa Senhora, Virgem que gerou o Salvador do mundo, Jesus Cristo e por seu intermédio nos adotou como filhos seus.
A Igreja estabeleceu duas festas de preceito e honra à Virgem Maria. A Festa da Imaculada Conceição no dia oito de dezembro e a Festa da Assunção de Maria em quinze de Agosto.
As demais festas celebram os Privilégios de Maria. E são muitas, pois ela tem muitos títulos.
O mês de maio é um mês muito especial por vários motivos. Se não inteiro, quase todo ele é iluminado pelo Tempo Pascal, o Dia de Nossa Senhora de Fátima e também o Dia das Mães. É um tempo em que um ininterrupto Aleluia é cantado pela Igreja, canto este daqueles que foram libertos pela Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo.
Por sua Santidade e prefigurando a Igreja vitoriosa no Cristo Ressuscitado, Maria é honrada durante todo o mês de maio. Por esse motivo, as reflexões desse mês são extraídas dos escritos dos primeiros séculos da era cristã.  Os textos até o dia 15 foram extraídos do livro “Antologia litúrgica: textos litúrgicos, patrísticos e canônicos do primeiro milênio”, editado pelo Secretariado Nacional de Liturgia de Portugal.
Na Paróquia de São Sebastião acontecem várias manifestações populares em homenagem a Virgem Maria: rezas, terços e ladainhas, louvores, queima de fogos de artifício, carreatas, procissões. De diversas formas os fieis que reverenciam a Virgem que doou-se por amor a seu filho e submeteu-se ao sofrimento para que a humanidade fosse amada por Ele e com Ele. 


Por Aldaberon  V. do Nascimento -PASCOM
Fontes:
conventodapenha.org.br
www.universocatolico.com.br
www.paroquiadocarmo.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário