terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

Como um jovem cristão viver o carnaval no mundo de hoje


Estamos no início de um novo ano e, nesse período são bastante comuns as festas que acontecem nas diversas cidades. Fevereiro se aproximando e para muitos a ansiedade aumenta para comemorar uma das maiores festas do país: O carnaval. Festa profana que atrai milhares de pessoas, em sua maioria jovens de ambos os sexos que se empolgam com as festividades que acontece nas ruas, clubes, praias, etc. São muitas opções de “lazer” e “entretenimento” para os que se deixam levar pelas ilusões apresentadas pela festa do “rei momo”.
Para a Igreja, o carnaval é um período de preocupação, pois alguns jovens que se dizem cristãos acabam se deixando levar pelos atrativos carnavalescos e vão de encontro ao que prega a instituição. Diante de todos esses atrativos, viver o carnaval hoje, como jovem é um desafio ímpar. A sensação de euforia, alegria, autossuficiência, causa a falsa impressão de que estar vivendo tudo isso é estar no paraíso.
Porém, este paraíso é passageiro. E bem passageiro. Portanto, o jovem cristão diante de todas as ofertas de bem estar oferecidas pelo carnaval deve ter consigo que todo esse ilusionismo só gratifica a quem se beneficia materialmente dos lucros obtidos pela festa carnavalesca. E bens materiais são bens passageiros.
O jovem cristão desse novo começo de era tem a opção de viver um carnaval diferente. Com festa, alegria, euforia, entusiasmo e a completa satisfação que uma festa cristã pode oferecer. A Igreja promove retiros espirituais, encontros, e diversos momentos de lazer a todos os fieis de diferentes idades. Portanto, é possível celebrar uma festa de conotação mundana, com aspectos cristãos religiosos. Basta procurar alimentar o espírito com uma boa dose de ‘ação’, saciando a sede de alegrar-se, mas acima de tudo conduzir essa alegria com a responsabilidade de um verdadeiro cristão batizado que vive seu batismo com a gratificação de um livre acesso ao Deus Pai que completa as lacunas que parecem está vazias, mas que nunca se esvaziam se beberem da fonte da água do batismo.
Então, para o jovem cristão viver o carnaval no mundo de hoje, como fez o Cristo jovem, ‘que se viu em meio à diversas tentações, mas graças à oração e penitência, conseguiu passar por tudo isso’, este deve seguir o exemplo de Jesus, fortalecendo-se da oração sem perder o senso de responsabilidade cristã.  E ter em mente que seu corpo é templo vivo do Espírito Santo e que esse templo é cheio da Graça.
Para os cristãos e as cristãs que desejam curtir o carnaval, procurem se inteirar da programação para este período que a sua Igreja está preparando: os retiros, as celebrações. Já para os que preferem ficar em casa, pode-se ler bons livros, assistir a bons filmes e/ou programas de televisão oferecidos pelas emissoras cristãs, curtir a família e assim se preparar para celebrar a quaresma abstendo-se de tudo que possa impedir a verdadeira vivência do batismo.
“Orai e vigiai, pois o espírito está pronto, mas a carne é fraca” (Mateus 14, 38).

Aldaberon Vieira

Nenhum comentário:

Postar um comentário