quarta-feira, 16 de julho de 2014

O Tráfico de pessoas, um assunto que não pode ser esquecido.



Estamos entrando no segundo semestre de 2014 e queremos lembrar que o assunto da Campanha da Fraternidade deste ano continua em evidência. O tráfico humano é pauta de várias edições dos meios de comunicação eletrônico e impresso do país. Isso mostra o crescente número de casos de tráfico de pessoas que vem aumentando muito no Brasil, segundo dados de uma Pesquisa do Ministério Público de abril deste ano, por exemplo. De acordo com a pesquisa o “Tráfico dentro do território brasileiro, principalmente envolvendo crianças e jovens, é cada vez mais comum”.
O tráfico não acontece só fora do Brasil, ou seja, as pessoas não são levadas só do Brasil para outros países, mas há inúmeros casos de brasileiros(as) que são levados para outros Estados do país e também para outros países, além de vítimas que são interceptadas em outros países e iludidas com a falsa promessa de uma melhoria de vida, são trazidas para o Brasil.
Desde o ano 2000, o Ministério Público registrou em todo o Brasil 1.758 casos envolvendo adoção ilegal, o uso de pessoas submetidas ao trabalho escravo e à exploração sexual, entre outros crimes catalogados na pesquisa como tráfico de seres humanos.
O curioso é que as pessoas pensam que tais fatos só acontecem distantes de si. E que a nossa comunidade está protegida, porém vale salientar que pessoas próximas de nós, na comunidade, já sofreram as conseqüências.
A Organização das Nações Unidas (ONU), no Brasil, mostra que o  tráfico de pessoas faz cerca de 2,5 milhões de vítimas por ano, incluindo homens, mulheres e crianças. Portanto, todos(as) devem ficar atentos e em caso de suspeita ligar para o “Disque 100” e denunciar essa agressão que faz diversas vítimas do tráfico. Afinal, Ser Humano não é mercadoria!


Fontes:
http://g1.globo.com

http://editoramelhoramentos.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário